Central de Atendimento ao Acadêmico

Alunos da Unesc terão novas possibilidades de bolsas de estudos no segundo semestre de 2020 pelo Uniedu

Alunos da Unesc terão novas possibilidades de bolsas de estudos no segundo semestre de 2020 pelo Uniedu
Nova liberação de valores do Governo do Estado foi anunciada nesta sexta-feira (21/8) Mais imagens

O Governo do Estado oferecerá novas bolsas de estudo e pesquisa, e o Sul de Santa Catarina será contemplado por meio das oportunidades de graduação na Unesc. O novo montante adicionado ao Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina ) é de R$ 60 milhões, e possibilita a oferta de novos auxílios previstos no artigo 170 da Constituição Estadual. A liberação de recursos foi anunciada nesta sexta-feira (21/8).

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ressaltou a importância deste novo incentivo às instituições de ensino e aos seus estudantes, apontando o conhecimento como fator preponderante para a superação dos impactos decorrentes da crise e a recuperação pós-pandemia. “Vivenciamos um dos maiores desafios desta geração, e não por acaso encontramos nas universidades, mais uma vez, a expertise necessária para o apoio  a sociedade. Em uma Instituição Comunitária, como a Unesc, a presença do estudante se transforma em subsídio à ações fundamentais para a comunidade em que ela está inserida, desde serviços de saúde oferecidos de forma gratuita, iniciativas de enfrentamento à pandemia e qualificação da formação, que resulta em profissionais mais preparados para contribuir com a retomada do Sul catarinense”, evidenciou. “Estes recursos são essenciais à permanência dos nossos estudantes e, também, sinalizam oportunidade para novos estudantes. É o resultado de uma luta coletiva e intensa de reitores e lideranças estudantis das universidades comunitárias” pontuou a reitora. 

Para se candidatar ao benefício, o aluno da Unesc matriculado em qualquer curso de graduação deve realizar o procedimento dentro do sistema do Uniedu. Conforme a coordenadora da Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), Juliana Lora, o processo de inscrição e as normas, assim como o portal de cadastro, serão divulgadas em um edital previsto para a próxima semana. Ela também prevê uma conversa via Google Meet para os alunos que desejam realizar a inscrição. 

Os critérios específicos, já estipulados, são residir em Santa Catarina há pelo menos dois anos, não ter uma graduação completa e não ter outra bolsa de recurso público, como PMC, Prouni e Uniedu.

Cronograma

- De 27/08 a 07/09: período para novos estudantes se inscreverem (quem já está inscrito, poderá atualizar seu cadastro).

- De 08/09 a 18/09: período para as IES realizarem as concessões e ajustes com a disponibilização dos recursos anunciados nesta sexta-feira.

- De 19/09 a 23/09: período para novos estudantes se inscreverem (quem já está inscrito, poderá atualizar seu cadastro) e concorrerem a bolsas remanescentes.

- De 24/09 a 30/09: período para as IES realizarem as concessões e ajustes com os valores remanescentes.

Informações da SED (Secretaria de Estado da Educação)
Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de agosto de 2020 às 19:36
Compartilhar Comente

Deixe um comentário