Fisioterapia

Curso de Fisioterapia e NUPAC-ST presentes em II Seminário Nacional sobre Saúde e Trabalho da USP

Curso de Fisioterapia e NUPAC-ST presentes em II Seminário Nacional sobre Saúde e Trabalho da USP
Mais imagens

Entre os dias 22 e 24 de novembro, estudantes do curso de Fisioterapia e professores membros do Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador (NUPAC-ST) da Unesc, participaram da segunda edição do Seminário Nacional sobre Saúde e Trabalho: Contribuições da Saúde do Trabalhador para o Trabalho Decente, que ocorreu em São Paulo, na Universidade de São Paulo – USP (campus de Ribeirão Preto). O grupo teve 20 trabalhos científicos aprovados, que foram apresentados de forma oral e pôster durante o encontro, que trouxe como tema “Trabalho Decente”. O evento representou uma das 17 temáticas da agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

“Entre os trabalhos que foram apresentados, dois representaram as experiências do primeiro ano de funcionamento do Núcleo, bem como, outros trabalhos envolvendo a Saúde do Trabalhador de diferentes categorias profissionais da região sul do estado de Santa Catarina. A exemplo do ramo pesqueiro, frigorífico, cerâmico, de mineração do carvão, da construção civil, da rizicultura, da indústria plástica, dos transportes, vestuário, metalúrgico, entre outros”, comentou o professor Willians Cassiano Longen, coordenador do Núcleo.

A programação completa do evento, assim como a distribuição dos eixos temáticos dos trabalhos apresentados e discussões em pauta no evento, pode ser conferida por meio do link: http://www2.eerp.usp.br/eventos/seminariosaudeetrabalho/programacao.php

Foram mais de 160 trabalhos apresentados durante o evento por Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, divididos nos seguintes eixos: EIXO I - O trabalho Decente; EIXO II - Avanços na atenção e Saúde do Trabalhador; EIXO III - Qualidade de Vida no Trabalho; EIXO IV - Desafios para a Reorganização do Trabalho Contemporâneo; EIXO V - Saúde Mental e Trabalho e EIXO VI - O Trabalho Contemporâneo.

O Núcleo figurou as premiações do evento, com menções honrosas nas categorias: Oral: trabalho concluído e Pôster: trabalho concluído, sendo estes:

Trabalho Oral Concluído: Análise das Respostas Epigenéticas e da Qualidade de Vida em Ceramistas do Sul Catarinense, da autoria de Amabile Figueredo, Fernanda Pasini Berkenbrock, Franciele Kuhn Mesacasa, Kristian Madeira, Samira S. Valvassori, Willians Cassiano Longen.

Trabalho Pôster Concluído: Fenômeno Burnout: Percepção de Professores Municipais Afastados ou Readaptados por Estresse sobre os Fatores Causais, da autoria de Joice de Abreu Brandolfi; Nathaly Willemann Medeiros; Cassiana Barreto Rippel; Schayane Homem Borba; Lucas Borges Steffen; Willians Cassiano Longen.

01 de dezembro de 2017 às 12:55
Compartilhar Comente

Deixe um comentário