Medicina

No Dia Mundial Sem Tabaco, comunidade recebe orientações

No Dia Mundial Sem Tabaco, comunidade recebe orientações
Ação foi realizada no campus nesta quarta-feira (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Você sabia que, por ano, 200 mil pessoas morrem no Brasil em decorrência do uso do cigarro? Os dados são alarmantes e chamam a atenção para os riscos que ele causa para a saúde. Nesta quarta-feira (31/5), Dia Mundial Sem Tabaco, quem passar pelo campus da Unesc pode receber informações e orientações sobre o cigarro e como procurar ajuda para abandonar o vício. A ação está sendo realizada por professores e alunos da LASF (Liga Acadêmica de Saúde da Família) do curso de Medicina da Unesc nos períodos da manhã, tarde e noite.

O tabagismo é reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental. Segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), ele causa cerca de 50 doenças diferentes, em especial as cardiovasculares, além de ser responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe e estômago e por doenças respiratórias – 85% das mortes causados por bronquite e enfisema pulmonar são causadas pelo cigarro.

Programa de Combate ao Tabagismo


A Unesc e a Secretaria de Saúde de Criciúma desenvolvem o Programa de Combate ao Tabagismo, que desenvolve grupos que se encontram com profissionais da saúde no intuito de combater o uso do cigarro. Na Unesc, as inscrições para o Grupo de Combate ao Tabagismo estão abertas até 10 de junho no DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), localizado na sala 13 do Bloco Administrativo da Universidade. O Grupo é aberto para a participação do público em geral.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

31 de maio de 2017 às 19:49
Compartilhar Comente

Deixe um comentário