Medicina

Ação no campus orienta sobre os riscos do uso de cigarro

Ação no campus orienta sobre os riscos do uso de cigarro
Iniciativa faz alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco (Foto: Divulgação) Mais imagens

Quem passar pelo campus nesta quarta-feira (31/5), vai receber informações sobre os problemas causados pelo uso de cigarro. A ação, realizada por professores e alunos da LASF (Liga Acadêmica de Saúde da Família) do curso de Medicina da Unesc é alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco e ocorre em frente ao Bloco S e à Biblioteca Professor Eurico Back. Das 10 às 12 horas, das 15 às 17 horas e das 18 às 19 horas, os integrantes da LASF vão conversar com acadêmicos, funcionários, professores e pessoas da comunidade, repassando orientações e incentivando que as pessoas não façam uso do cigarro.

O tabagismo é reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental. Segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), ele causa cerca de 50 doenças diferentes, em especial as cardiovasculares, além de ser responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe e estômago e por doenças respiratórias.

Programa de Combate ao Tabagismo

Para auxiliar os interessados em abandonar o cigarro, a Unesc e a Secretaria de Saúde de Criciúma desenvolvem o Programa de Combate ao Tabagismo. Nele, cada participante tem um diagnóstico para receber o tratamento adequado. O Programa desenvolve grupos que se encontram para combater a doença. Na Unesc, as inscrições para o Grupo de Combate ao Tabagismo estão abertas até 10 de junho no DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), localizado na sala 13 do Bloco Administrativo da Universidade, tanto para professores, funcionários e acadêmicos quanto para a comunidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

29 de maio de 2017 às 22:16
Compartilhar Comente

Deixe um comentário