Medicina

Voluntários de Medicina levam conforto a crianças na espera por cirurgias

Voluntários de Medicina levam conforto a crianças na espera por cirurgias
Equipe promoveu brincadeiras, enfeites com balões e música Mais imagens

Uma equipe voluntaria do curso de Medicina da Unesc levou sorrisos e conforto às crianças em espera por cirurgias no Hospital São José. As visitas da Lacipe (Liga de Cirurgia Pediátrica da Unesc), durante o 11º Mutirão Nacional de Cirurgia Pediátrica, promoveram um clima de alegria e descontração para acalmar os pequenos pacientes. Os encontros ocorreram no último sábado (6/5).

Os participantes, em parceria com a equipe de Enfermagem do Hospital, interagiram com as crianças oferecendo brincadeiras, balões e muita música. Além de acompanhar todos os pacientes até o centro cirúrgico.

De acordo com o cirurgião pediátricos, Christian Prado, que atua na ação desde sua primeira edição, o Mutirão Nacional também tem os objetivos de contribuir para diminuição das filas de espera e garantir o acesso a serviços especializados. “Mesmo com as dificuldades financeiras dos hospitais, todos os dias buscamos oferecer o tratamento mais moderno e adequado para as crianças e adolescentes. Felizmente encontramos boas condições e apoiadores”, ressalta o especialista. 


Procedimentos

As cirurgias realizadas dentro do Mutirão foram de média complexidade. Ao todo 22 pacientes passaram por procedimentos. Foram realizados tratamentos de hérnias inguinais, postectomias (cirurgia de fimose), correção de hipospádia (malformação peniana), orquidopexia (correção de testículo não-descido) e correção de malformações cervicais (como cisto tireoglosso e branquiais).

A ação teve o apoio da Hospital São José e da Secretaria Municipal de Saúde da cidade, além de profissionais de Enfermagem, do Apoio Técnico, do Serviço de Anestesiologia e da Residência Médica do Hospital.

Todos os profissionais envolvidos atuam de forma voluntária. Os três médicos cirurgiões, Christian de Escobar Prado, Airton Varela Júnior e Rodrigo Demétrio, são professores do curso de Medicina da Unesc. Aproximadamente 20 voluntários, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros e membros do Lacipe participaram das atividades.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

08 de maio de 2017 às 11:43
Compartilhar Comente

Deixe um comentário