Medicina

Artigo publicado dos egressos Gusthavo Tomasi Perin, André Luis Leite da Silva, Flora de Morais Lino da Silva e Danielle Mulher Fabretti aborda o tema do câncer de pulmão.

Recentemente o artigo dos egressos Gusthavo Tomasi Perin, André Luis Leite da Silva, Flora de Morais Lino da Silva e Danielle Mulher Fabretti foi publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Medica. O artigo foi orientado pelo professor Doutor Fábio José Fabrício de Barros Souza e teve contribuições do Doutor Albino José de Souza Filho.

O artigo intitulado “Rendimento diagnóstico de câncer de pulmão por intermédio de fibrobroncoscopia e tomografia” aborda o tema do câncer de pulmão sendo que este estudo foi realizado para Analisar a tomografia computadorizada e a broncoscopia, no diagnóstico da neoplasia pulmonar, e avaliar a acurácia dessas técnicas diante da presença de carcinoma. A justificativa implica na necessidade da correlação entre o método de imagem e broncoscópico para o diagnóstico preciso de carcinoma pulmonar, doença esta que apresenta elevada mortalidade. 

Este estudo foi realizado no Hospital São José de Criciúma, em Santa Catarina, entre junho de 2009 a junho de 2011. Foram analisados os prontuários de 234 pacientes internados, que realizaram fibrobroncoscopia durante o período analisado. O Artigo completo pode ser encontrado neste link.

11 de agosto de 2014 às 11:32
Compartilhar Comente

Deixe um comentário