Medicina

Grand Round: aulas do Módulo Integrado estão abertas a todos os alunos do Curso

Grand Round: aulas do Módulo Integrado estão abertas a todos os alunos do Curso
Divulgação Mais imagens

A partir desta segunda-feira, dia 18, as tradicionais a aulas do Módulo Integrado e Saúde Coletiva realizadas com os alunos do Internato Médico, passarão a ser abertas a todos os alunos do Curso de Medicina. Esta iniciativa vem estabelecer a prática do Grand Round em nosso Curso.


O Grand Round é uma ferramenta importante para o ensino da educação médica e cuidados hospitalares, que consiste em apresentar problemas médicos ou de tratamento de um paciente em particular, para uma plateia formada por médicos, residentes e estudantes de Medicina. Primeiramente, os Grand Rounds tinham a presença do paciente e o mesmo respondia a perguntas. Contudo, este formato evoluiu, com a maioria das sessões raramente tendo um paciente presente, passando a ser mais como palestras. Neste último modelo é que nos baseamos.


O Grand Round do Curso de Medicina é dividido em duas sessões: a primeira das 17h às 18h, com temas da Saúde Coletiva, e a segunda das 18h às 19h, com temas distribuídos entre a Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Clínica Médica e Cirurgia. Eles acontecem todas as segundas-feiras, no Auditório Engº Ruy Hülse nestes horários (salvo exceções; consulte o cronograma abaixo).


Cronograma do Grand Round 2013-1


E ainda mais: cada aula equivalerá a 1 (uma) hora de atividade complementar, incluída no item 18 das Atividades Complementares. Para tal, é um imprescindível que o acadêmico assine a lista de presença de cada um dos períodos, com todos os campos requeridos pelo instrumento. Ao fim do Grand Round, estas horas serão contabilizadas automaticamente pela Secretaria do Curso.


Para os alunos do Internato Médico (9ª-12ª), nada muda: as sessões de Saúde Coletiva e do Módulo Integrado continuam a fazer parte da avaliação, sendo componentes na nota da avaliação Cognitiva destas fases.


Mais Sobre


Grand Rounds ajudam os médicos e outros profissionais de saúde a manterem-se atualizados em importantes áreas que podem estar fora de sua prática e também é um complemento importante para a escola médica e médicos residente. Também pode ser diferenciado do "round diário", que é a visita pelo médico assistente e equipe (estudantes e residentes), em que seu foco principal é o atendimento imediato para os pacientes da enfermaria. Um Grand Round tende a apresentar um quadro maior, incluindo experiência com pacientes durante muitos anos e a mais recentes pesquisas e tratamentos em uma área.

14 de março de 2013 às 14:36
Compartilhar Comente

Deixe um comentário