Psicologia

Políticas de saúde mental e pandemia pautam o dia de Jornada Acadêmica de Psicologia

Políticas de saúde mental e pandemia pautam o dia de Jornada Acadêmica de Psicologia
Convidado da noite foi o doutor em psicologia Silvio Yasui (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

Iniciativa estudantil, a 11ª Jornada Acadêmica de Psicologia iniciou com um debate sobre “Políticas de saúde mental e pandemia: defesa da democracia para a garantia do cuidado em saúde mental”. Em um encontro virtual, ministrado pela professora Dipaula Minotto, o doutor em psicologia Silvio Yasui dialogou com acadêmicos, professores e profissionais da área na noite desta segunda-feira (21/9). O evento está sendo realizado em paralelo ao 6º Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, enalteceu a Jornada, lembrou da força do movimento estudantil e destacou o protagonismo feminino na organização do evento. “É uma proposta absolutamente pertinente aos tempos atuais. São discussões indispensáveis propostas aqui para hoje e para o restante da Semana. Estamos presenciando uma iniciativa de cinco mulheres, que representam as forças da resistência de nossa Unesc. Foi assim que construímos nossa Instituição ao longo do tempo. Mesmo não sendo permitindo o encontro presencial, foram estabelecidas as conexões necessárias para que o hoje pudesse acontecer. Isso é lindo e encantador”, evidenciou. 

Para a pró-reitora acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, o trabalho realizado pelas estudantes traz uma programação extensa e de qualidade, criando novas propostas de ensino. “Em uma Universidade temos diversos espaços de aprendizagem, e este aqui, virtual, também se coloca como um. Aqui serão postas ideias e reflexões que contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades para a vida pessoal e profissional de cada um. Certamente teremos uma grande jornada”, frisou.

Evento voltado à demandas da sociedade

Diante do cenário pandêmico, Yasui abordou os desafios encontrados neste período e traçou paralelos entre os pontos negativos e positivos, tanto no ramo político quanto na vida de cada um. Abordando os valores que sustentam a sociedade atual, o psicólogo destacou a necessidade de se insistir na solidariedade, liberdade, justiça social e outros aspectos que podem tornar o mundo melhor. “A gente precisa cuidar mais dos outros, um cuidado de solidariedade, de atenção. Temos que voltar a ser grupos falantes, produzindo bons encontros que afetem e potencializam a vida como uma obra de arte”, afirmou.

Olhando para o futuro, o palestrante da noite questionou a sociedade que está sendo construída. “A defesa da democracia é uma defesa a vida. Não podemos perder a esperança. Os bons são muitos e muito mais fortes, capazes de transformar a realidade onde quer que a encontremos”, completou. 

Planejado há mais de cinco meses, a organização do evento buscou entender as demandas sociais para estruturar a programação. Os temas foram elencados por meio de enquetes nas redes sociais. “Temos vivido um ano de 

transformação. 2020 já está registrado na história pela incerteza, insegurança e dificuldades em todas as nações. O mundo como conhecemos não é mais o mesmo. Foi necessário ressignificar. Por isso, o grupo, composto por cinco mulheres, não desistiu da Jornada Acadêmica”, enfatizou a representante da comissão organizadora, Laísa Ávila.

A coordenadora do curso, Karin Martins Gomes, chama atenção ao tema geral do evento, “transdisciplinaridade da Psicologia no enfrentamento de situações de crise”, destacando-o como pontual para o momento. “As propostas presentes vão adentrar em contextos da Psicologia Clínica, de assistência social e de políticas públicas. São assuntos de grande relevância para nós, profissionais e estudantes de saúde neste momento de reinventar o novo e o dia a dia”, destacou.

Confira a programação

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de setembro de 2020 às 21:26
Compartilhar Comente

Deixe um comentário