Psicologia

Campanha solidária da Unesc entrega mais de duas toneladas de donativos para famílias de Criciúma

Campanha solidária da Unesc entrega mais de duas toneladas de donativos para famílias de Criciúma
Conclusão da iniciativa foi feita na tarde desta quinta-feira (23/7), com a entrega dos últimos kits em escolas da região da Grande Santa Luzia (Fotos: Arquivo pessoal_ Fabiane Ferraz) Mais imagens

A solidariedade como resposta para vencer um dos maiores desafios do atual século. É assim que o projeto de extensão da Unesc “Escola de Pais e Filhos: diálogos entre universidade, escola e comunidade” está atuando para auxiliar cerca de 500 famílias de Criciúma. Na última semana, em pontos parceiros da cidade, estudantes de Enfermagem e integrantes do Programa de Residência Multiprofissional arrecadaram um total de 2,2 toneladas de donativos - produtos de higiene, limpeza e alimentos não perecíveis. A conclusão da iniciativa foi feita na tarde desta quinta-feira (23/7), com a entrega dos últimos kits em escolas da região da Grande Santa Luzia.



Inicialmente, o objetivo do projeto era arrecadar duas toneladas de itens, e adesão da comunidade foi além. “O bom resultado deve-se a um trabalho de construção coletiva, com grande auxílio dos parceiros, por meio de doação de materiais ou deixando o espaço para que pudéssemos realizar o recolhimento destes itens. Os donativos entregues junto às escolas participantes do projeto são muito importantes para as famílias, que se encontram em situação de grande vulnerabilidade”, afirmou a professora e coordenadora do projeto, Fabiane Ferraz.

Em destaque, o ponto de arrecadação do Bistekinho, na região Central da cidade, coletou 1,7 toneladas. O gerente do supermercado, Elias Rodrigo Rachwal, relatou a alegria dos clientes ao encontrar o espaço de coleta, e afirmou que foi uma honra participar. “A sociedade abraçou a causa e ajudou da maneira que pode. A pandemia que o mundo enfrenta trouxe consigo impactos sociais, econômicos e muito mais. Diante de tudo isso, a rede de supermercados Bistek é uma empresa que se preocupa com quem necessita de ajuda, por isso foi gratificante poder ceder o espaço para que o projeto pudesse desenvolver seu trabalho de ajudar, com muita organização e dedicação. É o momento de unirmos esforços para enfrentar todos os obstáculos”, frisou.

Protagonismo estudantil

Desde os primeiros passos do projeto com a condução da professora Fabiane, os estudantes de Enfermagem, com o papel de elaboração e execução, e os profissionais da Residência Multiprofissional, realizando a orientação, estiveram engajados em todas as etapas. “Foi um ganho enorme, nos quesitos acadêmico e de crescimento pessoal. Diante da realidade do outro, pudemos acompanhar de perto a situação de algumas comunidades. Este contato que a Universidade proporciona é algo extremamente importante para a nossa formação”, destacou a estudante da segunda fase de Enfermagem Gabriela Minhos Aldrovandi.

Somada às experiências comunitárias proporcionadas pela iniciativa, os estudantes também aprenderam sobre organização e gestão de grupo, podendo identificar pontos fortes em cada um e meios de contribuir com o próximo. “O que fica é o olhar pela comunidade, ver a realidade do outro e entender uma situação de vulnerabilidade, descobrindo como ajudar, fazendo com que se sintam abraçados e apoiados pela comunidade acadêmica da Unesc. Agradecemos o convívio e aprendizado com os residentes, que nos orientaram e compartilharam conosco suas experiências”, completa Gabriela.    

Após o trabalho de arrecadação, que ocorreu até dia 19, a equipe seguiu atuando, desta vez no processo de montagem e entrega dos kits, divididos nas categorias “produtos de limpeza e higiene” e “alimentos”.

Para a enfermeira do Programa de Residência, Angela Solene Feltrin Arigoni, fazer parte deste movimento foi engrandecedor. “Foram dias de trabalho e esforço, mas todas as mensagens de quem doava nos trazia alegria e motivação para realizar a tarefa. Ações deste tipo com certeza nos tornam pessoas melhores”, frisou. “Ao participar da ação me senti contribuindo com aqueles que mais precisam. Foi uma experiência marcante e motivante, ver as pessoas ajudando com o pouco que tinham, com o intuito de tornar melhor a vida daqueles que não tem nada, ainda que desconhecidos”, destacou.

Todos os mantimentos foram destinados a famílias em situação de vulnerabilidades dos alunos das escolas municipais Padre Carlos Wecki, do bairro Cidade Mineira Velha, Professora Lili Coelho, da Vila Manaus, e José Contim Portella, localizada no São Sebastião. Todas as instituições são escolas públicas municipais e fazem parte do Programa de Extensão Território Paulo Freire da Unesc.

O movimento teve início dia 11 de julho, com pontos de coletas na Universidade e nos parceiros: Supermercado Bistek (Bistekinho), loja Fátima Criança, Supermercado Giassi, Sesc, CardioClínica loja De Lucca Confecções, Academia Body Action, Restaurante Gorby e Supermercado Althoff. A empresa Chromo Embalagens ofereceu de forma gratuita todos os recipientes para a montagem dos kits. O projeto de Extensão Escola de Pais e Filhos é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Mestrado Profissional da Universidade.

Trabalho contínuo na comunidade e entrega de material educativo

Ao iniciar cada semestre, há seis anos, a professora Fabiane mobiliza seus estudantes de graduação, por meio do projeto de extensão. Eles vão até as escolas, para dialogar e entender a realidade dos bairros onde elas estão inseridas. Durante este processo, um levantamento das necessidades relacionadas à educação em saúde é realizado, com o intuito de desenvolver atividades que venham a suprir dificuldades encontradas.

Segundo Fabiane, em 2020, durante este diálogo com a comunidade escolar, em que professores e diretoras participaram de uma aula mediada por tecnologias com os acadêmicos de Enfermagem, foram ouvidos relatos de dificuldades das famílias locais, o que despertou movimento pela execução da atividade social. Na primeira semana do mês de agosto o projeto volta às escolas para entregar materiais educativos sobre saúde, com orientações e cuidados relacionados ao coronavírus, produzido pelos acadêmicos participantes do projeto, e também sob orientação dos residentes e da professora.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de julho de 2020 às 15:54
Compartilhar Comente

Deixe um comentário