Psicologia

Jornada Integrada da Saúde da Unesc abordará a Covid-19 sob diferentes olhares

Jornada Integrada da Saúde da Unesc abordará a Covid-19 sob diferentes olhares
Evento será realizado de forma virtual de 18 a 22 de maio e terá palestras e bate-papos abertos para a comunidade em geral (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Mais uma vez os cursos da área da saúde da Unesc estão unidos em prol de um grande evento de compartilhamento de conhecimento. Acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia participarão, de 18 a 22 de maio, da quarta edição da Jornada Integrada da Saúde. Preparado com afinco pelas lideranças estudantis com apoio da Universidade, o evento abordará a temática “Pandemia Covid-19: uma questão de saúde pública”. A extensa programação, que conta com palestras e bate-papos transmitidos ao vivo pela internet, abrange subtemas de acordo com a ótica de cada um dos cursos e as demandas apontadas pelos próprios estudantes.

Para a reitora da Unesc e grande incentivadora da Jornada, Luciane Bisongin Ceretta, essa será mais uma forma de colaboração da Universidade utilizando sua expertise e envolvendo acadêmicos em prol do conhecimento compartilhado. “Embora as informações sobre a Covid-19 cheguem até nós a todo momento, é de extrema importância que o assunto seja debatido e estudado em profundidade no meio acadêmico afim de encontrarmos sempre novas perguntas e novas respostas. Informações com credibilidade e responsabilidade fazem toda a diferença na análise dos cenários nos quais estamos inseridos. Cada um dos cursos envolvidos traz para esse evento seu olhar sob a pandemia e seus reflexos e certamente terá muito a contribuir”, pontua.

A chegada do novo coronavírus ao Brasil, as mudanças nas rotinas em todo o mundo e as perspectivas para o futuro próximo após a pandemia, conforme a presidente do Centro Acadêmico Alexander Fleming, do curso de Farmácia, Gabrielly Ricken da Silva, fizeram com que a escolha da temática fosse o pontapé para a construção de um grande evento. “Estávamos planejando desde o início do semestre um evento que seria realizado presencialmente em setembro. Com todo o cenário transformado, buscamos uma forma de manter a realização da Jornada e utilizar a temática da Covid para abordar o assunto sob diferentes olhares, atender desejos dos próprios acadêmicos de estudarem e se aprofundarem em determinadas questões dentro das suas áreas”, comentou.

Ao longo dos últimos meses os estudantes dos cursos ligados à Jornada foram convidados a participar ativamente do planejamento e da execução dos trabalhos para que o evento pudesse se concretizar. A participação ativa dos acadêmicos, de acordo com Gabrielly, se tornou, diante da nova realidade, um dos diferenciais da Jornada. “Esse evento mostrará um protagonismo estudantil. Ele é pensado pelos estudantes e para os estudantes, contando com todo o apoio da Universidade por meio de inúmeros setores. Acreditamos que o aluno irá se identificar com o que irá vivenciar nesses dias de Jornada”, acrescenta a estudante.

Além da comunidade acadêmica, toda a comunidade externa é convidada a participar das ações ao longo da semana. A programação completa das atividades estará disponível na página oficial do evento no Instagram @IVJornadaSaude, mesmo canal que será utilizado para a transmissão de lives diárias às 12h e 17h.

O evento contará ainda com palestras transmitidas diariamente por meio do canal oficial da Unesc no Youtube, retransmitindo as transmissões feitas em salas virtuais. “Desde o início nosso propósito foi de preparar um evento que pudesse utilizar as plataformas online para garantir o compartilhamento de conteúdo com qualidade e acessibilidade. Desta forma, todas as pessoas do Brasil e do mundo que tiverem interesse nos assuntos tratados poderão acompanhar os eventos de forma dinâmica e prática da sua própria casa. Como as salas de aula virtuais tem limite de participantes, iremos espelhar a transmissão para o Youtube, onde o conteúdo ficará também salvo para que possa ser assistido em outro momento”, salienta Gabrielly.

Os estudantes que quiserem contar com certificado de participação na quarta Jornada Integrada da Saúde precisam fazer sua inscrição por meio da plataforma Doity pelo valor de R$ 10 a partir desta sexta-feira (15/5). O total arrecadado com as inscrições será revertido em ações de colaboração para a permanência estudantil no período de pandemia.

Confira algumas das temáticas que serão abordadas em eventos confirmados na Jornada da Saúde:

Síndromes respiratórias - sintomas, quadro clínico, o que diferencia o COVID-19 de outras síndromes respiratórias;
Vitaminas e suplementos: são a solução? Papel do sistema imunológico no combate ao coronavírus;
Mitos e verdades sobre medicamentos e a COVID-19;
Luto em tempos de crise;
Exames laboratoriais para o paciente com COVID-19;
Porque ainda não temos uma vacina para o coronavírus?;
Mesa redonda: Como será o mundo pós COVID-19?;
Teste rápido para COVID-19: segurança e confiabilidade;
Violência doméstica em tempos de quarentena.

Confira o podcast sobre 4 ª Jornada Integrada da Saúde:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de maio de 2020 às 16:46
Compartilhar Comente

Deixe um comentário