Psicologia

Situações enfrentadas no cotidiano foram pautas no último dia de Jornada de Psicologia

Situações enfrentadas no cotidiano foram pautas no último dia de Jornada de Psicologia
Evento encerra com atividades alusivas ao aniversário de 20 anos do curso (Fotos: Emanuela Justino) Mais imagens

A tarde desta quarta-feira (28/8), último dia da 10ª Jornada Acadêmica de Psicologia e o 5º Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social, foi marcada por muita interação entre acadêmicos, professores, egressos e visitantes na Unesc. Eles puderam participar de rodas de conversa e mini cursos que trataram de assuntos relacionados ao autoconhecimento e problemas enfrentados no cotidiano.

A professora Fernanda da Silva Lima, do programa de PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) conduziu a roda de conversa com tema “Feminismo Negro no Brasil: da luta ao debate teórico”. O principal objetivo da conversa foi entender o feminismo pela ótica da mulher negra e todas as dificuldades que ela enfrenta, desde a infância até a vida adulta, passando também pela aceitação de suas características, ao enfrentamento de situações no cotidiano como a desvalorização por conta da cor da pele e pelo sexo.

Também foi tema de um minicurso “A Clínica Psicanalítica na Atualidade”, ministrada pelo psicólogo Rafael Braz. O assunto trabalha com as emoções e sentimentos dos indivíduos, procurando entender suas angústias, pensamentos e ações, sobretudo a importância de o profissional obter tal sensibilidade dentro das clínicas.

Outra temática discutida foi a compreensão das diferentes realidades e situações vividas pelas pessoas e como elas se posicionam de acordo com a própria visão de mundo.  Abordando esse assunto, o minicurso “Gestalt-terapia e Realidade Brasileira: Entre figuras e fundos” conduzido pelo psicólogo João André Rodrigues, buscou levar ao presentes uma reflexão sobre as diferentes realidades vividas pelos indivíduos.

Por fim, no auditório Ruy Hülse, estudantes e profissionais de psicologia, juntamente de profissionais do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc tiveram uma conversa sobre a importância do acompanhamento psicológico para pacientes que fazem reabilitação e para aqueles que possuem algum tipo de deficiência.

Emanuela Justino - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de agosto de 2019 às 19:02
Compartilhar Comente

Deixe um comentário