Psicologia

Psicologia Unesc: Há 20 anos atuando na formação profissional e no atendimento à comunidade

Psicologia Unesc: Há 20 anos atuando na formação profissional e no atendimento à comunidade
Aniversário do curso está sendo comemorado durante Jornada Acadêmica (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Em agosto de 1999, iniciavam as aulas do curso em Psicologia da Unesc. Ao longo dos seus 20 anos de história, a graduação tem contribuído com a formação de profissionais para atuar nas mais diversas áreas psicológicas. Com aulas no período matutino e noturno, atualmente o curso conta com 513 acadêmicos, que aprendem em diversos espaços oferecidos pela Instituição. Um deles é a Clínica de Psicologia, onde os estudantes participam de atividades supervisionadas por professores e realizam atendimento à comunidade – só entre março e junho de 2019, já foram mais de 3.330.

Desafios e consolidação

O curso de Psicologia da Unesc tem conceito 4 no MEC (Ministério da Educação) e atende as mais variadas faixas e estilos de acadêmicos. Conforme a coordenadora, Karin Martins Gomes, um dos propósitos de consolidação do curso é de inserir o acadêmico na área de atuação da região. “Psicologia não é uma conversa, tem ciência. Ela não se faz somente em quatro paredes, mas em todos os lugares e em qualquer área”, afirma. 

A coordenadora adjunta, Graziela Amboni, acredita que o curso tem amadurecido a cada ano, oferecendo uma melhor qualidade na graduação. “Quando se fala sobre profissão do futuro, a Psicologia entra na lista. Ela envolve seres humanos e com isso podemos leva-la para todos os lugares. Não precisamos estar em uma sala fechada para atuar” pontua.

De discente para docente

A professora Dipaula Minotto fez parte da primeira turma do curso. De acordo com ela, mesmo que sem turmas anteriores, a recepção e acolhida dos professores e da Universidade foi de extrema importância para o fortalecimento do curso. “Eram 50 alunos, das mais várias categorias e idades. Tinha gente que recém havia saído do Ensino Médio, tinha aposentado e tinha pessoas que procuravam uma segunda graduação”, conta.

Após formada, Dipaula atuou durante 10 anos fora da Universidade, quando em 2016 voltou para a Instituição para estudar no PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) e junto do Mestrado, começou a lecionar disciplinas no curso de Psicologia. “Essa troca da teoria e da prática foi de extrema importância e é o que hoje buscamos oferecer ao estudante na graduação e assim multiplicar o conhecimento”, enfatiza.

De acordo com Dipaula, a diferença mais observada hoje em dia é a da estrutura. “Além da estrutura física, a curricular vem acompanhando as mudanças sociais e políticas públicas que acontecem no país. Além disso, os projetos de extensão têm atuado de forma significativa”, afirma.

Contato com a comunidade

Os acadêmicos do curso são envolvidos também nos programas de atendimento realizados nas Clínicas Integradas da Unesc. Além disso, os estudantes atuam como bolsistas ou voluntários em programas da Universidade, supervisionados por professores. “Um grande propósito para nós é cada vez mais ampliar o espaço de atuação na comunidade. Que a Psicologia esteja próxima das pessoas e observando o que elas estão necessitando”, pontua Karin.

Outro exemplo desse contato são os estágios oferecidos pelo curso, abrangendo quatro áreas de conhecimento, sendo que cada aluno tem uma hora de atendimento semanal individual com professor. As áreas de atuação são de Psicologia Educacional, Social, Organizacional e Clínica.

Além da graduação, a Unesc oferece os cursos de pós-graduação na área de Psicologia em Saúde Mental; Psicologia do Esporte; Psicanálise e suas Intervenções nas Psicopatologias Atuais; Teoria Cognitivo Comportamental e Aplicabilidade nas Psicopatologias; Avaliação Psicológica; Especialização em Residência Multiprofissional e Especialização em Residência em Saúde Mental.

Vitor Netto – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de agosto de 2019 às 16:23
Compartilhar Comente

Deixe um comentário