Psicologia

Debates, homenagens e comemorações marcam o segundo dia da Jornada Acadêmica de Psicologia

Debates, homenagens e comemorações marcam o segundo dia da Jornada Acadêmica de Psicologia
Abertura dos trabalhos lembraram os 20 anos do curso (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O segundo dia da 10ª Jornada Acadêmica de Psicologia e o 5º Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social da Unesc foi ainda mais especial para professores, alunos e egressos do curso e marcou as comemorações pelos 20 anos do curso de Psicologia e pelo Dia do Psicólogo. No início das atividades, na manhã desta terça-feira (27/8), professores que fizeram parte da história do curso receberam homenagem, assim como acadêmicos e a Reitoria. A trajetória do curso ainda foi contata em um vídeo, reproduzido durante o evento e no intervalo entre as mesas-redondas, houve um momento de confraternização entre os presentes, com bolo e parabéns para você.

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, parabenizou professores, acadêmicos e egressos da Universidade e ressaltou que o momento é de comemorar as conquistas do curso e a colaboração dele na formação de profissionais tão importantes para a saúde mental da população. “Quando a Universidade implantou o curso de Psicologia, ela assumiu um compromisso com a região para o desenvolvimento dessa área e de qualificar os indicadores de saúde mental da população. Posso dizer que esse é o legado que o curso de Psicologia tem deixado para toda a nossa região”.

A coordenadora do curso de Psicologia da Unesc, Karin Martins Gomes, contextualizou sobre o momento de implantação do curso, em 1998 e salientou a importância dos coordenadores, professores e alunos envolvidos com o curso ao longo de seus 20 anos. “O objetivo era estar inovando e mostrando que podemos ter profissionais capacitados e diferenciados formados aqui mesmo. O primeiro ingresso, em 1999, foi com 50 alunos. Hoje, temos mais de 500 acadêmicos”, conta Karin. “O corpo docente está sempre atendo às mudanças no cenário e é a partir dessa prática e deste olhar que vamos complementando e pensando a construção de ser e estar psicólogo enquanto ciência”, complementa.

Karin lembrou ainda da importância da Clínica de Psicologia, que abriu as portas em 2003, na formação de novos profissionais e para a saúde mental da região. “Queremos que o ser humano possa viver da melhor forma possível e com qualidade”.

A coordenadora da Comissão Organizadora do evento, acadêmica Daniela Cardoso, agradeceu aos colegas que colaboraram na organização do evento e afirmou ser uma honra estar participando desse momento do curso. “É muito especial estar na organização da Jornada no ano em que esse curso que nos acolheu e está nos formando profissionais e cientistas psicólogos completa 20 anos. Parabéns ao curso, a todos os alunos e professores e vamos juntos continuar ajudando a construir essa história da Psicologia na Unesc”.

O presidente do CA (Centro Acadêmico) de Psicologia, Arthur Miguel Gomes, afirmou que o evento é o resultado de uma mudança de perspectiva realizada ao longo de anos. “O curso de Psicologia veio com uma demanda e instaurou uma missão: formar agentes de mudanças. Pensar no nosso curso é lembrar de tantas pessoas que ajudaram a construí-lo: professores, coordenadores, Reitoria. É lembrar o movimento dos estudantes. Se ele existe, é porque tem pessoas que estão escolhendo. E o curso é o reflexo dos acadêmicos que nele estão”.

Após as falas, o momento foi de homenagear quem ajudou a construir o curso. A pró-reitora recebeu um presente em nome da Reitoria da Universidade. Os ex-coordenadores Nerilza Volpato Alberton, Yara Jurema Hammen Llanos, Jeverson Reichow, Denise Neurenberg também receberam homenagem, assim como a ex-secretária do setor e agora acadêmica de Psicologia, Jorisa Argente.

O agradecimento aos acadêmicos veio por meio de placas à Comissão Organizadora da Jornada em 2019, recebida pela coordenadora da comissão, Daniela Cardoso. Os estudantes foram homenageados também com uma placa, entregue ao presidente do CA, Arthur Miguel Gomes.  

Ainda durante o evento da manhã, a coordenadora do curso, Karin Martins Gomes e a coordenadora adjunta, Graziela Amboni, apresentaram a logomarca de Psicologia da Unesc, criada pelo aluno Murilo Cândido.

Debates sobre saúde mental marcam o segundo dia do evento

Após as homenagens pelos 20 anos do curso, tiveram início os debates e reflexões sobre saúde mental, que permearam toda a programação desta terça-feira na Jornada. Os trabalhos iniciaram com a mesa-redonda “Saúde Mental, Infância e Adolescência”, com o psiquiatra infantil do Capsi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil), Pedro Caron La Salvia, as psicólogas e alunas do Programa de Residência em Saúde Mental da Unesc, Alessandra Machado e Patrícia Mariano. A mesa-redonda teve a mediação da professora da Unesc Tatiane Macarini.

A programação da manhã da Jornada Acadêmica contou ainda com um bolo de aniversário do curso, compartilhado entre professores, alunos e profissionais e uma mesa-redonda sobre “Avanços e Retrocessos da Política de Saúde Mental na Atualidade”, com os psicólogos Daniel Fernando Fischer Lomonaco e Sandra Vitorino, com mediação da professora da Unesc, Dipaula Minotto da Silva.

Confira a programação do evento

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de agosto de 2019 às 14:57
Compartilhar Comente

Deixe um comentário