Psicologia

Encontro promove debate sobre a reconstrução do olhar sobre a velhice

Encontro promove debate sobre a reconstrução do olhar sobre a velhice
Evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisa de Educação, Saúde e Meio Ambiente (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Grupo de Pesquisa de Educação, Saúde e Meio Ambiente do curso de Psicologia da Unesc realizou, na tarde desta quinta-feira (27/9) a primeira edição da ação “Café da tarde”. Na estreia, o evento levou ao debate o tema “Reconstrução do olhar sobre a velhice - Uma crítica à imagem do velho hoje”.

Entre os subtemas levantados estiveram questões como: Pequena história da velhice; O velho como doença em si; Gênero e sexualidade na velhice; Trabalho e aposentadoria e O velho institucionalizado e o cuidador.

O debate foi conduzido pela professora Janine Moreira e teve a contribuição de alunos do Grupo de Pesquisa, sendo cada um responsável pela explanação em algum dos subtemas. Participaram da atividade também, alunos de diversas fases do curso de Psicologia, uma turma do curso de Pedagogia, integrantes do Mestrado em Educação e visitantes da comunidade.

Conforme Janine, o objetivo de realizar o encontro foi alcançado, já que o grupo que se reúne semanalmente, tinha a intenção de expandir as discussões e socializar aquilo que é estudado. “Reunir ideias e trocar experiências, como fizemos hoje, é também uma forma de pensarmos como intervir de alguma forma nessas situações que tanto nos incomodam, como é o caso do preconceito com os idosos”, comentou.

Para a professora, faz parte das funções do estudo tentar mudar essa realidade. “Recebemos a sugestão de produzirmos artigos, até livros sobre o tema e levaremos adiante a ideia para que possamos mudar o que estiver ao nosso alcance. Queremos apagar essa imagem de infantilizar os velhos, considerar que eles estão perto da morte e que não tem mais serventia ou não podem mais sonhar. Todas as fases são muito válidas para sonhar”, completou.

A atividade aconteceu na sala 27 do Bloco P.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de setembro de 2018 às 17:45
Compartilhar Comente

Deixe um comentário