Psicologia

Semana da Pessoa com Deficiência da Unesc inicia com o lançamento da Sala Sensorial

Semana da Pessoa com Deficiência da Unesc inicia com o lançamento da Sala Sensorial
Espaço estará aberto à visitação até esta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“Estava tudo escuro e fiquei com um pouco de medo porque não conhecia o lugar. Então fui andando e percebendo vários objetos e pensei em como deve ser a vida das pessoas sem enxergar, principalmente quando se perde a visão ao longo da vida. Foi uma experiência bem interessante para a gente refletir”. O depoimento é da estudante do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, Isabely Casagrande, uma das primeiras pessoas a passar pela Sala Sensorial montada no hall do Bloco da Reitoria, na Universidade. O espaço foi lançado na manhã desta segunda-feira (17/9), durante a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência da Unesc.

A Sala Sensorial ficará aberta até sexta-feira (21/9), enquanto as atividades da Semana ocorrem em diversos locais do campus. A coordenadora da Secretaria da Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, Janaína Damásio Vitório, explicou que a Sala possui objetos e situações que estimulam a percepção, com o objetivo de potencializar a discussão sobre as deficiências e fazer com que as pessoas percebam e valorizem os sentidos. “Falar sobre a pessoa com deficiência vai além do que a gente possa dizer. A Sala Sensorial com a intenção de propiciar as pessoas uma experiência de que leve à reflexão também”.

A coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Tatiane Macarini, afirmou que a abordagem sobre deficiência e acessibilidade deve ir além do discurso. “É preciso viver no cotidiano. A Sala Sensorial vem despertar em nós a vontade de que todos tenham acesso e que as pessoas não sejam mais separadas em com ou sem deficiência, mas que os espaços sejam de livre acesso para todos circularem”.

Já a coordenadora do Setor de Educação Especial da Secretaria de Educação de Criciúma, Úrsula Silveira Domingos, salientou que, atualmente, no município há em torno de mil alunos com deficiência matriculados na rede de ensino e a Semana da Pessoa do Deficiência da Unesc vai colaborar agregando novos conhecimentos e realizando a troca de informações entre profissionais, alunos e professores.

A abertura da Semana da Pessoa com deficiência teve ainda a participação da coordenadora adjunta da Secretaria da Diversidade, Rita Guimarães.

Programação 


“Processos inclusivos no ensino superior”, “A educação inclusiva no espaço acadêmico sob a ótica da pessoa com deficiência”, “Autismo e a intervenção multiprofissional” e “A educação profissional e o acesso ao mundo do trabalho para as pessoas com deficiência” são alguns dos assuntos a serem debatidos ao longo da 2ª Semana da Pessoa com Deficiência, que tem como tema “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: 10 anos de luta para assegurar direitos”.

O evento tem como objetivo promover a discussão sobre a deficiência no campus, e este ano destaca a importância da educação inclusiva.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9), foi instituído em 14 de julho de 2005. Sua escolha está relacionada ao início da Primavera e coincide com o Dia da Árvore, datas que representam a renovação. Para o movimento social das pessoas com deficiência, é data de renovar também a cidadania e a participação social.

Na Unesc, a data inspirou a criação da Semana da Pessoa com Deficiência, que em 2018 é organizada pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação) e pela Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, juntamente com o Nuprevips (Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde), Setor de Arte e Cultura, cursos de Artes Visuais, de Psicologia e de Teatro da Universidade, Sama (Sala Multifuncional de Aprendizagem) e Núcleo de Saúde Coletiva.

A Semana conta ainda com a parceria do Codec (Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Com Deficiência), Secretaria de Educação de Criciúma, Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Criciúma.

Mais informações

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de setembro de 2018 às 14:31
Compartilhar Comente

Deixe um comentário