Psicologia

O respeito à diferença e a reforma psiquiátrica

O respeito à diferença e a reforma psiquiátrica
Doutor Silvio Yasui promoveu a abertura da Jornada de Psicologia (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

“Tratar sobre a saúde mental não é apenas uma questão técnica, mas sim, ética, política e social. Nós estamos vivendo um momento de intensas possessões políticas conservadoras. E esse foi o ponto de partida para nós começarmos a pensar em uma reforma psiquiátrica, tendo em vista que o “louco” é aquilo que é diferente”. As palavras do professor doutor da Unesp, Silvio Yasui, trouxeram para a 9ª Jornada Acadêmica de Psicologia da Unesc e  4º Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social, um momento de reflexão. Estudantes, profissionais, professores, e diversos interessados da área mergulharam na situação atual do Brasil, e do mundo.

Segundo Yasui, mais importante que montar serviços de saúde mental é colocar o trabalho do profissional de saúde em uma posição ética e política. “A gente tem um compromisso social, e para isso é preciso, em alguns momentos, pensar menos nas técnicas e fortalecer a formação da cidadania. Quando pensamos em saúde pública nos remetem apostas em uma sociedade diferente mais justa, mais igualitária, com produção da autonomia. A proposta da mudança do cuidado com a pessoa que tem um sofrimento psíquico tem muito a ver com o respeito a diferença, só assim nós poderemos em um espírito de convivência ético”, ressaltou.

Atividades seguem até quarta-feira


Com o tema “Saúde Mental: Diálogos entre Saberes e Fazeres em Psicologia”, a programação do evento segue até quarta-feira (30/8). Serão palestras, oficinas e minicursos com profissionais e professores da área. O evento é aberto para a profissionais, professores e estudantes.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Unesc, Karem Gomes, um dos momentos mais importantes do encontro será os relatos de estágio dos alunos. “É uma forma de promover o crescimento da Psicologia enquanto ciência”, ressaltou a professora.

O tema Saúde Mental foi escolhido devido à complexidade do assunto e a sua importância. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a saúde mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de agosto de 2017 às 21:48
Compartilhar Comente

Deixe um comentário