Nutrição

Egressa do Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc lança e-book sobre alimentação saudável para adolescentes

Egressa do Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc lança e-book sobre alimentação saudável para adolescentes
Livro digital está disponível para acesso gratuito no site do PPGSCol (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Em meio a tantas informações disponíveis sobre alimentação saudável, é comum ter dúvidas sobre a veracidade do que é dito e escrito a respeito do assunto. Pensando em ajudar os pais ou responsáveis de adolescentes, e a essa população mais jovem, a nutricionista e mestre em Saúde Coletiva pela Unesc, Luana Stangherlin, lançou o e-book “Escolhas Saudáveis: Dicas para adolescentes”. O livro tem a participação de profissionais da área e professores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc (PPGSCol) e será disponibilizado gratuitamente para a população. Uma das formas de acesso é pelo site do PPGSCol (clique aqui).  

O livro virtual foi lançado na última semana durante uma live da autora com a participação da nutricionista, professora universitária e doutoranda em Tecnologia de Alimentos, Mária Liliane Rippel Silveira.

O e-book surgiu a partir da dissertação de mestrado de Luana, que teve o Colégio Unesc como local de pesquisa e os alunos, como participantes do estudo. Segundo a nutricionista, de modo geral, há muitas dúvidas relacionadas à alimentação saudável na adolescência. “Muitas vezes os pais também ficam perdidos sobre como deve ser uma alimentação adequada e isso se deve ao grande número de informações que temos hoje em dia. Então, pensamos em fazer algo para os adolescentes, mas que também fosse uma forma de orientar os pais e todos os responsáveis legais, visto que é mais fácil aderir a bons hábitos quando se tem bons exemplos”, explica.

“Escolhas Saudáveis: Dicas para adolescentes” é o primeiro livro de Luana, que comemora a conquista, especialmente por poder, por meio dele, levar informações que possam contribuir com a saúde das pessoas. “Estou muito realizada. Sempre tive o sonho de escrever um livro e conseguir concluí-lo é uma felicidade imensa”.

Nesta jornada, a mestre em Saúde Coletiva contou com a participação de pessoas como a nutricionista Micaela Rabelo Quadra, o professor doutor do PPGSCol, Antônio Augusto Schäfer e a professora doutora Fernanda de Oliveira Meller, orientadora de Luana, que foram coautores da obra. A professora da Unesc, Paula Rosane Vieira Guimarães escreveu o prefácio do livro.

Segundo Fernanda, o e-book é uma maneira de oportunizar à comunidade o acesso a informações seguras, levando para a sociedade o que é produzido dentro do ambiente acadêmico. “O livro, fruto da dissertação de mestrado da Luana, tem o objetivo de dar um retorno para a comunidade. Especialmente por ser um Mestrado Profissional, temos sempre a preocupação de que os trabalhos não fiquem apenas no meio científico, mas cheguem até a sociedade”, afirma.

A autora


Luana é graduada em Nutrição pela Unesc, participou do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e fez especialização em Nutrição Clínica Funcional e o Mestrado em Saúde Coletiva na Universidade. Atualmente ela é pós-graduanda em Nutrição Materno-Infantil, professora universitária e nutricionista na Unidade Ambulatorial de Atenção Especializada em Gestantes e Crianças de Risco no Hospital Tereza Ramos, em Lages.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de dezembro de 2020 às 13:44
Compartilhar Comente

Deixe um comentário