Nutrição

Nutricionista da Unesc orienta sobre a melhor alimentação em dias de quarentena e combate à Covid-19

Nutricionista da Unesc orienta sobre a melhor alimentação em dias de quarentena e combate à Covid-19
Professora Alessandra Zanette Ghsi Frassetto dá dicas sobre escolhas, cuidados e preparos dos alimentos (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os dias têm sido de agitação e ansiedade em todo mundo em torno das preocupações com a pandemia da Covid-19. Em tempos de quarentena, famílias inteiras em casa, restaurantes fechados e a orientação para não sair às ruas, eis que é a hora de ir para a cozinha. Na missão de preparar os alimentos saborosos e nutritivos que sirvam como aliados à saúde a professora do curso de Nutrição da Unesc, Alessandra Zanette Ghsi Frassetto, dá algumas dicas que vão desde a higienização dos produtos utilizados até o balanceamento dos nutrientes necessários para o corpo.

A regra para este e todos os momentos, no que diz respeito à alimentação saudável, é harmonizar a quantidade e a qualidade dos alimentos que ingerimos, buscando variedade, equilíbrio, moderação e satisfação. “É com uma boa alimentação que cuidamos bem da nossa saúde. Além de resultados imediatos existem benefícios em longo prazo, ajudamos nosso corpo a se prevenir de diversas patologias. Infelizmente não existe uma alimentação para evitar o contágio de vírus como o da Covid-19, porém, ao se alimentar bem cada um fortalece seu organismo para manter um bom nível de imunidade e, assim, estar preparado e enfrentar qualquer necessidade causada por problemas de saúde”, esclarece.

Para ter o equilíbrio tão desejado, conforme a professora é importante prestar atenção na ingestão dos chamados macro e micronutrientes. Os macronutrientes, de acordo com a explicação de Alessandra, são as proteínas, os carboidratos e os lipídeos. Já os micronutrientes são as vitaminas e minerais, encontrados principalmente nas frutas e verduras. “Além disso, não podemos esquecer de fazer uma adequada ingestão de alimentos ricos em fibras, ou seja, comer as frutas com casca, com o bagaço, as sementes, verduras cruas, leguminosas e cereais integrais”, acrescenta.

Prioridade aos alimentos in natura

A dedicação ao preparo das refeições também é o que faz a diferença no quão saudável elas serão. O ideal, em especial em momentos de necessidade de maior atenção como este, é dar preferência aos alimentos in natura ou alimentos minimamente processados e preparações culinárias ao invés de alimentos ultraprocessados. “Ou seja, é muito melhor optar por água, leite e frutas no lugar de refrigerantes, bebidas lácteas e biscoitos recheados. Preferir comida feita na hora, comida caseira como caldos, sopas, saladas, molhos, arroz e feijão, macarronada, refogados de legumes e verduras, farofas, tortas, entre tantas opções, ao invés de algo industrializado, produtos que dispensam preparação culinária ao exemplo de sopas “de pacote”, macarrão instantâneo” e pratos congelados prontos para aquecer, por exemplo”, pontua.

Dicas para o melhor aproveitamento das refeições

Além dessas orientações, Alessandra pontua ainda outras dicas que podem fazer toda a diferença na alimentação do dia a dia:

  • Quando você for se alimentar procure fazê-lo em lugares tranquilos e limpos;
  • Desenvolva suas habilidades culinárias, tendo o cuidado de preparar os alimentos de forma segura;
  • Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos;
  • Seja crítico, esteja atento aos mitos e ao apelo da publicidade enganosa em torno da alimentação. Avalie as informações que chegam até você e aconselhe seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.

Sobre a higiene dos alimentos as recomendações também são de extrema importância. Confira outras orientações da profissional para a hora do preparo das refeições:

 - Higienize as mãos com frequência usando água e sabão, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

- Utilize agentes sanitizantes para higienização de objetos pessoais e superfícies frequentemente utilizadas.

 - Higienize frutas e hortaliças, afastando a contaminação por microrganismos.  Faça isso da seguinte maneira:

1° remova as partes não comestíveis e partes deterioradas destes alimentos.

2° lave em água corrente as frutas e hortaliças uma a uma, e no caso das verduras, folha a folha.

3° deixe de molho em solução clorada por 15 minutos. Para preparar a solução clorada utilize 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio ou água sanitária (sem alvejante) para 1 litro de água.

- Depois é só enxaguar e secar, com auxílio de papel toalha ou centrífuga de alimentos, e guardar na geladeira o que não for consumir de imediato. 

- Importante!  Só o cloro consegue matar microrganismos, como vírus, bactérias e fungos.  Não utilize vinagre e bicarbonato.

Confira no podcast preparado pela Agência de Comunicação da Unesc estas e outras informações explicadas pela professora Alessandra Zanette Ghsi Frassetto:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de março de 2020 às 11:35
Compartilhar Comente

Deixe um comentário