Nutrição

Unesc realiza primeiro Simpósio Multidisciplinar do Cuidado da Pessoa com Câncer

Unesc realiza primeiro Simpósio Multidisciplinar do Cuidado da Pessoa com Câncer
Evento reuniu acadêmicos de diferentes cursos da área da saúde na noite desta terça-feira (1/10) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Estiveram reunidos no Auditório Ruy Hülse, na noite desta terça-feira (1/10), acadêmicos e professores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, e Psicologia para o Simpósio Multidisciplinar do Cuidado da Pessoa com Câncer. O evento contou com a presença de profissionais da área para abordar diferentes aspectos do diagnóstico e tratamento dos principais tipos de câncer que acometem as mulheres, em especial o câncer de mama.

Participaram da abertura oficial do simpósio a professora e representante da comissão organizadora das ações alusivas à campanha Outubro Rosa da Unesc, Franciele de Freitas Gava, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, a vice-presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Suzel Ramos e o representante do Centro Acadêmico do curso de Enfermagem, Alessandro Possoli.

A oportunidade reunir os cursos da área da saúde em prol de uma ação como essa, para Franciele, representa uma grande conquista para a Universidade. “Por isso essa é uma noite muito alegre para nós. Quando a gente consegue ver aqui acadêmicos de diferentes cursos para conversar sobre esses assuntos, aprender, integrar, é algo muito positivo”, salientou.

Ao relatar um caso vivido em sua própria família, a diretora Fernanda chamou a atenção dos acadêmicos presentes para a importância da prevenção, do cuidado e do incentivo para que as pessoas em seus entornos também tenham essa atenção especial com a saúde, destacando a importância de eventos que levantem novas informações sobre o tema. “Nós não podemos fechar nossos olhos para esse assunto. Viver um caso de perto mudou a minha vida e da minha família completamente. Isso abriu nossos olhos e agora faço questão de alertar sobre isso, sobre o diagnóstico tardio, sobre olharmos de forma mais ampliada uns para os outros e cuidarmos de quem está ao nosso redor, familiares, amigos e pacientes que logo estarão com vocês”, destacou.

Participaram da noite de apresentações de dados e discussões no Simpósio, a enfermeira Barbara de Freitas; o fisioterapeuta especialista em cancerologia, Germano Duarte Porto; e o médico mastologista Gustavo Coral Silveira, mediados pela professora Cecília Marly Spiazzi dos Santos.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de outubro de 2019 às 22:37
Compartilhar Comente

Deixe um comentário