Colégio Unesc

Aluna do Colégio Unesc é vencedora estadual da 51ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas

Aluna do Colégio Unesc é vencedora estadual da 51ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas
Ana Maria Teixeira e o Colégio receberão uma premiação em dinheiro e certificados pela participação (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

A aluna Ana Maria Teixeira, do nono ano/2 (9°II) do Colégio Unesc, foi a grande vencedora da etapa estadual do 51° do Concurso Internacional de Redação de Cartas - UP 2022!, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, em parceria, no Brasil, com os Correios. A estudante e o Colégio receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.300 cada e certificados pela participação.

Com o desafio “Escreva uma carta a uma pessoa influente para explicar por que e de que forma ela poderia tomar iniciativas para combater a crise climática”. Ana Maria escolheu enviar sua mensagem para Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, proprietária da rede de lojas de varejo Magazine Luiza. A escolha da empresária foi por sua destacada administração à frente de um grande conglomerado comercial, pela atuação durante a pandemia do Covid-19 e pela sua luta de empoderamento das mulheres. “Eu admiro muito ela e o trabalho que desenvolve socialmente“, explicou.

Terra do Nunca

Em uma parte da carta a aluna fala à remetente sobre a sua preocupação com o meio ambiente e cita trecho do conto infantojuvenil “A terra do Nunca”, do escritor escocês J. M. Barrie. “É pensando nisso que gostaria de convidar a senhora para sonhar comigo. Sonhar a beleza de uma terra livre, onde as fronteiras que existem serão o nosso desejo de cuidar. Em nossa Terra do Nunca as manchetes dos jornais nunca vão retratar o sofrimento de um povo que está cansado das barbaridades do homem. Na nossa visão de terra perfeita, nunca milhares de pessoas perderiam suas vidas para os desastres denominados naturais. Na verdade, ando me perguntando se Sir James Matthew Barrie descrevesse hoje a Terra do Nunca, como seria? ”, questiona na carta.

A aluna ficou muito feliz ao saber do resultado. “Eu não imaginava. Porque quando eu estava escrevendo, queria dizer à Luiza sobre a minha insegurança com a situação do meio ambiente. Eu falei na carta sobre incentivo à educação e as leis de fiscalização, algo que precisa ser feito para que possamos melhorar sobre a poluição e sobre os efeitos climáticos, desastres climáticos e tudo que destrói a nossa terra”, pontuou.

Mãe incentivadora

Esta é a primeira vez que Ana Maria participa de um concurso literário, motivo de orgulho na escola e em casa. “A minha mãe sempre me incentivou, assim como as minhas professoras de português me incentivam muito. Depois dos incentivos, comecei a escrever alguns poemas e assim eu resolvi participar do concurso para ver como estava minha escrita”, comentou

Apoio pedagógico

As professoras de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio, respectivamente, Beatris Pizzoni de Freitas e Vivian Cypriano, foram convidadas pela coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF), Wânia Inácio da Silva Ramos a participarem do concurso com suas alunas. “Aceitamos de imediato o desafio. Buscamos auxiliar as estudantes em todo o processo de produção. Porém, como tínhamos pouco tempo hábil, buscamos incentivar as participantes por meio do encorajamento da escrita e da disponibilização de materiais e fontes confiáveis para pesquisa. A aluna Ana Maria sempre demonstrou um domínio muito satisfatório dos processos criativos da escrita e das competências de uma leitora crítica. Ficamos muito felizes com o resultado”, explicou a professora Beatris.

Empresária agradece

A empresária Luiza Helena, através de sua assessoria, enviou um carinhoso recado para a estudante Ana Maria. “Olá Ana Maria, fiquei muito feliz por você ter me escolhido para endereçar a carta neste concurso, e ainda mais por ser um tema tão importante como o ambiental, espero que você siga firme em seus propósitos, precisamos de jovens como você, engajada em causas como o combate a crise climática. Meus parabéns, um abraço! ”, agradeceu.

Confira a carta na Íntegra:

08 de março de 2022

Prezada Luiza Trajano,

Gostaria de saber se a senhora conhece o texto infantil que retrata a fantasia de Peter Pan, acredito que sim, pois é um texto antigo e prestigiado na literatura infanto-juvenil. Como é de conhecimento comum, a Terra do Nunca retrata o universo perfeito em questão do meio ambiente. Uma sintonia entre mar, terra e ar, para criar esse mundo fantástico, o autor se inspirou em nosso planeta.

É pensando nisso que gostaria de convidar a senhora para sonhar comigo. Sonhar a beleza de uma terra livre, onde as fronteiras que existem serão o nosso desejo de cuidar. Em nossa Terra do Nunca as manchetes dos jornais nunca vão retratar o sofrimento de um povo que está cansado das barbaridades do homem. Na nossa visão de terra perfeita, nunca milhares de pessoas perderam suas vidas para os desastres denominados naturais. Na verdade, ando me perguntando se Sir James Matthew Barrie descrevesse hoje a Terra do Nunca, como seria?

As belas florestas devastadas por queimadas, o ecossistema e a biodiversidade prejudicados pela própria ação do homem, que mesmo com tantos avisos se recusou a ouvir a voz da natureza, fazendo com que animais fossem extintos e desastres climáticos destruíssem a vida de pessoas inocentes. Na Alemanha e na Bélgica, em 2021, enchentes devastaram as cidades, no Ártico uma área de gelo marinho equivalente ao tamanho da Flórida acabou se desprendendo, sem contar a emissão de CO2 no ar que prejudicam nossa atmosfera, a queima de carvão, o excesso de lixo, todos esses problemas fazem parte dos principais motivos para o efeito estufa e aquecimento global estarem acontecendo. Esse seria o panorama que J. M. Barries teria hoje para escrever a fantasia de Peter Pan, tenho convicção de que as crianças perdidas usariam máscaras e não seria por causa da COVID-19. 

A senhora deve estar se perguntando o motivo do meu convite. Os últimos anos foram escuros para a humanidade, contudo, acompanhei sua trajetória impecável ao comando de sua empresa. Onde observamos a vida humana ser trocada por moeda, a senhora se manteve firme na preservação da vida, é por esse motivo que não existe pessoa mais apta a sonhar comigo. Nosso povo precisa compreender que toda ficção e fantasia tem como base a realidade.

Proponho investimentos na educação tendo em vista que essa é a maior arma que temos contra a desinformação, também é um grande passo para conscientizarmos nossas crianças, jovens e adolescentes, que irão trazer de volta a idealização do nosso planeta perfeito. Além disso, a fiscalização e o monitoramento das leis ambientais também precisam ser feitas mais rigidamente e os governos devem adotar um sistema que ajude na retirada de CO2. Algumas sugestões para essa ação seriam:

1) a bioenergia com captura e armazenamento de carbono (forma de usar fotossíntese para combater as mudanças climáticas);

2) aumentar a presença de carbono no solo de fazendas;

3) reflorestamento das plantas nativas (fotossíntese remove o dióxido de carbono naturalmente).

Entendo que todas as minhas propostas devem ser revistas por pessoas competentes do ramo em questão, pois minha missão com esta carta é oportunizar que minha geração volte a sonhar. Aproveitando a oportunidade, estendo meu convite a toda a humanidade, lembrando que na Terra do Nunca não existe idade, todos temos direito de acreditar e lutar. Portanto solicito que devolvam nosso direito a sonhar com a perfeita sintonia entre mar, terra e ar.

Atenciosamente;

Ana Maria Teixeira Alvarenga 

O concurso

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), e tem o objetivo de fomentar a escrita e a alfabetização através da arte epistolar. Incentiva a expressão da criatividade e o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. Participam estudantes de até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais.

Confira abaixo a notícia divulgada pelos Correios:

Estudante de Criciúma vence etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas

Da Terra do Nunca para um mundo em que o meio ambiente é respeitado e defendido por todos. Inspirada pelas aventuras de Peter Pan, personagem clássico da literatura infantil, a estudante Ana Maria Teixeira Alvarenga conquistou a etapa estadual da 51ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas. Promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada na Suíça, o concurso é realizado no Brasil pelos Correios.

Ainda surpresa com o resultado, Ana Maria conta que não imaginava que tantas pessoas se interessariam por suas palavras. “Minha redação ter sido escolhida me faz acreditar que aquilo que eu escrevi pode se tornar realidade e que nossas vozes podem ser escutadas”, diz a estudante de 14 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio UNESC, de Criciúma.

Este ano, o tema foi “Escreva uma carta a uma pessoa influente para explicar por que e de que forma ela poderia tomar iniciativas para combater a crise climática”. Pensando na questão, Ana Maria escreveu uma carta para a empresária Luiza Trajano, sugerindo ações de conscientização ambiental, investimento na educação e monitoramento das leis referentes ao tema.

Os livros sempre foram importantes e presentes na vida de Ana Maria. O concurso foi uma oportunidade de testar e evoluir o seu processo de escrita. “Foi bem difícil no começo porque as ideias que eu tinha não pareciam se encaixar com o tema, mas com esforço e ajuda das pessoas certas eu consegui desenvolver bem meu texto”, revela. O incentivo em participar do concurso veio do colégio e da professora de português, Beatris Pizzoni.

A diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, conta que a proposta do concurso despertou um sentimento de recomeço, de voltar a desenvolver ações que por longos meses estiveram em suspenso devido à pandemia. “A professora Beatris e a coordenadora Wânia Inácio Ramos aceitaram o desafio e conseguiram engajar nossos estudantes - e o resultado não poderia ser melhor”, comemora a diretora.

Tanto a estudante vencedora como o colégio elogiam a realização do concurso e recomendam a participação dos estudantes. Para a diretora Giselle, “representar a comunidade escolar no concurso traz propósito para nossas vidas”. Já Ana Maria ressalta a oportunidade de se expressar pela escrita: “Todos temos direito de acreditar e lutar”, como conclui em sua redação vencedora.

Resultado nacional – O objetivo do concurso é melhorar a alfabetização de jovens por meio da redação de cartas, incentivando a expressão da criatividade e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. Este ano, a vencedora nacional foi Bárbara Yijiu Faria Sung, estudante de 15 anos de Maringá, no Paraná. Todos os resultados da fase nacional e estadual podem ser conferidos no site dos Correios.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de maio de 2022 às 19:30
Compartilhar Comente

Deixe um comentário