Colégio Unesc

Alunos em campo para a última maratona do Enem 2021

Alunos em campo para a última maratona do Enem 2021
Segundo domingo de provas será de foco voltado à matemática e ciência da natureza e suas tecnologias (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os estudantes do Terceirão do Colégio Unesc Patrícia Pereira Pagani e Cauã Cabral estão entre os milhões de candidatos que encararam, neste domingo (28/11), a segunda e última etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Empolgados, os dois estiveram no estande preparado pelo Colégio para recepcionar os estudantes com água, lanche e incentivo pré-provas, que neste dia serão focadas em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática

Cauã pretende usar o desempenho no Enem para conquistar uma vaga no curso de Medicina na Unesc. Já Patrícia, quer garantir um bom resultado para acessar bolsa na graduação em Pedagogia, também na Universidade. “Mal posso esperar para iniciar o curso”, disse, animada Patrícia.

Para Cauã, apesar de as temáticas deste segundo dia de provas terem maior grau de relevância para a nova geral do Exame, graças à Teoria de Resposta ao Item (TRI), a expectativa é de que seja mais tranquilo. “Não exige tanta leitura das questões e o tempo dedicado à redação, como no primeiro dia, porém, sabemos que essas questões valem mais e sentimos um frio na barriga”, comentou antes de entrar na sala.

Na próxima sexta-feira (3/12) os dois garantirão mais um passo com a formatura do Terceirão, mas, a depender da preparação do Colégio, da vontade e do empenho dos alunos, esse será o fechamento de um ciclo e o início de outro ainda mais brilhante junto da Unesc. “Ficamos muito felizes por acompanhá-los ao longo desses desafios e saber que é aqui na nossa Universidade que eles escolheram continuar suas vidas acadêmicas”, comenta a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Mainara Figueiredo Cascaes que, assim como a diretora Giselle dos Passos Vieira, também esteve no QG do Colégio recepcionando os alunos.

Preparados para as provas

Professora de Química do Colégio Unesc, Michele Coral Dutra esteve com os alunos nos momentos pré-prova neste domingo e procurou transmitir confiança aos candidatos. Conforme ela, foram realizados cinco encontros no projeto Prepara Enem, aberto também à comunidade em geral, no qual foi possível revisar alguns conteúdos e relembrar temáticas que costumam fazer parte do Exame. “Procuramos transmitir confiança de que eles estão bem preparados e acalmá-los, pois é sempre um momento no qual ficam tensos, já que se trata de algo importante para a vida acadêmica”, comenta.

Sentindo o “clima” do Exame

Eduardo Rodrigues Valcarenghi ainda está na Primeira Série do Ensino Médio e foi um dos alunos da turma que optou por já realizar a prova do Enem. Conforme ele, que se diz entusiasta de alguns assuntos, é importante ter contato com as questões da prova e se propor a responder as perguntas de nível mais avançado, para que esteja cada vez mais preparado até o Terceiro Ano. “No primeiro dia de prova já senti que entrei cedo demais na sala. Eu nunca tinha participado de algo assim e foi importante também para eu viver na pele as regras de quando iniciar, como me organizar com o tempo e tantos outros detalhes que fazem a diferença”, compartilhou.

Os blocos nos quais foram aplicadas as provas do Enem neste domingo fecharam às 13h. O prazo final para realização do Exame é às 18h30.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de novembro de 2021 às 21:29
Compartilhar Comente

Deixe um comentário