Colégio Unesc

Proerd: da sala de aula à prevenção no Colégio Unesc

Proerd: da sala de aula à prevenção no Colégio Unesc
Formatura dos alunos do 5º ano coroou um trabalho de conscientização que envolveu estudantes e a Polícia Militar (Fotos: Daniela Savi/AgeCom) Mais imagens

Um projeto que conscientiza, previne e transforma vidas, levando informações e habilidades necessárias para se viver socialmente de maneira saudável, sem drogas e violência. Esse é o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), executado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e que alcançou mais uma turma: os alunos do 5º ano do ensino fundamental do Colégio Unesc. A cerimônia de formatura ocorreu na tarde desta sexta-feira (26/11), também último dia de aula na instituição, e contou com a presença do policial instrutor do programa, Igor Miguel de Macedo, e de professores.
 
Por conta da pandemia, a formatura com todos os participantes e que enchia o ginásio de esportes não vem sendo realizada. Porém, para não deixar passar a data em branco, a equipe do programa preparou uma maneira alternativa de assinalar a conclusão e garantir a entrega do certificado aos participantes.


Isabela Corrêa Bonfante foi uma das estudantes que fez parte dessa edição do Proerd. Após apanhar o certificado, confirmou o quanto a experiência foi relevante. “Aprendi muito sobre bullying, a evitar drogas. Gostei muito de ter participado e foi uma experiência muito boa. Vou aplicar tudo o que aprendi na minha vida”, comentou.


A diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, também deixou um recado para os alunos e enfatizou que um projeto que alia educação e prevenção à violência, demonstra que as boas escolhas, nos tornam cidadãos de bem. “O papel da polícia não é só combater crime. Quando temos parceiros assim que abordam não só conteúdos, mas a cidadania, isso ajuda cada vez mais na transformação. Esse é o caminho da educação. Que vocês escolham sempre o melhor caminho”, salientou. 


Resultados


Capacitar o estudante a viver de maneira saudável, sem drogas e violência é o grande objetivo do projeto, que retomou as suas atividades neste ano, depois de um período suspenso por conta da pandemia de Covid-19. Foram realizados 10 encontros ao longo do segundo semestre no Colégio Unesc.
 
“Falamos muito mais assuntos, do que só sobre drogas, abordamos também sobre a violência, o bullying, como se comunicar, o respeito aos pais e aos colegas”, comentou o policial. 
Somente neste segundo semestre estão sendo atendidos 920 alunos divididos em 35 turmas.


Durante a cerimônia, os alunos, acompanhados da coordenadora Wânia Inácio Ramos e da professora Sandra Tramontin, cantaram a canção do programa e ainda dançaram. “Que o respeito seja mantido em nossas vidas e que vocês possam, todos os dias, lembrar e praticar”, salientou a professora Wânia.


Proerd


O programa consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a PMSC, a escola e a família, tendo como missão ensinar aos estudantes, habilidades para tomada de boas decisões, para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2021 às 17:30
Compartilhar Comente

Deixe um comentário