Colégio Unesc

Educação e esporte lado a lado no Colégio Unesc

Educação e esporte lado a lado no Colégio Unesc
Lucas e Maria Clara são destaques no xadrez, e Luísa foi convocada para Seleção Brasileira de Atletismo(Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Colégio Unesc vem colecionando provas de que a união de esforços entre educação e esporte garante bons frutos. São vários atletas que, além da rotina de estudantes, dedicam-se às mais diversas modalidades e com resultados expressivos. No último fim de semana, o colégio comemorou três boas notícias sobre seus talentos esportivos.

Dois alunos fizeram bonito no 31º Festival Panamericano de Xadrez da Juventude, realizado em Florianópolis e disputado de forma híbrida. Lucas Emanuel Alves, do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Unesc, competiu no formato online em duas categorias, os chamados ritmos. No Xadrez Rápido, ficou em terceiro lugar na classificação geral entre dez competidores. Ele venceu quatro partidas contra concorrentes da Jamaica, Chile, Paraguai e México, empatou duas vezes (contra um jamaicano e um mexicano) e perdeu apenas uma partida, para um adversário da Bolívia. Na categoria Blitz, Lucas terminou na sexta posição.

Maria Clara da Silveira Senger, colega de Lucas no 1º ano, disputou três ritmos: Xadrez Clássico, Xadrez Rápido e Blitz. No Clássico, Maria Clara encarou 30 jogadoras de 13 países, terminando em 17º lugar com três vitórias (contra El Salvador, Barbados e Guatemala), três empates diante de Paraguai, Brasil e Venezuela, sendo que a venezuelana é mestre pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE), e perdeu duas vezes, para uma paraguaia e uma boliviana. Nesta etapa, a estudante do Colégio Unesc disputou suas partidas no formato híbrido, em espaço montado no Praia Brava Hotel, na capital catarinense.

Nos ritmos Blitz e Xadrez Rápido, as disputas foram virtuais, com partidas realizadas através do computador, de casa. No Blitz, Maria Clara terminou em sexto lugar e no Rápido ela teve chance de pódio até a última rodada, mas acabou com a sexta colocação. Neste evento, o único realizado no Brasil com pontuação para o ranking da FIDE, ela ganhou 82,3 pontos. Para Maria Clara, a competição é uma oportunidade de adquirir experiência. “Foi um Festival muito acirrado com ótimas jogadoras, pretendo cada vez mais evoluir para alcançar resultados ainda melhores", declarou a enxadrista.

Atletismo da Unesc na Seleção

Outra boa notícia foi a convocação da aluna, pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), para participar dos treinamentos em Bragança Paulista (SP), no salto em altura, visando os Jogos Sul-Americano Sub-18, que serão disputados nos dias 25 e 26 de setembro em Encarnación, no Paraguai. Luiza Lopes é atleta da Sociedade Recreativa Mampituba com o apoio do Colégio Unesc, para a sua formação escolar. Atualmente ela está cursando o 2º ano do Ensino Médio.

Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Mainara Cascaes, é muito gratificante ter alunos construindo percurso formativo em uma escola inserida em uma Universidade. “Eles são grandes exemplos e motivadores nas práticas esportivas e tudo que vem alinhado ao esporte, que são as competências e habilidades que o mundo esportivo traz, como comprometimento, responsabilidade, trabalhos coletivos. Isso são premissas muito importantes para o esporte como para o Colégio Unesc”, destacou a coordenadora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de setembro de 2021 às 23:10
Compartilhar Comente

Deixe um comentário