Colégio Unesc

Crianças do Colégio Unesc participam de aula virtual com a presença de um professor indígena

Crianças do Colégio Unesc participam de aula virtual com a presença de um professor indígena
Atividade fez parte das aulas mediadas por tecnologia do terceiro ano do Ensino Fundamental (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Os alunos do terceiro ano do Colégio Unesc participaram de uma atividade que os encheu de empolgação na tarde desta quinta-feira (23/7). A turma, comandada pela professora Elaine Ugioni Urbano, recebeu um convidado para a aula mediada por tecnologia. Esteve virtualmente presente com o grupo o convidado Francisco Moreira Alves, professor na aldeia onde vive, em Torres, no Rio Grande do Sul.

Francisco, que vive com a família e leciona na tribo Bbya Guarani, contou aos pequenos como é a vida dos indígenas, algumas de suas tradições e dificuldades nos tempos atuais. Entre as informações abordadas pelo cacique esteve o conteúdo ensinado nas escolas das tribos, que se dividem entre os assuntos que se assemelham as escolas tradicionais, como matemática, história e geografia, com tradições da tribo. “Ensinamos, por exemplo, a Educação Física Guarani e a tradicional, assim eles aprendem as duas formas e continuam levando adiante a história do nosso povo. Da mesma forma o idioma, é importante que eles aprendam também o Guarani”, comentou.

As crianças, que em sua maioria tiveram a oportunidade de conhecer Francisco e colegas da tribo que fizeram visita à Unesc, não economizaram nas perguntas e curiosidades sobre a vida e o idioma utilizado na aldeia.

Para a professora da turma, que já acompanhava a ansiedade dos pequenos para o momento de conversa com o professor, a empolgação foi além da expectativa. “Eu já sabia que eles estavam aguardando muito por esse momento. Tanto os que ainda não conheciam, quanto os que participaram da visita dos integrantes da tribo ao colégio no último ano, estavam todos animados com a nova oportunidade trocar conhecimentos e aproveitaram ainda mais que o esperado essa oportunidade de aprendizado”, descreveu.

Ao longo do encontro virtual Francisco pôde mostrar parte da sua família, assim como a prática de artesanato feita pela esposa no momento da transmissão.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de julho de 2020 às 16:35
Compartilhar Comente

Deixe um comentário