Colégio Unesc

Alunos do ensino médio do Colégio Unesc surpreendem ao apresentar resultados de pesquisas científicas

Alunos do ensino médio do Colégio Unesc surpreendem ao apresentar resultados de pesquisas científicas
Trabalhos foram elaborados ao longo de três meses na disciplina de Educação Física (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O universo da pesquisa científica já faz parte da vida dos alunos do ensino médio do Colégio Unesc. Por meio da disciplina de Educação Física adolescentes do primeiro, segundo e terceiro ano realizaram, ao longo dos últimos três meses, pesquisas qualificadas, com direito a problematização, pesquisa em banco de dados, análises de resultados, entrevistas e apresentação em nível de graduação. A ação é mais uma atividade que reforça o contato do Colégio Unesc com a Universidade e suas possibilidades de trabalho em pesquisa.

A responsável pela apresentação dos conceitos de pesquisa científica e, mais do que isso, da mistificação das impressões sobre o que é considerado uma pesquisa, foi a professora Francine Costa de Bom. Nesta quinta-feira (23/7) parte dos alunos fez a apresentação dos resultados das suas pesquisas em Webinar transmitido pela Unesc TV no YouTube.

As temáticas envolveram as modalidades esportivas Futebol e Jiu-jitsu e, dentro disso, questões que variaram desde aplicativos que auxiliam atletas, torcidas, benefícios das práticas, entre outros, conforme a escolha de cada um dos alunos de primeiro, segundo e terceiro ano.

Os alunos participantes que participaram do webinar representando a primeira série do ensino médio foram Gabriel Lobato Gomes, Luísa Lummertz Colares Lopes e Vitória Rosado Souto; da segunda série Maria Eduarda Raicik De Medeiros, Max De Lira Da Costa e Patrícia Pereira Pagani e da terceira série Bruno Moreira Carola, Helena Nuernberg Colombo, Igor Alexandre Ghisi e Marco Antonio Dagostim Heleodoro.

Expectativas superadas

Aluno do terceiro ano, Marco Antonio Dagostim Heleodoro se prepara para ingressar na Universidade no próximo ano. O adolescente estudou no projeto a Análise de Desempenho do Futebol, com foco na compreensão da quantificação dos dados para melhorar táticas e desempenho das equipes. “Achei muito interessante a ideia de desenvolver o projeto e nos aproximar dessa realidade. Não é algo que tenha me surpreendido, pois Colégio sempre busca inovar e esse foi mais um exemplo. A gente sabe que esse tipo de ensinamento vai ser necessário fazer a pesquisa científica logo mais nas próximas etapas dos nossos estudos”, opinou.

A diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, acompanhou todo o webinar e fez questão de agradecer a todos os envolvidos. “Esse foi um momento cheio de alegrias. Foi o primeiro passo de um trabalho que com certeza terá continuidade. É para isso que trabalhamos no Colégio Unesc. Deixo nossos parabéns para todos em especial aos que dispuseram em fazer a apresentação. Saímos desse evento com ainda mais orgulho de todos vocês”, destacou.

Para a coordenadora pedagógica Mainara Figueiredo Cascaes a apresentação desta quinta-feira marca um momento ímpar para o Colégio Unesc e para a Universidade. “Unir o carinho do Colégio com a experiência da Universidade não poderia ser mais característico da nossa realidade. O coração está cheio de orgulho com esse resultado”, completou.

O diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, também assistiu as apresentações dos adolescentes e pôde reconhecer com entusiasmo a semente da pesquisa já plantada ainda na idade escolar. “Ficamos muito felizes com esse contato. O Colégio Unesc faz parte da nossa Universidade e não só é uma estrutura dentro do campus. Esse contato prova isso e mostra o início de um caminhar para se desenvolver na graduação, quem sabe depois em uma trajetória na pós-graduação”, pontuou.

Na avaliação da responsável por todo o projeto, a professora da disciplina de Educação Física, o empenho dos alunos ao longo de todos os meses de pesquisa e o desempenho das apresentações fortalece ainda mais a convicção da importância da atividade. “Tivemos uma trajetória muito próxima do que acontece nas orientações de uma monografia, com eles vivendo cada etapa, conhecendo a investigação e o processo de pesquisa. Eu tinha uma expectativa quanto ao trabalho, mas o resultado superou essa expectativa e foi muito além. É algo que certamente será multiplicado”, acrescentou Francine.

O vídeo do Webinar do Colégio Unesc está disponível no canal da Unesc TV no YouTube.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de julho de 2020 às 15:18
Compartilhar Comente

Deixe um comentário