Colégio Unesc

Projeto “Minha Vida, uma história” relata trajetória de vida de alunos do Colégio Unesc

Projeto “Minha Vida, uma história” relata trajetória de vida de alunos do Colégio Unesc
Turma do 1º ano do Ensino Fundamental coletou fotos e objetos que contam histórias familiares e pessoais (Fotos: Carina de Freitas) Mais imagens

Familiares, lar, amigos e peculiaridades de cada um. Estes foram alguns dos temas abordados pelo projeto “Minha Vida, uma História”.  A iniciativa faz parte das aulas do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, e busca reunir memórias pessoais de cada aluno, através de fotos selecionadas, em conjunto com familiares, e reunidas em um álbum que conta a vida de cada um dos estudantes. O projeto é parte de outro projeto contínuo do Colégio Unesc, “Família, meu bem maior”, que busca aproximar o ambiente familiar com o escolar.

A professora do 1º ano, Patrícia Stanger Cardoso, foi quem conduziu o processo de reconhecimento da história de cada estudante. Através de processos de pesquisa, os alunos reuniram fotos, brinquedos, roupas, sapatos e outros objetos relacionados a sua história de vida. “Ao final, transformamos tudo em um livro único para cada estudante, que foi entregue para os pais e que conta toda a trajetória das crianças, desde o nascimento até os dias atuais, passando também pela história familiar de cada um, onde eles buscaram suas origens”, explicou a docente.

O livro é a representação física do resgate histórico familiar e pessoal, e contou, também, com a origem dos sobrenomes da família, como os pais e avós dos alunos se conheceram, motivo e significado da escolha de nomes, entre outros aspectos que auxiliaram na descoberta de cada estudante como ser único e individual. “É uma maneira deles saberem que são seres humanos únicos dentro do ambiente familiar e escolar, que existem e que isso tem um significado e relevância”, completou Patrícia.

Planejamento pedagógico

Por oportunizar a descoberta da história de vida de cada aluno, o projeto “Minha Vida, uma história” é de grande valia para o Colégio Unesc. “É uma ação que traz um olhar e um conhecimento sobre a valorização da vida de cada aluno, sua história, ambientes em que vivem e todas as pessoas que fazem parte de cada história”, apontou a coordenadora pedagógica do Colégio, Carina de Freitas.

Com a iniciativa, a criança vivencia situações reais, além de aprender a ver o mundo ao seu redor de maneira crítica e autônoma. “O foco é que se questione mudanças e atitudes do cotidiano, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos. Um evento lindo e emocionante, que auxilia o Colégio a seguir por um caminho rumo à uma formação humana, inclusiva, com princípios e valores, sobretudo cultivando a paz”, completou Carina.

Assim como todas as iniciativas do projeto “Família, meu bem maior”, o “Minha Vida, uma história” também busca fortalecer a formação integral para a vida escolar, acadêmica e pessoal dos estudantes. “Nosso objetivo é sempre trazer a família para o ambiente escolar, pois acreditamos que o desenvolvimento integral dos alunos também depende da presença dos pais, de outros membros da família”, pontuou a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires. “E é isto que o Colégio Unesc busca, a formação integral para que, no futuro, tenhamos adultos conscientes, críticos, participativos e transformadores”, arrematou.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de setembro de 2019 às 20:45
Compartilhar Comente

Deixe um comentário