Colégio Unesc

Família e escola unidas na Festa da Família do Colégio Unesc

Família e escola unidas na Festa da Família do Colégio Unesc
Evento contou com atividades, brincadeiras e piquenique para pais e alunos (Fotos: Fagner Santos, Carina de Freitas) Mais imagens

A fim de aprimorar as relações entre família e escola, a Festa da Família do Colégio Unesc trouxe brincadeiras, jogos, atividades físicas, parceria e diversão. O evento ofereceu diversas atividades, tais como passeio ciclístico pelo campus da Unesc, vôlei, dança, xadrez e piquenique ao ar livre.

Quem aproveitou o dia de diversão e integração foi o Marco Antônio Martins. Ele aproveitou para andar de bicicleta com o filho, Vinicius Fernandes Martins. “É um tempo que temos fora da correria do cotidiano para passarmos juntos”, comenta.

Martins também elogiou a iniciativa da Unesc de implantar uma ciclovia e disponibilizar bicicletas gratuitas. Iniciativa fantástica, pois envolve as pessoas em uma prática saudável, ajudando contra o sedentarismo, além de ser um meio de locomoção que não polui o meio ambiente, altamente sustentável”, disse.

O filho, aluno do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, também gostou da atividade. “Muito divertido, quero andar mais vezes de bicicleta com meu pai”, afirmou Vinícius.  

Foco na diversão

O passeio de bicicleta pela ciclovia da Unesc foi apenas uma das diversas atividades que a Festa da Família ofereceu. A Bruna Dal-Bó, por exemplo, aproveitou o dia para jogar vôlei com outros pais de alunos. “Uma chance para conhecermos os pais dos colegas do meu filho e os professores do Colégio”, ressaltou.

Mas o foco foram as brincadeiras com o filho Theo, aluno do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. “Uma excelente iniciativa, integradora e que oferece a chance de passarmos um tempo de qualidade com nossos filhos, que foi o meu caso”, disse a mãe. “Jogamos peteca e várias brincadeiras legais com minha mãe e meu pai”, completou o filho.

Ambiente amigável para a participação familiar

A assessora pedagógica administrativa da Diretoria de Ensino da Unesc, professora Andréa Rabelo Marcelino, aprovou a Festa da Família. “A Festa está muito legal, trouxe muitos pais e alunos e oferece diversas atividades que aproximam a família da escola. É nítida a felicidade das crianças de estarem aqui com os pais, brincando e se divertindo”, elogiou a docente, que também apontou a importância da integração entre família e escola. “A escola tem que abrir o espaço para que a família entre e se firme no ambiente escolar, pois é assim que a escola se fortifica e concretiza o ensino humanizado”, argumentou Andréa.

E o ambiente foi planejado para oferecer o máximo em diversão para as famílias presentes na Festa. “Temos brincadeiras para todos os gostos, que vão desde esportes como o vôlei, futsal e basquete, até jogos cooperativos, criação de brinquedos, plantação de mudas e o passeio de bicicleta pelo campus”, elencou o professor Marcio Evaldt, responsável por organizar as atividades da Festa da Família.

O professor do curso de Educação Física da Unesc, Gildo Volpato, também auxiliou nas atividades. “Temos acadêmicos do curso pondo em prática o que aprenderam na disciplina de ‘Brinquedos e brincadeiras’, além dos estagiários do Colégio”, completou Evaldt.

Viés pedagógico no planejamento da festa

Todas as atividades procuraram oferecer um viés pedagógico, tanto para pais, quanto para os alunos. “É um momento importante de integração, já que a presença dos pais nas brincadeiras proporciona às crianças o entendimento de respeito ao próximo, valorização da família e conhecerem a importância da brincadeira, tanto os pais quanto as crianças”, explicou a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Carina de Freitas.

A festa da Família também buscou incentivar a interação frequente entre pais e filhos. “Esse contato ajuda no desenvolvimento cognitivo e na memória afetiva das crianças, pois são momentos como este que marcam no desenvolvimento infantil”, emendou Carina.

Ao final do dia, o contato entre pais e filhos ajudou a fortalecer laços familiares em busca de um objetivo em comum: o conhecimento integral. “Foi tudo maravilhoso, pois vimos o envolvimento dos pais com as crianças, buscando interagir e se conhecerem melhor”, pontuou a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires. “Alguns até não brincavam há tempos com os filhos, mas as diversas atividades oferecidas divertiram as famílias e abriram as portas para que pais e filhos conheçam, juntos, o ambiente escolar e aprendam a desenvolver o conhecimento integral em conjunto” finalizou Marlene. A Festa da Família é parte do projeto “Família, Meu Bem Maior”, realizado durante o ano todo pelo Colégio.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de setembro de 2019 às 13:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário