Colégio Unesc

Projeto 1º ano/EF - Aprendendo com os Povos Indígenas"

Senhores pais e/ou Responsáveis
A turma do 1° ano EF está realizando o projeto “Aprendendo com os Povos Indígenas” com o objetivo de incentivar o interesse pelo patrimônio cultural nacional que tanto precisa de um olhar de pertencimento e necessário cuidado e preservação. Lamentamos com tristeza o incêndio ocorrido, recentemente no Rio de Janeiro, que destruiu o Museu Nacional (lar da arqueologia brasileira e do conhecimento científico em diferentes áreas).  
Nossa intenção é oportunizar de forma lúdica e interativa a compreensão do valor inestimável de nossas ações para salvaguardar a cultura material e imaterial dos povos originários. Nesse projeto, realizamos uma saída de estudos ao Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), lá os arqueólogos falaram sobre suas descobertas e realizaram oficinas demonstrando técnicas da arqueologia experimental como a utilização de pedras lascadas e artefatos de cerâmica com a técnica guarani de modelar em argila. Visitamos a exposição 4.000 anos, a qual apresenta a cultura material dos grupos indígenas pré-históricos e históricos, demonstrando os modos de vida e os hábitos alimentares. Verificamos como se encontra esse material em um ambiente de sítio arqueológico e realizamos escavações de forma experimental. As atividades possibilitam a valorização da cultura material para o entendimento do passado que compõe nosso presente.
Assim, dentre as atividades que compõe esse projeto receberemos, no dia 12/09/2018, os estudantes indígenas da Escola Estadual Indígena Nhu Porã, localizada no município de Torres – RS. Será um momento de integração e troca de saberes com apresentações musicais, oficina de artesanato, brincadeiras, aula sobre palavras em Guarani dentre outras ações compartilhadas.
Nesse contexto, solicitamos a participação de todos contribuindo com a doação de alimentos não perecíveis ao grupo indígena. Esses alimentos serão importantes no cotidiano da aldeia, além de representar uma ação solidária de nossos estudantes!
Os alimentos poderão ser entregues, na secretaria do colégio, nos dias 10, 11 e 12/09, nos períodos matutinos e vespertinos.
As atividades realizadas serão registradas e integrarão uma exposição no Nações Shopping com início no dia 22/09/2018. Vocês estão todos convidados!

 

05 de setembro a 20 de dezembro de 2018
Compartilhar Comente

Deixe um comentário