Colégio Unesc

Alunos do Colégio Unesc se preparam para contribuir com o Legislativo do Estado

Alunos do Colégio Unesc se preparam para contribuir com o Legislativo do Estado
Estudantes concluíram mais uma etapa antes da viagem Florianópolis (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O que é política? Os alunos do Colégio Unesc aprenderam sobre os princípios dela e conheceram os trabalhos dos poderes Legislativos de Santa Catarina e de Criciúma. A atividade, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (30/8), é uma etapa da 23ª edição do Programa Parlamento Jovem Catarinense, em que o Colégio representa os municípios do Sul do Estado.

Além de conhecimento, os participantes receberam uma cartilha com explicações de como se organiza e como funciona os poderes públicos, a democracia, as administrações públicas e outros setores relacionados ao tema.

O aluno do terceiro ano do Ensino Médio Lucas da Silva Boff conta que o aprendizado compartilhado com ele hoje vai fazê-lo votar de forma mais consciente na próxima eleição. “Viemos para aprender sobre política. Apesar da grande crise e de ser um assunto muito comentado ainda não temos consciência do que realmente é. Aprendendo, em 2018 vamos poder votar e fazer a diferença”, destacou o estudante.

O programa se divide em quatro etapas: socialização de conhecimentos, formações técnicas com deputados, visita de representantes do parlamento ao Colégio e a Semana da Jornada, que ocorre de 26 de novembro a 1º de dezembro, na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), em Florianópolis.

A coordenadora geral do Colégio Unesc, Daiana Colombo Dieter, ressalta que é importante a parceria do Estado com a escola para pensar no agora. “É um senso comum pensar que o jovem é o nosso futuro, enquanto devíamos investir no jovem de agora, para que criem consciência e que saibam desde cedo que a política faz diferença”, ressaltou.

Durante as atividades em Florianópolis, os alunos vão poder sugerir suas ideias de mudanças, trabalhando em conjunto com os deputados estaduais. Já passaram pelo programa 836 jovens, com 27 projetos de leis protocolados.  “Reclamamos muito e conhecemos pouco. Para reclamar de algo devemos primeiro saber a real situação. É o motivo de eu me interessar polo projeto, quero saber como funciona o Parlamento e poder contribuir”, comentou a aluna do primeiro do Ensino Médio, Catarina Bortolotto.

Os estudantes ainda vão passar por mais uma formação, com a presença de deputados. Esta é a segunda vez que o Colégio Unesc participa do encontro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

31 de agosto de 2017 às 16:03
Compartilhar Comente

Deixe um comentário