Colégio Unesc

Dia do Professor: A magia de ensinar e aprender

Dia do Professor: A magia de ensinar e aprender
Todos os dias 689 professores da Unesc ajudam a construir caminhos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Se tem uma carreira na qual vocação e doação rimam com toda graça e beleza, com certeza, é a de professor. Aliás, ela traz consigo algo mágico e que faz com que as adversidades encontradas durante o trabalho sejam deixadas de lado em nome de algo maior: de ensinar e aprender. No sábado (15/10) é comemorado o Dia do Professor e quantos de nós ainda guarda na lembrança aquele professor que marcou – e até mudou a sua vida? Pessoas que inspiraram e, às vezes, sem nem imaginar, foram decisivos para a construção de histórias. Por isso, conversamos com alguns dos 689 profissionais da Unesc que todos os dias ajudam a construir novos caminhos, para tentar entender de onde vem esse amor todo. Vamos lá?

“É alimentar sonhos”

Há 35 anos atuando como professor (fez Licenciatura em Educação Física), o reitor e doutor em Educação Gildo Volpato acredita que “Ser professor é dar direção, é alimentar sonhos e esperança às futuras gerações. Ser professor é inspirar, é ser confiança e autoridade na condução do processo de desenvolvimento da autonomia dos estudantes”.

“A profissão que me escolheu”

Seja no Colégio Unesc (é bacharel em Ciências Biológicas) ou na graduação, a professora e mestre em Ciências Ambientais Mainara Figueiredo Cascaes afirma que o ofício é mágico. “A cada dia é uma surpresa e um deslumbre com a profissão que me escolheu. Sou grata, por ter uma profissão dinâmica e a inovadora, que a cada dia permite que eu compartilhe experiências, divida conhecimentos e aprenda com as pessoas. Ser professora me faz feliz!”.

“É um aprendizado diário”

“Acredito que ser professor em uma universidade comunitária que nos oferece trilhar um caminho entre o ensino, a pesquisa e a extensão é um aprendizado diário, é crescer e compartilhar com a comunidade acadêmica baseada nos princípios didático, sociais e políticos além dos muros da Universidade. Tenho satisfação em dizer: Eu Sou Professora!”, afirma Ariete Inês Minetto, formada em Fisioterapia e doutora em Ciências da Saúde.

“Mostrar o melhor caminho”

Há três anos na Unesc, o designer e especialista em Gestão Pedagógica Haron Fabre acredita que ser professor é encontrar soluções. “Ser pai e mãe não somente para elogiar, mas para chamar a atenção. É ser amigo nas horas difíceis e mostrar o melhor caminho que o estudante não consegue ver, mas que pode chegar. Ser professor é um “chamado” e não uma profissão”.

“Busca constante por aprender”


A administradora e mestre em Educação Elenice Padoin Juliani defende que ser professor é estar a serviço do conhecimento. “É estar em busca constante por aprender seja com outros professores, por meio de formação, das próprias experiências ou com os alunos, alternativas de como fazer melhor a atividade docente. É gostar de pessoas e preocupar-se sinceramente com a aprendizagem dos seus alunos, buscando a partir da reflexão permanente sobre o que faz encontrar caminhos que possam promover com excelência o processo de ensinar e aprender”.

“É interagir”

Graduada em Geologia e mestre em Geografia Yasmine de Moura da Cunha completou 30 anos na carreira docente no dia 1º de setembro de 2016, sempre na Unesc. Ela se considera geóloga de profissão e professora de coração. “Ser docente não era uma função que pretendia, mas que me conquistou completamente. Ser professor é interagir com outra pessoa, permitindo-se aprender ao mesmo tempo em que se orienta esta pessoa, na busca pelo que de melhor há nela, na inteireza do ser, auxiliando na construção de um cidadão crítico e atuante na sociedade”.

A Unesc possui centenas de Gildos, Mainaras, Arietes, Harons, Elenices e Yasmines, que diariamente honram aquilo que transcende o profissional e é, sobretudo, uma escolha de vida: o ser professor. A todos vocês, a nossa profunda gratidão. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

14 de outubro de 2016 às 13:44
Compartilhar Comente

Deixe um comentário