Pesquisa Científica

Diretor de Pesquisa e Pós-graduação representa a Unesc em evento da Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Diretor de Pesquisa e Pós-graduação representa a Unesc em evento da Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Atividade faz parte da Semana das Engenharias Química, Ambiental e Sanitária do Oeste Potiguar (Fotos: Reprodução) Mais imagens

As ações da Unesc no enfrentamento à pandemia de Covid-19, tanto no que se refere à assistência à comunidade quanto aos projetos voltados aos acadêmicos e à permanência estudantil, foram apresentadas na noite desta quarta-feira (11/11) na Terceira Semana das Engenharias Química, Ambiental e Sanitária do Oeste Potiguar da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O responsável por representar a Unesc e compartilhar as experiências da Instituição foi o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo.

A proposta do encontro virtual transmitido pelo YouTube foi debater a temática “Universidade e suas contribuições científicas e sociais em tempos de pandemia” entre três representantes de grandes instituições do país. Acompanharam Oscar no compartilhamento das iniciativas das universidades nas quais atuam os professores Antônio Netto, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e Felipe Ribeiro, da UFERSA.

Em sua explanação voltada para professores e acadêmicos, Oscar fez questão de salientar o perfil comunitário da Unesc, fator que foi de extrema relevância na tomada de decisões neste ano marcado pela pandemia.

Conforme o diretor, a Universidade esteve mobilizada desde o primeiro momento de alerta quanto ao coronavírus, fato que possibilitou o retorno das aulas, desta vez mediadas por tecnologia, após apenas duas semanas de pausa nas atividades.

Ainda entre os desafios superados pela Unesc Montedo citou a criação de um Comitê de Biossegurança, a utilização do ozônio na desinfecção de ambientes não só dentro do campus, mas também fora da Universidade de forma gratuita, a criação da Sala de Situação com equipe capacitada para liderar as ações de combate à pandemia, a ampliação do programa de acolhimento emocional à comunidade acadêmica, o esforço contínuo na motivação de professores e alunos para as atividades acadêmicas mesmo diante das adversidades, o investimento em equipamentos e tecnologias para adequar as atividades de forma remota, entre muitas outras adversidades superadas.

Diante de tantas informações compartilhadas com os colegas, o diretor destacou ainda a criação das salas híbridas, modelo que permite o acompanhamento das aulas de forma mediada por tecnologia e, de forma síncrona, pelos alunos que estiverem em sala de aula.

No que diz respeito à Pesquisa, de acordo com o diretor, os desafios também foram grandiosos. “A nossa pesquisa é muito ativa e tem sido muito desafiador mantê-la. Os nossos alunos e professores não poderiam estar em laboratório e não estavam até pouco mais de dois meses, quando a matriz de segurança da região sofreu mudança e permitiu que retomássemos os trabalhos. Foi um desafio manter nosso grupo tranquilo, pois estavam todos ansiosos para voltar ao ambiente de pesquisa, o local que quem é pesquisador tanto presa”, destacou.

Oscar Montedo respondeu ainda questionamentos ao lado dos colegas convidados para a mesa redonda e agradeceu a oportunidade de compartilhar as ações da Unesc ao longo do intenso ano. “Meu objetivo foi dar uma ideia, a partir do tempo disponibilizado, do papel de uma Universidade na sociedade em um momento como esse. Os desafios são enormes, mas o papel de uma Universidade, seja ela pública, comunitária ou privada, é estar próxima da comunidade para enfrentar suas dificuldades, seus problemas de forma que possa se desenvolver da melhor forma possível”, pontuou o diretor.

As experiências compartilhadas por Oscar, Antônio e Felipe podem ser conferidas no vídeo da transmissão do evento.

A Terceira Semana das Engenharias Química, Ambiental e Sanitária do Oeste Potiguar segue até esta quinta-feira (12/11) e tem em sua Comissão Científica a coordenadora do curso de Engenharia Química da Unesc, Maria Alice Prado Cechinel.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de novembro de 2020 às 21:40
Compartilhar Comente

Deixe um comentário