Setor de Avaliação Institucional

Semana Acadêmica comemora 20 anos do curso de Direito

Semana Acadêmica comemora 20 anos do curso de Direito
Direitos Humanos e democracia debatidos em palestras e minicursos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

"Judicialização da Política Pública” foi o tema abordado na noite desta segunda-feira (12/9), pela professora doutora Mônia Clarissa Hennig Leal, da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), na abertura da 20ª Semana Acadêmica e a 6ª Jornada Científica de Direito da Unesc. Em sua fala, Mônia demonstrou como o Supremo Tribunal Federal e as decisões do judiciário brasileiro têm sido expostas ao grande público e feito parte das conversas do cotidiano da população. “O judiciário é “pop”. Está na boca do povo. Inclusive há pesquisas que investigam os impactos dessa exposição nas decisões tomadas”, comentou.

Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mônia é mestre e graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul e coordenadora adjunta e professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito da Unisc.

Antes da palestra, que marcou a abertura da Semana Acadêmica, houve o lançamento de livros de professores do curso de Direito da Universidade: “Governança Corporativa Eficiente”, de Yduan de Oliveira May; “Ensaio sobre o Estado de Direito Ambiental: Conceito, mecanismo e desafio”, de Daniel Preve, Maurício Savino Filó e Yduan de Oliveira May e “Direito Empresarial”, de Yduan de Oliveira May e Luiz Eduardo Conti.

Durante o evento, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello, salientou a oportunidade que a Semana Acadêmica dá para agregar conhecimentos importantes para a formação dos futuros bacharéis em Direito. Já o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, convidou os estudantes a ocuparem os diversos espaços em pesquisa e extensão oferecidos pela Universidade e a não deixarem de ser atuantes também em sala de aula, questionando e participando.

O assessor Acadêmico de Extensão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Reginaldo Vieira; o procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior; o coordenador do curso de Direito, Alfredo Engelmann Filho; o presidente do CA de Direito, Pedro Hilário; e a participante do Nuped (Núcleo de Pesquisa em Estado, Política e Direito), Tainara Becker; também participaram da abertura do evento.

A Semana Acadêmica e a Jornada comemoram os 20 anos do curso com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos e de extensão até esta quarta-feira (14/9). Abertas à participação de professores, alunos e profissionais da área, os eventos abordam assuntos dentro da temática “Os desafios dos Direitos Humanos e da Democracia no século 21”, em minicursos como “Inovações no CPC”, “Feminismo e Direito”, “Sistema Prisional e o Estado de Coisas Inconstitucionais”, “Direito Internacional”, “Infância, Gênero e Violência”, “Comunicação, Direito e Arte” e “Possibilidades do Facebook no mundo do Trabalho”.

Apresentação de trabalhos

Nesta terça-feira (13/9), quatro projetos de extensão desenvolvidos por estudantes e professores do curso de Direito, com participação de outros cursos da Instituição foram socializados durante a Semana Acadêmica. “A universidade se faz no dia-a-dia com o tripé do ensino, da pesquisa e da extensão, mas a Unesc como universidade comunitária, sem dúvida, mostra seu rosto mais humano é na extensão, que propicia estar com as comunidades, entidades e instituições e trocar saberes e experiências”, diz a professora Janete Triches, coordenadora do Pedic, programa organizador do evento de apresentação dos trabalhos.

Projetos apresentados:

“Direitos Humanos nas Escolas: construindo cidadania no Território Paulo Freire”, das professoras Fernanda Lima e Renise Zaniboni executado pelos bolsistas Arthur Messias e Renilda de Oliveira;

“Prevenção e Erradicação da Síndrome da Alienação Parental”, das professoras Sheila Saleh e Renise Zaniboni executado pelos bolsistas Anderson Tomaz e Elisangela Rosa;

“Amora: capacitando mulheres em Direitos Humanos”, das professoras Mônica de Camargo Cortina e Janete Triches, executado pelas bolsistas Camila Michels e Maiara Leandro (Psicologia);

“Empreendedorismo Social e Apoio à Regularização Legal para Captação de Recursos da Casa Guido de Criciúma/SC”, dos professores Melissa Watanabe e Michel Alisson da Silva, realizado pelas bolsistas Bruna Casagrande de Oliveira e Samara Schardosim (Administração).

Programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

12 de setembro de 2016 às 22:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário