Arte e Cultura

Museu da Infância recebe acadêmicos da Udesc

Museu da Infância recebe acadêmicos da Udesc
Alunos da segunda fase do curso de Pedagogia estiveram na Unesc para conhecer o Museu (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos da segunda fase do curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina Faed/Udesc, de Florianópolis, estiveram em Criciúma para visitar os espaços do Museu da Infância da Unesc. Os alunos conheceram, no último sábado (14/9), os núcleos “Infância e Paz”, “Infância na arte” e o “O Brinquedo e a Rua”.

No total 24 acadêmicos participaram da visita, acompanhados da professora Ana Paula de Souza Kinchescki. Conforme Ana Paula, o objetivo da viagem foi fazer com que os alunos entendessem a História da Educação como um campo de construção de conhecimentos a partir de diferentes fontes e metodologias, que compreendam a construção histórica da profissão docente, da instituição escolar e da escolarização da infância. “Para isso, considero fundamental o conhecimento de espaços de Guarda de Memória, seus acervos e ações educativas. Objetivo, portanto, ao visitar o Museu da Infância que compreendam a existência de diferentes culturas infantis, assim como as relações entre infâncias e culturas escolares”, pontuou.

A avaliação da visita, de acordo com a professora, foi bastante positiva. “Fomos muito bem recebidos. A mediadora, Miriã Brigido Procópio, e a coordenadora do projeto, Amalhene Baesso Reddig, nos explicaram os objetivos do espaço e dialogaram com a turma sobre as infâncias por meio de objetos produzidos por, para e sobre as crianças. Foi uma manhã na qual foi possível ampliar os entendimentos sobre as diferentes culturas infantis de forma prazerosa e lúdica. Sem dúvidas esse dia ficará em minha memória e nas dos estudantes”, pontuou.

Para Amalhene, essa foi mais uma parceria de sucesso realizada com outras instituições. “A parceria com outras IES tem sido relevante, pois outros acadêmicos, ao visitar o Museu da Infância, estabelecem relações com suas experiências pessoais e podem transportar essa vivência para seus campos de atuação educacional”, salientou.

Responsável pela apresentação dos espaços, Miriã considera de grande importância visitas como essa na formação de novos profissionais. “Como futuros professores, ampliar o nosso repertorio é fundamental, assim gerando novos conhecimentos no meio que estamos inseridos”, pontuou.

Os interessados em agendar visitas mediadas ao Museu da Infância da Unesc podem entrar em contato pelo e-mail museudainfancia@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-4517, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de setembro de 2019 às 16:33
Compartilhar Comente

Deixe um comentário