Arte e Cultura

Encontro resgata cultura do boi de mamão no Sul do Estado

Encontro resgata cultura do boi de mamão no Sul do Estado
Pontos de Cultura Unesc e Casa da Fraternidade desenvolvem atividades em conjunto (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O boi de mamão é uma das manifestações culturais que caracterizam Santa Catarina e no Sul do Estado, a tradição segue sendo difundida com a ajuda da Universidade. No fim de semana, os Pontos de Cultura Unesc, em Criciúma, e Casa da Fraternidade, em Araranguá, realizaram o Encontro de Bois de Mamão, com o objetivo de difundir e fortalecer a identidade cultural catarinense.

A ação foi idealizada pelo Setor Arte e Cultura da Unesc e teve como parceiros a Casa da Fraternidade e o Departamento de Cultura de Araranguá. As atividades fizeram parte da Agenda Agosto Cultural do município e da ação do Projeto Boi de Mamão na Comunidade aprovado pelo Edital de Culturas Populares Selma do Coco envolvendo, crianças, adolescentes, jovens, adultos, educadores e interessados na temática.

A programação do evento no sábado (17/8) contou com Oficina de Construção de Bois de Mamão com José Marcondes, o Zé do Boi, de Tubarão-SC, um dos principais incentivadores da cultura popular boi de mamão em Santa Catarina. Além de ministrar a oficina Zé do Boi expôs seus trabalhos artesanais. Houve ainda a Oficina de Música de Boi de Mamão com Bárbara Sonai Mendes, Cátia Sirlene Gonçalves Hahn e Vinicius da Silva Martins, bolsistas do Projeto Boi de Mamão na Comunidade da Unesc, e a Oficina de Dança Dramatúrgica do Boi de Mamão, com o artista da dança e produtor cultural da Universidade, Maxwell Sandeer Flôr.

Segundo a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a o projeto Boi de Mamão na Comunidade, vem realizando desde 2015  parcerias com instituições, no sentido de salvaguardar os “fazeres” da cultura popular catarinense.

Pontos de Cultura

O título de Ponto de Cultura é dado em função da excelência dos trabalhos culturais realizados na região.

A Unesc se tornou um Ponto de Cultura em 2018 por meio do Projeto Boi de Mamão na Comunidade. Já a Casa da Fraternidade ganhou o título em 2009, por meio do Projeto Luzes do Amanhã. Ambas vem incentivando a cultura através de diversas oficinas e ações educacionais/culturais, atendendo crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de agosto de 2019 às 13:28
Compartilhar Comente

Deixe um comentário