Arte e Cultura

Unesc lança catálogo da 3ª Coletiva de Artistas do Sul

Unesc lança catálogo da 3ª Coletiva de Artistas do Sul
Obras de artistas regionais foram expostas na Universidade e agora fazem parte de catálogo físico (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Um encontro especial na noite desta quarta-feira (17/04) no Espaço Cultural Toque de Arte, na Unesc, marcou o lançamento oficial do catálogo da 3ª Coletiva de Artistas do Sul. O rico material traz o trabalho de 20 artistas que tiveram suas obras expostas na Universidade em 2017 e 2018 na exposição que levava o tema “Arte e Cultura Regional”. O lançamento do catálogo contou com a presença dos artistas contemplados, além dos curadores da atividade, autoridades da Universidade, acadêmicos e público em geral.

Quem prestigiou o evento pôde conferir e garantir um exemplar do catálogo, que mostra as obras em pintura, instalação, objeto, fotografia, escultura, computação gráfica, serigrafia, xilogravura e desenho.

Entre os curadores da exposição esteve o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus. Conforme o diretor, o trabalho de curadoria em meio a tantos artistas talentosos é sempre um desafio, mas, apesar de difícil, resulta em um compilado de obras significativas e que fazem parte de um conjunto proposto pelo tema. “Depois desse difícil trabalho de escolha, fomos presenteados com uma exposição que ficou por tempo prolongado em nosso espaço e agora com este catálogo que fica de forma material e vai muito além de um simples registro, ele vai ser importante para escolas e instrumento de proliferação desse conteúdo tão valioso”, comentou.

Ao agradecer a participação dos artistas na 3ª Coletiva e aos visitantes que prestigiaram o lançamento do catálogo, a coordenadora do Setor Arte e Cultura e uma das organizadoras do evento, Amalhene Baesso Reddig, aproveitou para anunciar a aprovação da 4ª Coletiva de Artistas do Sul. “Ela já foi aprovada pela Lei Rouanet e terá como mote o Patrimônio Cultural Catarinense. O projeto está em fase de captação de recursos, com aproximadamente 30% da verba já garantida, mas os artistas aqui presentes já podem pensar em obras para se inscreverem e, quem sabe, estarmos aqui juntos novamente na próxima edição”, afirmou.

De acordo com Amalhene o catálogo lançado nesta quarta-feira será também disponibilizado em formato de E-book por meio da EdiUnesc em aproximadamente 15 dias.

O momento especial vivido entre os artistas, para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, é digno de muitos agradecimentos. “Só posso agradecer o envolvimento de todos vocês nesta ação. Vocês, artistas, tem o poder de transformação em suas mãos e nos oferecem seus ‘sim’, os olhares especiais e o cuidado em tudo o que fazem”, comentou.

A Coletiva que reúne artistas da região Sul é realizada por uma parceria entre a Universidade e o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e recebe auxílio financeiro da Betha Sistemas, da Anjo Tintas e do Bistek Supermercados.

Confira os artistas que integram o catálogo:

Angelica Neumaier – Cocal Do Sul/Sc

Alan Cichela – Içara/Sc

Alenir – Criciúma/Sc

Alexandre Antunes – Criciúma/Sc

Andressa Gomes – Criciúma/Sc

Artur Cook – Laguna/Sc

Bel Duarte – Criciúma/Sc

Bruna Ribeiro – Criciúma/Sc

Bruno Espindola – Laguna/Sc

Cj Bonroy – Cocal Do Sul/Sc

Dona Dila – Criciúma/Sc

Edi Balod – Criciúma/Sc

Eduardo Peixoto – Criciúma/Sc

Gianna Rech – Nova Veneza/Sc

Judh – Araranguá/Sc

Leandro Jung – Orleans/Sc

Neusa Milanez – Criciúma/Sc

Odete Calderan – Criciúma/Sc

Rafaela Citadin – Lauro Müller/Sc

Wagner Da Silva – Treze De Maio/Sc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de abril de 2019 às 22:28
Compartilhar Comente

Deixe um comentário