Arte e Cultura

Professor participante do Polo Arte na Escola Unesc recebe maior prêmio de arte-educação do Brasil

Professor participante do Polo Arte na Escola Unesc recebe maior prêmio de arte-educação do Brasil
Universidade já teve vencedores na premiação e recebe notícia com festa (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Focado em identificar projetos transformadores no ensino de Artes no Brasil, o Prêmio Arte na Escola Cidadã, maior prêmio de arte-educação do Brasil, voltado exclusivamente para professores da disciplina, teve um professor do Polo Arte na Escola Unesc como destaque em uma das categorias da edição 2018.

Marcos Santos foi o vencedor da categoria EJA (Educação de Jovens e Adultos), com o projeto "Autorretratos: tecendo histórias e memórias nas aulas de Artes da Educação de Adultos", realizado na Escola Centro de Educação de Jovens e Adultos, em Criciúma. Com a vitória, o nome da cidade e de Santa Catarina figuraram entre os vencedores em meio a cidades como: Vitória (ES), Lauro de Freitas (BA), Santana de Parnaíba (SP) e São Paulo (SP).

Conforme a coordenadora geral do projeto Arte na Escola Polo Unesc, professora Silemar Maria de Medeiros da Silva, o setor está em festa. “O projeto reúne de forma permanente professores da disciplina para encontros de formação e contribui para a qualificação do ensino em toda a região, e ter um profissional do nosso meio reconhecido em um prêmio como esse é uma conquista que estampa o trabalho de Extensão da Unesc nesses 50 anos”, salientou.

Para a professora, a arte e a educação são transformadoras e sua importância deve ser reconhecida. “Hoje, mais do que nunca, a arte é necessária para construir estrutura emocional e cognitiva que dê sentido ao diálogo com diferentes realidades. O trabalho pelo professor Marcos se encaixa nesse papel e nos traz muito orgulho com a premiação”, destacou.

A entrega do prêmio ao professor e ao Polo Arte na Escola Unesc será realizada em São Paulo, no dia 28 de novembro, com a presença dos profissionais vencedores e da coordenação de seus polos, além de representantes do Ministério da Educação. No total o país conta atualmente com 38 locais considerados Polo Arte na Escola.

Representar a Unesc no evento, de acordo com Silemar, será uma satisfação, já que a Universidade e seus gestores acreditam no projeto há 23 anos e, dessa forma, contribuem de forma significativa para sua manutenção e evolução.

Registro

A equipe nacional do projeto estará em Criciúma nas próximas semanas para uma gravação que irá descrever o projeto realizado pelo professor vencedor. O material será disponibilizado em DVD, assim como nas edições anteriores, e servirá como material didático e inspiração para atividades a serem realizadas em todo o país.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Arte na Escola Cidadã é realizado há 18 anos pelo Instituto Arte na Escola e tem a missão de incentivar os mais de 500 mil professores de Arte do país, reconhecendo e dando visibilidade para projetos que guardam em si a potência de transformar alunos, cidadãos, comunidades.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de setembro de 2018 às 17:04
Compartilhar Comente

Deixe um comentário