Arte e Cultura

Quintas Culturais encerra 2016 com encontro de grupos de Boi de Mamão

Quintas Culturais encerra 2016 com encontro de grupos de Boi de Mamão
Apresentação ocorreu na Praça do Estudante da Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Mariana, a cabra, o macaco e o vaqueiro, personagens do Boi de Mamão, estiveram na noite desta quinta-feira (8/12) na Unesc, para um encontro de grupos que mantém viva a tradição desta brincadeira, que envolve dança e cantoria. O 2º Encontro de Bois marcou o encerramento das atividades do Quintas Culturais em 2016 e levou para a Praça do Estudante da Universidade, os grupos de Boi de Mamão da Escola Estadual Governador Heriberto Hülse, de Criciúma, e Raízes Culturais, de Maracajá (com 50 anos de história), além do grupo da Unesc.

Na Unesc, as atividades envolvendo esta tradição fazem parte do projeto de extensão da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) “Boi de Mamão na Comunidade - reflexões sobre memória, história, arte popular e identidade cultural”, coordenado pelas professoras Amalhene Baesso Reddig e Silemar de Medeiros da Silva.

A primeira etapa do projeto de extensão foi realizada em 2014, na Escola Governador Heriberto Hülse, e desde então leva a história cultural do boi a diversos lugares da comunidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

08 de dezembro de 2016 às 22:03
Compartilhar Comente

Deixe um comentário