Grupo de Estudos e Pesquisa em Exercício e Saúde

Palestrante traz realidade do futebol moderno e aponta necessidade de mudanças no modelo brasileiro

Palestrante traz realidade do futebol moderno e aponta necessidade de mudanças no modelo brasileiro
Davi Carrer Mais imagens

O futebol no mundo vem evoluindo, ele vem se tornando um desporto de alto rendimento, com o conhecimento acadêmico inserido nele. A afirmação é do membro do Comitê Olímpico Internacional, professor doutor Antonio Carlos Gomes, em palestra durante o 2º Fórum de Futebol da Unesc. Gomes falou para os participantes do evento sobre “Organização e Planejamento do Clube de Futebol”. O palestrante foi o responsável pela estruturação do Atlético-PR e agora foi contratado para ser consultor do Corinthians.

 

Emoção X Ciência

 

“A emoção ainda rege o futebol no nosso país”, comentou Gomes. Ele destacou que o futebol no Brasil ainda resiste à ciência e ao conhecimento acadêmico. “Fui massacrado por falar em ciência no Atlético-PR”, lembrou. O palestrante enfatizou da necessidade de se trabalhar a ciência da organização, planejamento, metodologia e normas dentro de um clube. “Não basta levar um professor de Educação Física para dentro do clube, é preciso aproximá-lo da universidade e usar a academia para fazer pesquisas e explicar as dúvidas que aparecem dentro do futebol”, analisou.

 

Jogadores

 

Gomes ressaltou que o clube precisa se preocupar com a saúde física e mental do atleta. “Ele tem que ser local de educação e saúde, mas as pessoas não conseguem ver isso, eles só querem vem bons jogadores e resultados”, esclareceu.

 

Centro de Treinamento

 

“Precisamos acabar com a denominação CT (Centro de Treinamento) e começar a usar CF (Centro de Formação), pois um CT só precisa de técnico e bolas, mas o atleta precisa de muito mais que isso”, destacou.

 

Estádio

 

“Um estádio custa 600 milhões e funciona 30 dias. Isso tem que acabar”, opinou. Ele comentou que é preciso criar alternativas para as pessoas dentro do estádio, fazendo com que elas fiquem o maior número de horas lá dentro. “A partida de futebol tem que ser apenas mais um evento e não o único”, salientou.

 

Psicologia

 

“A Psicologia é muito importante, sei que muitos me questionam, mas não adianta, o maior psicólogo de um time é o treinador, o preparador físico”, alegou. O palestrante, entretanto, ressaltou a necessidade de um trabalho de psicólogos com o time e principalmente com a comissão técnica.

 

Fórum de Futebol

 

O Fórum continuaria amanhã com a palestra do secretário nacional de esporte de alto rendimento, professor Ricardo Leyser Gonçalves. Entretanto a palestra foi cancelada em virtude da agenda do secretário, que se comprometeu a vir em outra data a Criciúma. O evento é uma iniciativa do Gepes (Grupo de Extensão e Pesquisa em Exercício e Saúde) em parceria com curso de Educação Física e a UNAHCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação).

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

21 de junho de 2010 às 21:45
Compartilhar Comente

Deixe um comentário