Engenharia Química

Acadêmicos Realizam Atividade Prática na Disciplina de Operações Unitárias II

Nesta última segunda - feira, dia 20 de Agosto de 2018 os alunos da Disciplina de Operações Unitárias tiveram a oportunidade de realizar a Atividade prática de Determinação de Leito Fluidizado.

Na disciplina de Operações Unitárias II entre os tópicos que são abordados encontra-se o dimensionamento de leitos fluidizados. A fluidização é um termo que é usado para uma operação em que sólidos particulados são suspensos por uma corrente ascendente de um fluido. Quando ocorre equilíbrio entre as diversas forças que atuam sobre a partícula  o leito passa a comportar-se como um fluido, principalmente às suas propriedades de escoamento, adquirindo um comportamento de um líquido. O Experimento foi orientado e acompanhado pelo professor Elídio Angioletto.

No laboratório em grupos se busca caracterizar para materiais com diferentes densidades, tamanho de partículas e esfericidades e quantidade de massa,  diversos parâmetros como: altura mínima de fluidização;  diferença de pressão entre a entrada e a saída do leito fluidizado, velocidade mínima do fluído para que ocorra a fluidização do material. Balanços de massa e de energia podem ser estabelecidos.

A seguir são mostrados os registros fotográficos de parte da aula no Laboratório de Valoração de Resíduos.

A disciplina é Ministrada pelo Professor Dr. Elidio Angioleto nas segundas-feiras.

24 de agosto de 2018 às 14:31
Compartilhar Comente

Deixe um comentário