AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Colação de Grau especial marca a formatura de acadêmicos de sete cursos da Unesc

Colação de Grau especial marca a formatura de acadêmicos de sete cursos da Unesc
Acadêmicos, agora formados, tiveram grau outorgado na noite de sexta-feira (23/10) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O Sul de Santa Catarina, o Estado, o país e o mundo ganharam, na noite de sexta-feira (23/10), profissionais de sete diferentes áreas, formados pela Unesc. A Universidade, por meio de cerimônia de Colação de Grau especial realizada de forma virtual, entregou ao mercado de trabalho novos profissionais dos cursos de Administração, Administração habilitação em Comercio Exterior, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Medicina e Nutrição.

A cerimônia foi presidida pelo diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, representante da equipe de gestão da Instituição. Conforme Oscar, foi uma honra e uma grande satisfação fazer parte desse momento tão especial para alunos, seus amigos e familiares. “As cerimônias de colação de grau são sempre momentos emocionantes para todos. Ao ouvir as palavras ditas nesta noite, nós nos recordamos do tempo que em éramos nós os jovens saindo da Universidade e iniciando uma trajetória profissional”, comentou.

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19 e o necessário distanciamento social, conforme o diretor, o momento celebra a conquista obtida por cada um após anos de estudo e dedicação. “Mesmo distantes um do outro, nesta noite celebramos essas conquistas obtidas com esforço e é muito prazeroso ver essa recompensa obtida após anos de estudo e sonho com a chegada deste dia”, completou.

A transmissão da Unesc TV foi assistida por mais de 650 pessoas e pode ser acessada abaixo:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de outubro de 2020 às 12:19
Compartilhar Comente

Programa Acolher prove encontros com temáticas acerca do Outubro Rose

Programa Acolher prove encontros com temáticas acerca do Outubro Rose
Última atividade da ação ocorreu na noite de quinta-feira (22/10) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Em mais uma ação de acolhimento e orientação psicológica o Programa Acolher da Unesc promoveu atividades alusivas ao Outubro Rosa. Em cinco encontros virtuais o Programa reuniu acadêmicos, professores e comunidade externa para reflexões e informações importantes dentro da temática.

Os encontros foram divididos entre os temas “Pensamentos, Cognições e Emoções de Mulheres, após o Diagnóstico do Câncer de Mama”, “Participação da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara”, “Venha Nutrir a Vida com a Leveza da Dança Circular”, “Um Mergulho no Sagrado Feminino a Psique Instintiva” e “Roda de Diálogos: Sentimentos e Experiências na Vida de Mulheres com Câncer de Mama”.

As atividades, conforme o coordenador do Programa Acolher, Zolnei Vargas de Córdova, foram importantes para o compartilhamento de informações e abordagens diferentes sobre o Câncer de Mama, sobre o tratamento e sobre a saúde da mulher de forma geral. “Além disso, vejo esse tipo de conteúdo como fundamental para os alunos do curso de Psicologia, que logo à frente estarão lidando com essa temática em seus ambientes de atuação. Pensando nisso unimos as atividades com as aulas e acreditamos que tenha sido muito proveitoso para todos os envolvidos”, comentou.

Os encontros foram realizados conforme inscrição, pelo Google Meet.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de outubro de 2020 às 16:18
Compartilhar Comente

Estudantes do Colégio participam de mais uma ação do projeto Prepara Unesc

Estudantes do Colégio participam de mais uma ação do projeto Prepara Unesc
Iniciativa busca trabalhar assuntos extracurriculares para o desenvolvimento de competências (Fotos: Colégio Unesc) Mais imagens

Entre as aulas do semestre, estudantes do Colégio Unesc têm experienciado momentos formativos para além do currículo. Nesta sexta-feira (23/10) aconteceu a primeira aula sobre educação financeira, gestão de patrimônio e investimentos. Uma nova troca de conhecimentos sobre os temas será realizada no dia 30 de outubro.

Conforme a coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Mainara Figueiredo Cascaes, o Prepara é uma ação desenvolvida para trabalhar questões extra currículo, conectadas ao conhecimento presente na Universidade e que podem proporcionar novas competências. “Já desenvolvemos ações sobre profissões, carreira, mercado de trabalho, autoconhecimento, orientação profissional. O projeto tem sido bem especial. Os alunos propõe as temáticas e nós vamos articulando. Os feedbacks são muito positivos”, comemorou. 

Este primeiro momento foi ministrado para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, pelas professoras Ana Paula Silva dos Santos e Mila Lúcia Ferreira Guimarães, do curso de Ciências Contábeis da Unesc, e pelos funcionários do Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) Francielle Cisenski e Vandiclei Luiz. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de outubro de 2020 às 16:15
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc dialogam sobre obras de Lima Barreto com professora do curso de Psicologia

Alunos do Colégio Unesc dialogam sobre obras de Lima Barreto com professora do curso de Psicologia
Encontro virtual ocorreu na manhã desta sexta-feira Mais imagens

A literatura traz à tona conceitos e assuntos que fazem parte do cotidiano da sociedade. Um dos exemplos são as obras “Cemitério dos Vivos” e “Diário de um hospício” do autor brasileiro Lima Barreto. Ambas trazem relatos que convidam à reflexão sobre saúde mental e a fazermos uma análise sobre a evolução dos tratamentos e a visão social a respeito do assunto. Os livros foram a base de uma atividade realizada na manhã desta sexta-feira (23/10) por alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Unesc, que durante a aula de Literatura, participaram de um encontro online com a professora do curso de Psicologia da Universidade, Janine Moreira.

A partir da realidade da saúde mental no Brasil no século 19, a professora da Unesc trouxe um paralelo com a realidade atual, falando sobre os desafios da reforma psiquiátrica brasileira e sobre a alta medicalização. “Não adianta apenas desospitalizar, termos que desinstitucionalizar, tirar as paredes da nossa cabeça e modificar o nosso jeito de se relacionar com os outros. Todos estes problemas não só apenas do indivíduo, mas de toda a sociedade”, afirma Janine. “Hoje, temos farmácias abrindo e livrarias fechando. Existe uma ‘indústria da loucura’ atrás disso. O remédio é necessário sim, mas não é a única maneira de tratamento. As pessoas também precisam de psicoterapia para ajudar a reverem suas vidas”, complementa.

A professora de Literatura do Colégio Unesc, Beatris Pizzoni de Freitas, explica que a proposta do encontro foi realizar uma conversa sobre temáticas interligadas aos livros e que dizem respeito a conceitos passíveis de reflexão, como o de loucura, o surgimento e a consolidação dos manicômios, os tratamentos psicológicos e a solidão advinda do isolamento social. “A partir deste momento em aula, os alunos puderam observar as interligações existentes entre literatura e questões de ordem social que permanecem ou se modificam no decorrer dos anos. Este momento foi muito importante e demonstra o quanto a Universidade estando próxima da escola agrega na formação dos estudantes”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de outubro de 2020 às 11:24
Compartilhar Comente

Universidade encerra edição virtual do Unesc Profissões comemorando sucesso

Universidade encerra edição virtual do Unesc Profissões comemorando sucesso
Edição de 2020 levou centenas de estudantes para dentro do campus de forma virtual (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A edição de 2020 do evento Unesc Profissões chegou ao fim na noite desta quinta-feira (22/10). Oportunizando reflexões sobre o futuro das profissões e do mercado de trabalho, a Universidade finalizou os dois intensos dias nos quais recebeu, de forma virtual, centenas de visitantes dispostos a conhecer a Instituição e tudo o que ela tem a oferecer nos mais de 100 cursos disponíveis entre técnicos, graduação e pós-graduação. Nesta quarta e quinta-feira a Unesc abriu suas portas por meio de um intenso trabalho realizado ao longo dos últimos meses com foco na mais completa apresentação da Instituição e de seus cursos com o desafio de o fazer de forma atrativa e sem que os visitantes pudessem estar presencialmente no campus.

Conforme o gerente de Marketing da Unesc, Augusto Magalhães, o resultado do empenho de toda a equipe engajada na formulação de ideias e na prática de cada uma delas pôde ser observado nos dias de evento.

“É com extrema satisfação que após dois dias de um dos principais eventos da Unesc, agora de maneira totalmente virtual, conseguimos transmitir uma parte da experiência do que é nossa grande Universidade. Foram mais de 2.500 alunos interagindo com nossos professores, coordenadores alunos e colaboradores”, destacou Augusto que acrescentou ainda que, devido ao grande sucesso do evento, em poucos dias a Instituição acrescentará ainda mais conteúdo à página do Unesc Profissões e deixará à disposição de toda os alunos e pessoas da comunidade que não puderam acompanhar a programação desta semana.

Para o gerente, todo o esforço é recompensado pelo sentimento de participar de forma positiva da vida de tantos jovens. “É muito gratificante poder ajudar e fazer parte da escolha de centenas de futuros acadêmicos. Sabemos que são esses alunos que serão o futuro da nossa região”, completou.

Convite aos melhores anos da vida

A pró-reitora de Desenvolvimento e Planejamento Institucional, Gisele Coelho Lopes, também demonstrou entusiasmo ao compartilhar com os jovens a alegria de abrir as portas da Universidade para que eles conheçam o lugar que proporcionará os melhores anos das suas vidas. “Entendo que esteve momento é um dos mais importantes e desafiador de suas vidas. Já estive na pele de vocês e hoje, ao olhar para trás, sou muito grata por lá em 1999 ter decidido iniciar minha trajetória na Unesc no curso de Administração”, destacou.

Sua escolha, conforme relatou aos participantes, foi acertada, mas só lhe oportunizou a realização profissional graças ao seu esforço na busca por conhecimento. “Estamos aqui para auxiliá-los na escolha daquilo que mais se encaixa ao seu perfil, com aquilo que você acredita e quer para o futuro, mas o resultado desejado só vai chegar, a profissão só vai ser exitosa, se você fizer acontecer com força de vontade, independentemente da área que for”, destacou Gisele.

Tendências e expectativas

A última noite de Unesc Profissões contou ainda com diversos insights oportunizados pela psicóloga e professora da Unesc, Tânia Aquino, e pelo administrador e professor Thiago Francisco.

Sob diferentes olhares os dois profissionais levantaram o debate sobre as principais tendências não só do mercado, mas do mundo de forma geral e daquilo que a sociedade precisará contar como competências para encará-lo. Entre lições de hard e soft skills, empreendedorismo, inovação, empatia, phygital, propósito, entre tantos outros termos, Tania destacou a importância de um ponto principal. “É o brilho no olhar diante de determinada profissão. Esse brilho vale muito e é ele que faz a diferença na realização profissional”, destacou.

Conforme Thiago, a sociedade vive atualmente um momento em que as coisas evoluem de forma exponencial. “O mundo de 2050 não vai ser nem perto do que é hoje, portanto a carreira em 2050 vai também ganhar outro significado. Muito embora estejamos em um mundo que necessita de mais tecnologia, as principais capacidades requeridas não são competências hard, de competência tecnológica, mas sim, de se tornarem mais seres humanos”, salientou.

A noite foi abrilhantada ainda com a participação de três acadêmicos da Universidade. Eles contaram sobre suas escolhas e sobre as visões após terem a oportunidade de vivenciar o universo proporcionado pela Unesc, além de, assim como os professores, responderem dúvidas dos espectadores.

Todo o conteúdo do Unesc Profissões pode ser acesso no canal da Unesc TV no YouTube. O site www.unesc.net/profissoes também segue disponível com orientações, Trilhas do Conhecimento, Tour Virtual, informações sobre bolsas e financiamentos e muito mais.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de outubro de 2020 às 23:40
Compartilhar Comente