Central do Egresso

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito

Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito
Estudo foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey Mais imagens

Formar empreendedores tem sido um desafio no cenário educacional. E a Unesc foi reconhecida como a segunda melhor Instituição de Ensino Superior do Brasil, entre as não-públicas, segundo o Índice das Universidades Empreendedoras. O estudo inédito foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey, e divulgado em novembro pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

“Ser reconhecida em segundo lugar no índice das universidades empreendedoras do Brasil é resultado do trabalho de qualidade desenvolvido há 48 anos pela Unesc. Somos uma Instituição comunitária preocupada com a formação de nossos alunos e a comunidade regional e reconhecida frequentemente pela excelência em diversos aspectos, incluindo ensino de qualidade, pesquisa, extensão, estrutura e qualificação dos professores”, destaca o reitor Gildo Volpato.

Destaque para a Infraestrutura e Cultura Empreendedora

Nos critérios avaliados pelo Índice das Universidades Empreendedoras, a Unesc se destaca, entre todas as universidades, públicas e privadas, em dois. A Instituição aparece como a segunda melhor do Brasil, no critério “Cultura Empreendedora, e a terceira melhor no segmento “Infraestrutura”, entre todas as universidades, públicas e privadas.

Quando o assunto é “Infraestrutura”, a Unesc aparece ao lado da PUC-Rio (1º) e Unicamp (2ª). Neste critério foi avaliado a qualidade da infraestrutura física e internet, além da instalação de um parque tecnológico e suas parcerias. “É um reconhecimento a estrutura que temos, com os laboratórios de alto nível; uma Biblioteca recém-inaugurada; o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), e todos os espaços: salas de aula, Clínicas Integradas, Centros de Práticas, Sala de Negócios, Espaço das Empresas Juniores, Sala de Metodologia Ativas, entre outras”, ressalta a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato.

No critério “Cultura Empreendedora” a Unesc ficou atrás apenas da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Nele foi avaliado a postura empreendedora dos professores e alunos, além da quantidade de disciplinas de empreendedorismo durante os cursos de graduação. “Introduzir o empreendedorismo para melhorar o ambiente de vida da geração atual e futura é algo muito próximo da nossa missão. Na Unesc ajudamos a preparar os alunos para sua vida e também para o mundo profissional. Um exemplo é o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Empreendedorismo. Nos orgulha muito receber esse reconhecimento nacional”, comenta a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

A melhor do Sul do Brasil entre as não-públicas

Entre as instituições avaliadas, a Unesc é a melhor Universidade não pública da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Ela aparece no Índice das Universidades Empreendedoras entre as 5 melhores da região, junto com UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), UEM (Universidade Estadual de Maringá), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Como foi feito o estudo

A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online que ouviu 5.975 alunos e 318 professores de 43 universidades de todo Brasil. Para elaborar o Índice das Universidades Empreendedoras foram selecionadas as 100 melhores universidades presentes na última edição do RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo). Dessas, foram excluídas aquelas que não possuíam Empresas Juniores associadas, Enactus (organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora), Aiesec (Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais) ou núcleo da Rede CsF (Ciência sem Fronteiras), entidades que estimulam o empreendedorismo no ambiente universitário.

A partir das respostas dos questionários online concluiu-se que uma universidade empreendedora leva em conta os seguintes critérios: Cultura Empreendedora (postura empreendedora dos professores e alunos, disciplinas de empreendedorismo); Inovação (pesquisa, patentes, proximidade IES-empresas); Extensão (redes de contato, projetos de extensão); Infraestrutura (qualidade, parque tecnológico); Internacionalização (intercâmbio, publicações e citações internacionais); Capital Financeiro (orçamento, endowment/doação da sociedade civil).

Saiba mais sobre o Índice

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 06 de dezembro de 2016 às 10:57
Compartilhar Comente (2)

Unesc realiza pesquisa com egressos

Unesc realiza pesquisa com egressos
Objetivo é acompanhar os alunos após a formação (Foto: Arquivo) Mais imagens

A cada fim de semestre, centenas de alunos acabam sua graduação na Unesc e partem em busca de novos objetivos no mercado de trabalho. Para acompanhar e identificar a situação atual dos egressos, a Universidade lançou um questionário online, disponível até o dia 30 de janeiro.

Para participar basta entrar no site da Unesc, na Central do Egresso, e informar o CPF e o código de matrícula. Tenha acesso ao questionário clicando aqui.

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 12 de janeiro de 2015 às 16:25
Compartilhar Comente (1)

Um até logo: Formandos de diversos cursos são recepcionados

Um até logo: Formandos de diversos cursos são recepcionados
Ação continua ao longo do dia e amanhã à noite (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

Formandos de diversos cursos da Unesc iniciaram na manhã desta quinta-feira (6/11) mais um rito de passagem. Eles foram recepcionados no Auditório Ruy Hülse, não para um adeus, mas para um até logo. Alunos que estão na última fase dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Engenharia Ambiental, Farmácia, Nutrição e Psicologia participaram da ação, que continua ao longo dia e amanhã à noite com outros cursos.

“Vocês estão começando uma nova fase e queremos continuar juntos”, comentou a coordenadora do Setor de Pós-Graduação da Unesc, Elenice Padoin Juliani. Durante a ação, as pró-reitoras de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, agradeceram o tempo que cada aluno dedicou à Unesc e lembraram como é importante nunca parar de se aperfeiçoar. No encontro, os estudantes também participaram de uma dinâmica, realizada por Elenice e Zeca Virtuoso.

“Eu escolhi a Unesc pela qualidade. Tive a chance de participar de Iniciação Científica aqui e isso contribuiu muito para minha formação profissional. Tudo passou muito rápido, fiz muitas amizades e só desejo sucesso a todos”, comentou a estudante de Farmácia, Isabela Cardoso, em depoimento sobre os anos que passou na Universidade.

Confira algumas oportunidades que a Unesc oferece para egressos:

- Desconto de 15% em cursos de Especialização;
- Desconto de 20% para uma segunda graduação em cursos com ociosidade de vagas;
- Desconto de 30% para uma segunda habilitação nos cursos de Educação Física, Letras, Artes Visuais e Ciências Biológicas;
- Desconto de 5% em cursos de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado);
- Empréstimo de Obras de Literatura na Biblioteca Central Eurico Back.
 

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 06 de novembro de 2014 às 11:42
Compartilhar Comente (1)

Seleção Interna/ Externa - Docente Pronatec

SELEÇÃO INTERNA/ EXTERNA - DOCENTE PRONATEC
Inscrição: de 01 de abril a 03 de abril de 2014
Preencher cadastro na sala 13- Bloco Administrativo – DH ou encaminhar currículo para e-mail: dh.docentes@unesc.net colocando como título “Docente Língua Portuguesa - PRONATEC”

Conheça a Norma Administrativa que rege o Processo Seletivo no link - http://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/2383.pdf


PRONATEC
Docente: Língua Portuguesa - 01 vaga
Tempo Determinado
Carga horária: A Combinar
                    
Requisitos:

•    Graduação concluída na área de Licenciatura em Letras;
•    Pós-graduação em nível de especialização na área;
•    Experiência comprovada;
•    Desejável experiência com EAD;
•    Noções básicas sobre “Inclusão” de alunos com deficiência;
•    Conhecimento de informática;
•    Boa comunicação.

 Esta vaga também é oportunizada para pessoas com deficiência, de acordo com a Lei 8.213/91.

1ª etapa: Análise do currículo
2ª etapa: Entrevista e apresentação de aula

Departamento de Desenvolvimento Humano/2014
 

Por: Juliane Barp Rosso Orlandi 01 de abril de 2014 às 18:09
Compartilhar Comente

SELEÇÃO INTERNA/ EXTERNA - ANALISTA DE PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL - REITORIA

 SELEÇÃO INTERNA/ EXTERNA

Funcionários e Estagiários do Programa Bolsa/Estágio Interno
Inscrição: 19 a 26 de março de 2014
Encaminhar currículo, com pretensão salarial, para e-mail: curriculo@unesc.net – com o título “Planejamento”
 
Conheça a Norma Administrativa que rege o Processo Seletivo no link - http://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/2383.pdf
 
Função: Analista de Planejamento Institucional 
Setor: Reitoria
Horário de trabalho: Matutino e Vespertino (40 horas semanais)
 
Requisitos:
    
   Preferencialmente  Graduação em Administração, Economia, Engenharia de Produção;
    Especialização na área de Gestão;
    Experiência em Gestão de Projetos, Gestão por Processos, Gestão Institucional e Gestão Estratégica;
    Conhecimentos em Modelos de Excelência em Gestão, Ciclo PDCA, Modelos de Gestão da Qualidade, Gestão de Processos, Gestão de Projetos, Planejamento Estratégico, Balanced Scorecard.
 
•    Competências: dinamismo, criatividade, negociação, proatividade, foco em resultados.
 
Esta vaga também é oportunizada para pessoas com deficiência, de acordo com a Lei 8.213/91.
 
 
Departamento de Desenvolvimento Humano
Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC
3431 2695
Por: Juliane Barp Rosso Orlandi 19 de março de 2014 às 11:55
Compartilhar Comente