Ouvidoria

Em pauta, os direitos das mulheres com câncer de mama

Em pauta, os direitos das mulheres com câncer de mama
Evento faz parte das comemorações dos 25 anos do curso de Direito da Unesc (Foto: Reprodução / Agecom) Mais imagens

“Estamos juntos na luta contra o câncer de mama”. Com esse slogan, a Unesc vem demonstrando seu total apoio a essa importante bandeira, alinhada ao combate permanente à doença que atinge muitas mulheres. Com uma campanha maciça e uma programação recheada com palestras e bate papos educativos, o assunto vem sendo abordado por especialistas e defensores da causa.

Até o fim do mês, a Universidade vem levando adiante as suas mobilizações relacionadas ao Outubro Rosa, com iluminação especial em vários pontos do campus e o canal da Unesc TV no YouTube voltado à transmissão de diversas palestras sobre o tema. De forma online já foram abordadas discussões sobre mastologia, o câncer de mama e estratégias para saúde emocional e o estresse feminino. Muito mais está programado para o resto do mês.

O curso de Direito da Unesc se incorporou a esses momentos de informação às mulheres. Na tarde desta segunda-feira (18/10), foi levantado o tema “Direitos das Mulheres com Câncer”, com a participação da coordenadora do curso de Direito, Márcia Piazza, das professoras Mariana Mazuco Carlessi, Mônica Ovinski de Camargo Cortina e Rosângela Del Mouro. e da aluna e vice-presidente do Centro Acadêmico de Direito, Natana Daminelli.

“Este mês simboliza a luta mundial contra o câncer de mama. Neste período se costuma vestir rosa, usar laço rosa e iluminar fachadas com a cor rosa, tempo de conscientização sobre o assunto. No entanto, não é muito comum falar sobre os direitos das pessoas acometidas por essa doença. Pode ser estranho em um primeiro momento falar em câncer de mama e falar em direito mas, muito pelo contrário, o direito começa com o direito fundamental à vida e junto dele traz o direito social, o direito à saúde. Quando falamos em doenças, estamos falando também em medidas políticas e econômicas que o Estado se compromete a concretizar para garantir esse direito” explicou a professora Márcia.

A professora Mariana levantou a discussão sobre a relação entre médico-paciente, tratando da necessidade do diálogo entre as partes para que a enferma possa escolher o melhor tratamento. A docente Mônica Cortina falou sobre o atendimento da prevenção pelo SUS e a Política de Saúde para a mulher. Já a professora Marja Feuser apresentou os direitos trabalhistas para as pacientes com câncer de mama e as Leis que garantem a reconstituição das mamas para as mulheres mastectomizadas. O encerramento da mesa de conversa foi com a educadora Rosângela Del Mouro, comentando sobre as isenções fiscais que estão em vigor, em benefício das pessoas portadoras de câncer.

Para assistir ao conteúdo dessa mesa virtual basta clicar aqui

Campanha

O curso de Direito está neste mês alusivo ao combate ao câncer de mama, com uma campanha solidária para arrecadar lenços de cabeça. Os interessados em participar podem entregar sua doação na coordenação do curso que fica no Bloco XXI-B, 2º piso. No período da manhã das 7h15min às 11h15min e à tarde, das 13h às 17h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de outubro de 2021 às 19:29
Compartilhar Comente

Unesc forma a primeira turma de tecnólogos em Gestão de Turismo

Unesc forma a primeira turma de tecnólogos em Gestão de Turismo
Cerimônia de colação de grau deste e outros sete cursos da Universidade foi realizada na noite de quinta-feira (14/10) (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Na véspera do dia em que se comemora o Dia do Professor, dia 15 de outubro, a Unesc realizou mais uma formatura, entregando à sociedade mais 25 graduados altamente qualificados para o exercício da profissão nas áreas de Administração com habilitação em Comércio Exterior, Enfermagem, Nutrição, Medicina, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Gestão Comercial, e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. A noite de quinta-feira (14/10) foi marcada também pela colação de grau da primeira turma de Tecnologia em Gestão de Turismo do polo do Balneário Rincão.O evento presencial foi realizado no Auditório Ruy Hulse com a presença dos formandos e familiares. Uma noite que vai entrar para a história da Universidade e na vida de cada bacharelando e bacharelanda.

A mensagem deixada pelo orador da turma, Richard Trajano da Rosa, bacharel de Medicina, a todos que ali se formaram foi de confiança em seus propósitos. “Acreditem no seu profissionalismo, no seu potencial, pois nos graduamos na Unesc, uma das melhores universidades do país, da América Latina e do mundo. Acreditem nas suas intuições e fiquem atentos as coincidências, pois esses são os pequenos milagres que Deus opera em nossas vidas”, destacou. Ainda na sua fala, o graduando comentou sobre as dificuldades de concluir o curso durante a pandemia do Covid-19, homenageando os 600 mil mortos no Brasil pelo vírus.

“Quem poderia imaginar que nós iríamos concluir nossos cursos em meio a uma pandemia? O Coronavírus chegou causando-nos medo e mudou totalmente a nossa rotina, mas vocês, amigos e colegas, ajudaram-nos a nos adaptar a essa nova realidade. Álcool-gel, máscaras, distanciamento social, aulas online. Com tudo isso conseguimos superar mais esse obstáculo para chegarmos até aqui hoje, obrigado por serem a nossa guarida fora de casa. Quantas lições essa pandemia nos ensinou. Com ela aprendemos que ciência é fundamental na construção do conhecimento e que ela deve ser o alicerce das decisões que devemos tomar principalmente como profissionais que agora somos”. O bacharelando também fez questão de agradecer a todos os professores pelos ensinamentos repassados e aos familiares, pelo apoio durante a caminhada.

A reitora e paraninfa da turma de formandos, Luciane Besognin Ceretta, iniciou a sua fala elogiando o discurso do orador pela sua capacidade de traduzir o que é a nossa Universidade Comunitária, em um momento de formação coletiva, com tantas diferenças de áreas do conhecimento. “Parabéns Richard você me alegra o coração e nos diz que estamos no caminho da formação que este mundo precisa”, destacou.

Na continuidade de seu discurso, a reitora fez um cumprimento aos familiares e professores, com mensagem especial aos seus afilhados e afilhadas. “A vida é feita de fluxos contínuos, de mudanças de rotas, de momentos, de rupturas. Nesta noite, estamos celebrando um desses momentos de transformação. Cada um de vocês superou seus limites e está concluindo a trajetória formativa. Agora vão em busca de sua própria realização pessoal e profissional. Vocês passam a ter mais autonomia, mais liberdade e quanto maior a liberdade, também maior a responsabilidade. Que não lhes faltem jamais a técnica, mas tão pouco a ética profissional e o espírito de uma gestão e de um cuidado humanizado, tendo sempre as pessoas em primeiro lugar”, aconselhou a paraninfa.

A reitora também prestou uma singela homenagem aos docentes da Unesc. “Quero também agradecer aos coordenadores dos cursos, na conclusão da sua trajetória formativa. Pela dedicação e pelo compromisso na condução dos seus respectivos cursos e a todos os professores pela incrível dedicação e capacidade de superação nesses tempos tão diferentes que fomos convocados a transitar e a sobreviver. Por desenvolverem de um modo sem igual, a capacidade de exercer esta nobre e complexa, mas absolutamente encantadora, tarefa de ensinar e de aprender, formando melhores cidadãos. A esses colegas professores e professoras da nossa Unesc e de todos os lugares e modalidades, eu deixo o reconhecimento da nossa Universidade pelo Dia do Professor, que na verdade se reproduz todos os dias”, salientou.

Tecnólogo aos 69 anos

Graduando em Tecnologia em Gestão de Turismo pelo polo do Balneário Rincão, Malaquias Adílio da Silveira, aos 69 anos, está na expectativa de agora, formado, colocar em prática tudo o que aprendeu, mostrando a beleza do seu Balneário. Nativo e morador do município, ele falou que foi a sua família que o incentivou a estudar. “Foi uma experiência muito boa, possível graças a minha família que me incentivou a aproveitar a oportunidade. Quero agradecer a Unesc e a Prefeitura. Antes tinha experiência pela idade, hoje tenho experiência pelo que estudei. Agora quero mostrar as belezas da nossa cidade que tem bastante coisa bonita para se ver”, comentou o formando.

Parceria consolidada

Para a secretária de Educação do Balneário Rincão, prestigiando a cerimônia e representando o prefeito Jairo Viana, a noite significa um marco para a cidade. “A formatura da primeira turma de Turismo da região com certeza é uma grande conquista para o nosso município. Queremos mais, já temos outros cursos implantados no Balneário e pretendemos ampliar ainda mais essa parceria para 2022. O curso foi de fundamental importância, tendo em vista que o nosso município tem um foco no turismo. Alguns dos formandos já fazem parte da administração municipal e por isso foram incentivados a fazer essa formação. Com certeza temos, a partir de agora, uma mão de obra qualificada, preparada por uma Universidade conceituada, como é a Unesc”, ressaltou a secretária.

Homenagem póstuma

No transcorrer do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo a turma perdeu um aluno: Giovani de Souza Benélli. O falecimento dele foi lembrado durante a cerimônia desta quinta-feira com a presença dos pais do saudoso acadêmico, Márcio Figueredo Benélli e Maria Madalena de Souza, acompanhados do filho Lucas de Souza Benélli. Eles receberam das mãos da professora e tutora dos cursos EAD, Mariane Martins Cunha, uma placa em homenagem ao universitário, eternizando o carinho e o reconhecimento em nome da Unesc e do curso. No momento da homenagem, o cerimonialista Laênio Ghisi leu a seguinte reflexão: “o Giovani não morreu. Ele agora é uma estrela e estrelas não morrem, apenas mudam de lugar”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de outubro de 2021 às 20:25
Compartilhar Comente

Semana do Professor começa com recesso na Unesc

Semana do Professor começa com recesso na Unesc
Universidade terá algumas atividades das Clínicas Integradas operando na segunda-feira(Foto: Décio Batista) Mais imagens

A semana que está chegando é especial na Unesc. Afinal, se aproxima o Dia do Professor, a ser comemorado na sexta-feira (15/10). O recesso relativo à data foi antecipado para segunda-feira (11/10) que, somado ao feriado nacional de 12 de outubro, levará à retomada das atividades plenas na Universidade na quarta-feira (13/10).

Diversas ações para marcar o Dia do Professor estão sendo preparadas. “Afinal, nossos professores merecem, eles são protagonistas de tudo o que a Unesc realiza, eles são grandes executores do que faz a Unesc a nossa universidade comunitária”, sublinha a reitora Luciane Bisognin Ceretta. “E são grandes agentes dos desafios e das transformações que a Unesc enfrenta, sempre em nome da qualificação da sua missão”, completa.

Uma iniciativa diferenciada vai acontecer ao longo do dia dedicado aos professores, informou o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus. “Vamos realizar um drive thru no dia 15, quando entregaremos uma singela lembrança aos 791 docentes que contribuem para o sucesso da nossa Universidade. A semana ainda estará voltada para evidenciar, através de uma campanha nos meios de comunicação, a importância do professor na educação e na construção de uma sociedade voltada para o bem comunitário”, explicou.

Mesmo com o recesso de segunda-feira, algumas atividades das Clínicas Integradas da Unesc estarão ao dispor da comunidade. São os casos do Ambulatório de Feridas, da Farmácia Escola e o atendimento aos pacientes estomizados. As demais operações das Clínicas estarão fechadas, sendo retomadas na quarta-feira.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de outubro de 2021 às 18:36
Compartilhar Comente

Semana do Professor começa com recesso na Unesc

A semana que está chegando é especial na Unesc. Afinal, se aproxima o Dia do Professor, a ser comemorado na sexta-feira (15/10). O recesso relativo à data foi antecipado para segunda-feira (11/10) que, somado ao feriado nacional de 12 de outubro, levará à retomada das atividades plenas na Universidade na quarta-feira (13/10).

Diversas ações para marcar o Dia do Professor estão sendo preparadas. “Afinal, nossos professores merecem, eles são protagonistas de tudo o que a Unesc realiza, eles são grandes executores do que faz a Unesc a nossa universidade comunitária”, sublinha a reitora Luciane Bisognin Ceretta. “E são grandes agentes dos desafios e das transformações que a Unesc enfrenta, sempre em nome da qualificação da sua missão”, completa.

Uma iniciativa diferenciada vai acontecer ao longo do dia dedicado aos professores, informou o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus. “Vamos realizar um drive thru no dia 15, quando entregaremos uma singela lembrança aos 791 docentes que contribuem para o sucesso da nossa Universidade. A semana ainda estará voltada para evidenciar, através de uma campanha nos meios de comunicação, a importância do professor na educação e na construção de uma sociedade voltada para o bem comunitário”, explicou.

Mesmo com o recesso de segunda-feira, algumas atividades das Clínicas Integradas da Unesc estarão ao dispor da comunidade. São os casos do Ambulatório de Feridas, da Farmácia Escola e o atendimento aos pacientes estomizados. As demais operações das Clínicas estarão fechadas, sendo retomadas na quarta-feira.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de outubro de 2021 às 18:36
Compartilhar Comente

Semana do Professor começa com recesso na Unesc

A semana que está chegando é especial na Unesc. Afinal, se aproxima o Dia do Professor, a ser comemorado na sexta-feira (15/10). O recesso relativo à data foi antecipado para segunda-feira (11/10) que, somado ao feriado nacional de 12 de outubro, levará à retomada das atividades plenas na Universidade na quarta-feira (13/10).

Diversas ações para marcar o Dia do Professor estão sendo preparadas. “Afinal, nossos professores merecem, eles são protagonistas de tudo o que a Unesc realiza, eles são grandes executores do que faz a Unesc a nossa universidade comunitária”, sublinha a reitora Luciane Bisognin Ceretta. “E são grandes agentes dos desafios e das transformações que a Unesc enfrenta, sempre em nome da qualificação da sua missão”, completa.

Uma iniciativa diferenciada vai acontecer ao longo do dia dedicado aos professores, informou o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus. “Vamos realizar um drive thru no dia 15, quando entregaremos uma singela lembrança aos 791 docentes que contribuem para o sucesso da nossa Universidade. A semana ainda estará voltada para evidenciar, através de uma campanha nos meios de comunicação, a importância do professor na educação e na construção de uma sociedade voltada para o bem comunitário”, explicou.

Mesmo com o recesso de segunda-feira, algumas atividades das Clínicas Integradas da Unesc estarão ao dispor da comunidade. São os casos do Ambulatório de Feridas, da Farmácia Escola e o atendimento aos pacientes estomizados. As demais operações das Clínicas estarão fechadas, sendo retomadas na quarta-feira.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de outubro de 2021 às 18:36
Compartilhar Comente