Newsletter Newsletter RSS RSS

Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito

Unesc é a segunda melhor universidade brasileira não pública, segundo índice inédito
Estudo foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey Mais imagens

Formar empreendedores tem sido um desafio no cenário educacional. E a Unesc foi reconhecida como a segunda melhor Instituição de Ensino Superior do Brasil, entre as não-públicas, segundo o Índice das Universidades Empreendedoras. O estudo inédito foi realizado pela Brasil Júnior, com apoio da consultoria McKinsey, e divulgado em novembro pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

“Ser reconhecida em segundo lugar no índice das universidades empreendedoras do Brasil é resultado do trabalho de qualidade desenvolvido há 48 anos pela Unesc. Somos uma Instituição comunitária preocupada com a formação de nossos alunos e a comunidade regional e reconhecida frequentemente pela excelência em diversos aspectos, incluindo ensino de qualidade, pesquisa, extensão, estrutura e qualificação dos professores”, destaca o reitor Gildo Volpato.

Destaque para a Infraestrutura e Cultura Empreendedora

Nos critérios avaliados pelo Índice das Universidades Empreendedoras, a Unesc se destaca, entre todas as universidades, públicas e privadas, em dois. A Instituição aparece como a segunda melhor do Brasil, no critério “Cultura Empreendedora, e a terceira melhor no segmento “Infraestrutura”, entre todas as universidades, públicas e privadas.

Quando o assunto é “Infraestrutura”, a Unesc aparece ao lado da PUC-Rio (1º) e Unicamp (2ª). Neste critério foi avaliado a qualidade da infraestrutura física e internet, além da instalação de um parque tecnológico e suas parcerias. “É um reconhecimento a estrutura que temos, com os laboratórios de alto nível; uma Biblioteca recém-inaugurada; o Iparque (Parque Científico e Tecnológico), e todos os espaços: salas de aula, Clínicas Integradas, Centros de Práticas, Sala de Negócios, Espaço das Empresas Juniores, Sala de Metodologia Ativas, entre outras”, ressalta a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato.

No critério “Cultura Empreendedora” a Unesc ficou atrás apenas da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Nele foi avaliado a postura empreendedora dos professores e alunos, além da quantidade de disciplinas de empreendedorismo durante os cursos de graduação. “Introduzir o empreendedorismo para melhorar o ambiente de vida da geração atual e futura é algo muito próximo da nossa missão. Na Unesc ajudamos a preparar os alunos para sua vida e também para o mundo profissional. Um exemplo é o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Empreendedorismo. Nos orgulha muito receber esse reconhecimento nacional”, comenta a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

A melhor do Sul do Brasil entre as não-públicas

Entre as instituições avaliadas, a Unesc é a melhor Universidade não pública da região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Ela aparece no Índice das Universidades Empreendedoras entre as 5 melhores da região, junto com UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), UEM (Universidade Estadual de Maringá), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Como foi feito o estudo

A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online que ouviu 5.975 alunos e 318 professores de 43 universidades de todo Brasil. Para elaborar o Índice das Universidades Empreendedoras foram selecionadas as 100 melhores universidades presentes na última edição do RUF (Ranking Universitário da Folha de São Paulo). Dessas, foram excluídas aquelas que não possuíam Empresas Juniores associadas, Enactus (organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora), Aiesec (Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais) ou núcleo da Rede CsF (Ciência sem Fronteiras), entidades que estimulam o empreendedorismo no ambiente universitário.

A partir das respostas dos questionários online concluiu-se que uma universidade empreendedora leva em conta os seguintes critérios: Cultura Empreendedora (postura empreendedora dos professores e alunos, disciplinas de empreendedorismo); Inovação (pesquisa, patentes, proximidade IES-empresas); Extensão (redes de contato, projetos de extensão); Infraestrutura (qualidade, parque tecnológico); Internacionalização (intercâmbio, publicações e citações internacionais); Capital Financeiro (orçamento, endowment/doação da sociedade civil).

Saiba mais sobre o Índice

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Davi Carrer 06 de dezembro de 2016 às 10:57
Compartilhar Comente (2)

Ouvidoria: há dez anos facilitando a comunicação na Universidade

Ouvidoria: há dez anos facilitando a comunicação na Universidade
Local é utilizado para tirar dúvidas, dar sugestões e questionar (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O espaço para professores, alunos, funcionários da Unesc e a comunidade sugerir, questionar, elogiar, tirar dúvidas ou reclamar completa dez anos de vida no campus nesta segunda-feira (30/11). No período, a Ouvidoria da Universidade realizou 7.544 atendimentos e buscou respostas às manifestações recebidas, seja por telefone, pessoalmente ou pela internet, como a da estudante de Letras Vanessa Zardin, que teve seu problema resolvido.

No período de mudança da Biblioteca Professor Eurico Back, ela precisou de dois livros e uma monografia para auxiliar na elaboração de um artigo. As obras constavam como disponíveis, mas ao ir à Biblioteca, foi informada que não estava no local. No dia seguinte, a situação se repetiu e ela procurou a Ouvidoria, cadastrando a reclamação via internet. “Eu estava muito preocupada porque era um trabalho importante. Mas no terceiro dia após o contato com a Ouvidoria já estava com o livro e consegui entregar o artigo no prazo”, contou.

Segundo a ouvidora Patrícia Luciano Maria todas as manifestações são encaminhadas para os setores correspondentes e consideradas igualmente importantes, independente do grau de complexidade. “A Ouvidoria veio oportunizar a comunicação entre a comunidade interna e externa com os diversos setores da Instituição. O trabalho dela consiste em acolher reclamações, sugestões, denúncias, elogios, consultas e solicitações, e encaminhar aos setores competentes, receber o retorno, analisar a resposta e dar um retorno ao manifestante”, explica Patrícia, lembrando que Ouvidoria mantem a identidade da pessoa em sigilo

Patrícia afirma que o trabalho de uma Ouvidoria é importante no contexto social, no sentido que dá a possibilidade das pessoas serem ouvidas e atendidas. “É sempre um prazer poder ouvir o que o outro tem a dizer sobre a Instituição e seus diversos espaços, pois desta forma a pessoa demonstra o seu sentimento de pertença e que quer de alguma forma contribuir com a Universidade. Já a Instituição tem um parâmetro sobre sua eficiência, sobre as necessidades apresentadas pelas pessoas e, assim, pontos a serem tratados para uma Unesc melhor”, comenta.

A Ouvidoria da Unesc fica na sala 2 do Bloco do Estudante e atende de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h30 e das 18 às 22 horas. O telefone é 3431-2520 e o email ouvidoria@unesc.net. Para acessar o blog da Ouvidoria clique aqui.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 30 de novembro de 2015 às 18:55
Compartilhar Comente (2)

Ouvidoria da Unesc presente no XV Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários - FNOU

Nos dias 30/09, 01 e 02/10/2015 a Ouvidoria da Unesc participou do XV Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários - FNOU, em Gramado - RS. 

O Encontro de Ouvidores Universitários discutiu diversos temas relacionados a função do Ouvidor e da Ouvidoria, entre eles: o perfil do profissional de Ouvidoria, a qualificação e formação continuada do profissional de Ouvidoria, o trabalho da Ouvidoria e o reconhecimento da importância da Ouvidoria. 

Ouvidores de instituições de diversos estados do Brasil puderam aprofundar os referidos temas e trocar ideias e experiências de suas Ouvidorias, bem como refletir o papel formador das Ouvidorias.

 

Postado por: Patricia Luciano Maria 06 de outubro de 2015 às 18:31
Compartilhar Comente

Unesc presente no Congresso Brasileiro de Ouvidores

Unesc presente no Congresso Brasileiro de Ouvidores
Ouvidora Patrícia Luciano Maria representou a Universidade Mais imagens

A Ouvidoria da Unesc participou do 17º Congresso Brasileiro de Ouvidores / Ombudsman e 14º Fórum Nacional de Ouvidores Universitários realizado em Florianópolis recentemente. O evento teve como tema “As dimensões da Ouvidoria brasileira” e recebeu mais de 300 participantes, de segmentos públicos e privados, de todo o Brasil.

“O Fórum foi muito rico e bastante focado, o que possibilitou aos ouvidores universitários trocarem experiências e atualizarem suas práticas. Muitos saíram com importantes ideias para aplicarem em suas Ouvidorias”, comentou a ouvidora da Unesc, Patrícia Luciano Maria, que representou a Universidade.

O congresso discutiu as ouvidorias organizacionais no Brasil, a prevenção de conflitos com o consumidor e usuário do serviço público, a convivência das ouvidorias públicas com o sistema de controladoria, bem como a regulamentação legal.

Fonte: Secom

Postado por: Davi Carrer 26 de agosto de 2014 às 18:54
Compartilhar Comente

Ser Ouvidor (a) é: Agir com modéstia e sem vaidade. Aprender a ser humilde. Ouvir com atenção verdadeira e interessada no outro...

 ... Ser Ouvidor (a) é desejar o melhor a ambas as partes, mediar com cautela e imparcialidade, é fazer um trabalho buscando atingir bons resultados, é sugerir, é motivar mudanças positivas!

O dia Nacional do Ouvidor comemora-se em 16 de Março e a Ouvidoria da Unesc deseja a todos (as) os (as) Ouvidores (as), de instituições públicas e privadas, um excelente dia de comemoração! Parabéns pela função social desempenhada!

Esta data alusiva ao Dia Nacional do (a) Ouvidor (a) foi oficializada em 2012 por meio da Lei Federal nº 12.632/2012.

 

Postado por: Patricia Luciano Maria 14 de março de 2014 às 15:05
Compartilhar Comente