Departamento de Desenvolvimento Humano

Projeto Universidade Saudável retoma as atividades em 2019

Projeto Universidade Saudável retoma as atividades em 2019
Ação voltadas aos colaboradores e estudantes da Universidade propõe atividades físicas (Fotos: Arquivo Unesc) Mais imagens

O projeto Universidade Saudável, iniciado em 2018, deu bons resultados e retornará às atividades em 2019.  O projeto visa proporcionar para professores e funcionários horários para práticas corporais com orientação. Entre as atividades oferecidas gratuitamente estão Treinamento Funcional, Corrida e Ritmos.

O projeto é desenvolvido pelo GEPPS (Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção da Saúde) em parceria com DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) e conta com a orientação de profissionais e estudantes do curso de Educação Física.

Conforme o coordenador do projeto, Joni Márcio de Farias, a ação propõe a melhoria da qualidade de vida dos participantes. “As atividades contribuem para um melhor convívio social, a quebra de rotina, a melhora da autonomia funcional, da autoestima e a autoimagem, diminuição de peso corporal e melhora de componentes da aptidão física. Aos que já praticam, a proposta é contribuir na melhora da performance nos seus treinamentos", explica.

As atividades serão oferecidas em horários específicos. A aula de Ritmos será oferecida nas segundas e quartas-feiras, das 12h às 13h, e nas terças e quintas-feiras, das 17h30 às 18h30. A modalidade de Corrida ocorrerá de segunda a quinta-feira das 17h30 às 19h. Já a aula de Funcional ocorrerá nas terças e quintas-feiras, das 12h às 13h, e nas segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 18h30.

Para participar, os colaboradores devem entrar em contato com o DDH no telefone (48) 3431-2695.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 22 de março de 2019 às 16:01
Compartilhar Comente

Feirão de Emprego para pessoas com Deficiência oferece mais de 200 vagas

Feirão de Emprego para pessoas com Deficiência oferece mais de 200 vagas
Ao todo, 17empresas estiveram reunidas na Unesc para o evento (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

“Momento de mostrar para as pessoas que o deficiente também tem vez”. Assim, o acadêmico de Administração de Empresas da Unesc e deficiente físico, Lucas Leandro Ferreira, definiu o Feirão de Empregos para pessoas com deficiência, realizado na Unesc nesta quinta-feira (24/01). A ação reuniu 17 empresas oferecendo vagas nas mais diversas categorias e funções. 

Aos 19 anos, Ferreira é formado em um curso técnico de Administração e cursa a 3ª fase de Administração na Unesc. O estudante já passou por três estágios, mas acredita que é hora de procurar um emprego com carteira assinada. “Acredito que aqui é uma oportunidade de eu encontrar um emprego, de iniciar minha carreira, na minha área de atuação”, comentou.

A mesma oportunidade é vista pela acadêmica de Design de Moda da Unesc, Juliana Alves Assis, de 21 anos. Ela é deficiente auditiva e busca por uma vaga nas empresas que se relacionam com o seu curso. “Muitas vezes os deficientes não vão atrás pois acham que não podem, mas aqui é uma oportunidade, uma opção de arranjar um emprego e trabalhar”, explicou a mãe de Juliana, Marlene Janaína Alves Assis.

Entre as empresas participantes, estiveram a Alinhar Consultoria, Angeloni Supermercados, Betha Sistemas, GDM Plásticos, Hospital São João Batista, Instituto Maria Schmitt, Portinari, TotalPlast, Ufo Way Denim Brasil, Unesc, La Moda, Vanelise Confecções, Corsul, Forauto, Copazza, Angelgres e Excelência Consultoria. A ação também contou com a parceria do Sine (Sistema Nacional de Empregos) e da Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação do município.

Oportunidade de empregos

Estima-se que mais de 300 pessoas passaram pelo Feirão de Empregos. Ao chegar na Instituição, os interessados puderam conhecer as empresas, tirar dúvidas e se cadastrar para as vagas.

De acordo com a gestora do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) da Unesc, Vania Menegalli, a ação surgiu a partir de um grupo de setores de RH’s (Recursos Humanos) que viram a oportunidade de oferecer juntas as vagas para os deficientes. “Além de aproximar as empresas, faz com que as pessoas tenham acesso às vagas e possam conseguir um emprego”, comentou Vânia. 

Na ação, o Sine cadastrou os participantes para a intermediação entre eles e as empresas. “Um evento como esse aumenta a visibilidade para a sociedade e para o trabalhador. Aqui as empresas estão oferecendo o serviço e as pessoas estão procurando, sendo assim todos saem ganhando”, explanou a Assistente Social do Sine de Criciúma, Maria Elizabeth Pizzollo.

Diretos garantidos

De acordo com a Lei nº 8.213 de 24 de julho de 1991, as empresas que possuem de 100 a 200 funcionários devem reservar 2% de suas vagas para pessoas com deficiência. Já as empresas que possuem entre 201 e 500 funcionários, 3%. Entre 501 e 1000 funcionários, 4%, e por fim, empresas com mais de 1001 funcionários, devem reservar 5% das suas vagas.

“É importante saber que nós deficientes temos esse direito por Lei de uma parcela das vagas serem garantidas para pessoas com deficiência”, frisou Lucas Ferreira. “A adesão das empresas para o evento foi muito grande e isso é muito importante para o acesso dos deficientes para o mercado de trabalho”, comentou Maria Elizabeth.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 24 de janeiro de 2019 às 17:53
Compartilhar Comente

Visita cantada leva o espírito natalino a diversos setores da Unesc

Visita cantada leva o espírito natalino a diversos setores da Unesc
A ação faz parte do calendário de eventos da Instituição (Fotos: Vitor Netto e Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os funcionários da Unesc foram pegos de surpresa nesta quarta-feira (22/11). Seguindo o calendário das comemorações natalinas da Universidade, a tarde foi um momento de propagar o espírito natalino dentro do campus. Um grupo de funcionários visitou os setores da Instituição cantando músicas com mensagens de alegria, união e amor.

“O objetivo da ação foi propagar a alegria do Natal para os nossos colegas de trabalho. Passar um pouco de afeto nesta data tão importante para as pessoas”, explica o gerente do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) da Unesc, André Topanotti.

Ao todo, 22 funcionários passaram pelos setores cantando um repertório de 20 músicas natalinas. A funcionária Adicirlene Paganini Cardoso participou da ação. De acordo com ela, a ideia foi realizar uma surpresa para os demais funcionários. “Nós reunimos um grupo de voluntários para participar e decidimos que seria uma surpresa para os outros”.

As visitas foram acompanhadas por dois Papais Noéis que entregaram balas aos funcionários.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 22 de novembro de 2017 às 16:25
Compartilhar Comente

Aprofucri reúne professores e funcionários em almoço de confraternização

Aprofucri reúne professores e funcionários em almoço de confraternização
Evento teve música, alegria e sorteio de brindes (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Para fortalecer laços e proporcionar momentos de lazer e integração entre professores e funcionários, a Unesc e a Aprofucri promoveram neste sábado (28/10), o “Nosso Almoço”. O encontro trouxe um cardápio diferenciado, com paella de carnes brancas, defumadas e Vegana. O evento contou ainda com música, diversão e sorteio de brindes.

A reitora Luciane Ceretta agradeceu a presença de todos e enfatizou que o momento era de reforçar os laços entre colegas e com a Universidade. "Nós agradecemos muito pela dedicação que cada um de vocês têm pela Unesc. Ela nada seria sem trabalho e o carinho de vocês". 

O vice-reitor, Daniel Preve, lembrou o almoço era um encontro que permitia a confraternização entre colegas de trabalho, além de possibilitar que conhecessem melhor os familiares daqueles que estão diariamente ao seu lado. 

O presidente da Aprofucri, Michel Alisson da Silva lembrou que a intenção do evento também foi a de celebrar o Dia do Professor e também homenagear os técnicos administrativos. Segundo ele, ambos são vitais para as atividades da Instituição. 

O diretor do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), André Topanotti também deu as boas-vindas aos colaboradores da Unesc e lembrou que o almoço só foi possível devido a participação de professores e funcionários desde a organização, decoração, busca de parceiros para os brindes até a elaboração dos pratos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

30 de outubro de 2017 às 07:49
Compartilhar Comente

Programação do Dia do Professor no campus encerra com yoga

Programação do Dia do Professor no campus encerra com yoga
Atividades foram direcionadas para docentes e funcionários (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A semana encerrou no campus com yoga. A atividade fez parte da programação especial da Unesc em comemoração ao Dia do Professor, e reuniu professores e funcionários para um momento de introspecção e relaxamento.

A programação contou ainda com mostra fotográfica, feira de saúde e cuidados e apresentações culturais, em diversos espaços do campus, com o intuito de valorizar a profissão docente. O fechamento da programação especial ocorre no dia 28 de outubro com um almoço às 12h30 no Salão Comunitário do Caravaggio, em Nova Veneza.

A ação é oferecida pela Reitoria e organizada por uma comissão formada por membros de diversos setores da Instituição, como DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), Setor de Arte e Cultura, Setor de Eventos, Secom (Setor de Comunicação Integrada), Ânima, Departamento de Apoio Logístico, UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de outubro de 2017 às 16:24
Compartilhar Comente