Departamento de Desenvolvimento Humano

Prorrogadas as inscrições para o Programa de Combate ao Tabagismo da Unesc

Prorrogadas as inscrições para o Programa de Combate ao Tabagismo da Unesc
Programa é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Programa de Combate ao Tabagismo da Unesc teve inscrições prorrogadas. O projeto é voltado ao público interno e externo da Universidade e tem o propósito de ajudar os participantes no combate ao vício do fumo. A ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, está com inscrições abertas até o dia 8 de maio.    

Os grupos, promovidos desde 2016, têm o acompanhamento do psicólogo Roger Menegon Ferrari, membro da residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Unesc. O programa ainda possui parceria com outros setores da Universidade, como o Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva/Atenção Básica, o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), o CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), o DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) e as Clínicas Integradas.

Para ingressar na ação, o participante deve morar em Criciúma. Funcionários e acadêmicos da Instituição também podem participar. O grupo se reunirá nas segundas-feiras à tarde, com encontros semanais, posteriormente quinzenais e mensais. Para se inscrever, o interessado deve procurar o setor do DDH, que fica no bloco Administrativo na sala 8, para preencher a ficha de inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-2695.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 24 de abril de 2019 às 17:09
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para o Programa de Combate ao Tabagismo da Unesc

Inscrições abertas para o Programa de Combate ao Tabagismo da Unesc
Programa é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Uma ação voltada para o público interno e externo da Universidade e que promete ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esse é o Programa de Combate ao Tabagismo, que tem o propósito de ajudar os participantes a combater o vício do fumo. A ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, está com inscrições abertas até dia 19 de abril.  

O grupo, promovido desde 2016, tem a acompanhamento do psicólogo Roger Menegon Ferrari, membro da residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Unesc. O programa ainda possui parceria com outros setores da Universidade, como o a Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva/Atenção Básica, do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) e das Clínicas Integradas.

Para participar, os interessados devem procurar o setor, que fica no bloco Administrativo na sala 8, para preencher a ficha de inscrição. Os funcionários e acadêmicos da instituição também podem participar. O grupo acontecerá nas segundas-feiras à tarde e iniciará com encontros semanais, posteriormente quinzenais e mensais.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 10 de abril de 2019 às 18:26
Compartilhar Comente

Uma Unesc feita para as pessoas

Uma Unesc feita para as pessoas
Universidade está promovendo mudanças pensando na qualidade de vida (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma Universidade que presa pela qualidade do ensino e de vida em seu campus. Assim é a Unesc. Quem passou pela Instituição, no início do primeiro semestre de 2019, percebeu uma intensa movimentação de cuidados e reformas nas dependências da Universidade. São projetos, pensados no bem-estar das mais de quinze mil pessoas que passam pela Instituição diariamente. “Estamos cuidando das pessoas, o que temos de mais valioso na nossa Universidade. São elas que diariamente entregam seu melhor em um único objetivo, o de elevar a excelência da Unesc”, destaca a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

As dez redes de descanso, colocadas estrategicamente em pontos do campus, já se popularizaram entre acadêmicos e colaboradores da Unesc como um espaço de integração e renovação. “O ser humano tem capacidade para se manter focado por tempo determinado. No trabalho ou na vida acadêmica, é sempre necessário um momento para si. Os ambientes, construídos para acolher as pessoas, criam uma sensação de cuidado e carinho, refletindo em um melhor desempenho, propiciando relaxamento e autoconhecimento”, afirma a coordenadora do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) da Instituição, Vania Menegalli Moojen.

Segundo Vania, psicóloga e doutora em Ciências da Saúde, em um dia com muitas atividades se tem a impressão de tempo perdido ao se parar por 15 minutos, porém este pequeno descanso pode fazer a diferença para a qualidade profissional e de vida. “A sensação pode ser de atraso, mas quando o profissional voltar ao trabalho suas energias estarão renovadas e será mais fácil e até mais rápido concluir uma atividade”, explica.

Além das redes, os espaços de convivência e descanso também incluem: placas de cultura de paz; uma sala de integração para os alunos e colaboradores do Bloco S; reforma do refeitório localizado no Bloco do Apoio Logístico; espaços de diálogos e informação em frente aos Video Walls, localizados nos halls dos Blocos Administrativos, S e XXI, e a arborização campus, com novos jardins entre os corredores.

A acadêmica do curso de Direito, Jessica Manentti, passa suas manhãs na Universidade e tem no espaço de convivência do Bloco S, um local para recarregar suas energias e encontrar os amigos. “Lá tenho conversas e um ambiente confortável para descansar após o almoço. Estes minutos, entre graduação e trabalho, fazem toda diferença no meu dia a dia”, destaca a estudante.

Qualidade de vida: confira as dicas da coordenadora do DDH para momentos mais felizes no local de trabalho e de estudo.

  • Tenha um proposito claro e não objetivos individuais. Assim você vai além e preocupa-se com o coletivo e com cuidar do próximo.
  • O autoconhecimento é importante. Ouça seu corpo e tenha momentos para relaxar, meditar e refletir. Eles podem agregar a qualidade de vida e do trabalho.
  • Relacione-se, conheça pessoas novas e conviva com o diferente. A troca de experiências é fundamental.
  • Busque conhecimento e atualize-se, mas sempre aprenda com quem está ao seu lado.
  • Você em primeiro lugar. Sua felicidade e saúde são importantes, busque se valorizar sempre.

​Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 04 de abril de 2019 às 16:17
Compartilhar Comente