Departamento de Desenvolvimento Humano

Colaboradores participam de capacitação sobre gerenciamento de áreas contaminadas

Colaboradores participam de capacitação sobre gerenciamento de áreas contaminadas
Atividade ocorreu esta semana no Iparque Mais imagens

Os colaboradores da Unesc participaram de uma capacitação técnica e de melhoramento profissional na temática de gerenciamento de áreas contaminadas, no Iparque (Parque Científico e Tecnológico), ao longo desta semana (28 a 30/3). A atividade foi realizada de forma integrada pelos setores de Projetos Ambientais, Laboratório de Água e Solo e Centro de Engenharia e Geoprocessamento, promovida pela DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano).

A ministrante foi Erika Von Zuben, com mais de 19 anos de experiência no mercado ambiental. Ela é instrutora técnica da ABNT da série de normas de Gerenciamento de Áreas Contaminadas e diretora técnica da AESAS (Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental).

“O curso se faz pertinente, pois com o advento da Resolução CONAMA nº 420, de 28 de dezembro de 2009, o gerenciamento de áreas contaminadas tornou-se factível, com adoção de medidas que assegurem o conhecimento das características dessas áreas e dos impactos por ela causados, proporcionando os instrumentos necessários à tomada de decisão quanto às formas de intervenção mais adequadas”, explicou o engenheiro de segurança no trabalho e ambiental da Unesc, Éder Costa Cechella.

Cehella explica que o gerenciamento visa a minimizar os riscos a que estão sujeitos a população e o meio ambiente, por meio de estratégia constituída por etapas sequenciais, em que a informação obtida em cada etapa é a base para a execução da etapa posterior. "A Resolução também trata, com enfoque especial, sobre critérios e valores orientadores de qualidade do solo quanto a presença de substâncias químicas no solo. Os mesmos indicam as concentrações naturais de substâncias químicas presentes no compartimento ambiental, devendo os órgãos ambientais competentes dos Estados e Distrito Federal, obtê-los em até 4 anos da publicação da respectiva Resolução", informou o engenheiro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 31 de março de 2017 às 15:53
Compartilhar Comente

Colaboradores participam de capacitação para melhorar a leitura no trabalho

Colaboradores participam de capacitação para melhorar a leitura no trabalho
DDH oferece aos funcionários a oportunidade de crescer profissionalmente Mais imagens

Os colaboradores da Unesc estão participando de uma capacitação para melhorar a leitura no local de trabalho. O curso "Estratégias de Leitura no ambiente de trabalho", ministrado pela professora Carina Fernandes de Andrade Freitas, iniciou na última terça-feira (28/3) e se encerra nesta quinta-feira (30/3).

O objetivo da capacitação é dar orientação aos participantes ao adotar uma leitura direta e mais eficiente. 

O DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) oferece à comunidade interna a oportunidade de crescer profissionalmente, com cursos de curta duração como: Gestão de Conflitos, Primeiros Socorros, Técnicas Vendas e Negociação, Vida com Qualidade, Administração Tempo e Excel Intermediário.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

30 de março de 2017 às 11:42
Compartilhar Comente

Capacitações oferecem crescimento profissional aos colaboradores

Capacitações oferecem crescimento profissional aos colaboradores
Programa Capacitações Internas oferece crescimento profissional aos funcionários Mais imagens

Buscando valorizar o colaborador da Unesc, o DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) promoveu duas capacitações nos últimos dias. As trocas de conhecimentos fazem parte das Capacitações Internas realizadas pelo DDH, que oferece frequentemente diversas oportunidades para a comunidade interna crescer profissionalmente.

O curso de Primeiros Socorros ocorreu na última sexta-feira (17/3). A enfermeira Mariana Freitas Comin falou sobre o processo inicial de avaliar e tratar as necessidades de alguém. Durante a capacitação também se destacou que seguir os procedimentos corretos de primeiros socorros pode ser a diferença entre a vida e a morte. O curso foi uma parceria ente DDH, Cipa, UNASAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) e Curso de Enfermagem.

A capacitação Técnicas de Vendas e Negociação, ministrada pelo professor Sergio Mendonça da Silva, teve sua primeira aula na segunda-feira (20/3) e se encerra na próxima quarta-feira (22/3).

 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

21 de março de 2017 às 11:55
Compartilhar Comente

Novos funcionários participam do primeiro Tour Unesc do ano

Novos funcionários participam do primeiro Tour Unesc do ano
Colaboradores conheceram os diversos espaços da Universidade Mais imagens

Os novos colaboradores da Unesc ganharam um dia para conhecer a Instituição e se aproximar dos colegas de trabalho durante o Tour Unesc. O Ânima realizou nesta quarta-feira (15/3) o primeiro Tour do ano e levou os participantes para conhecer os diversos espaços da Universidade. O encontro foi o primeiro em conjunto com a Integração de novos funcionários, realizado pelo DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano).

O dia proporcionou dinâmicas em grupo, visitas aos setores da Universidade e Iparque (Parque Científico e Tecnológico), onde conheceram os trabalhos desenvolvidos nos seis institutos ligados a Instituição: IALI (Instituto de alimentos), IPAT (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas), IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia), Itec-In (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios), Ipese (Instituto de Pesquisa Socioeconômica Aplicada) e Ipete (Instituto de Pesquisa em Tecnologia Educacional).

Os participantes ainda realizaram atividades que estimularam o pensamento coletivo, trabalho em equipe e proporcionaram boas risadas. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

15 de março de 2017 às 11:21
Compartilhar Comente

Atividades do programa de capacitações para colaboradores em 2017 inicia na Unesc

Atividades do programa de capacitações para colaboradores em 2017 inicia na Unesc
Primeiro encontro teve o tema “Solicitação de Compras” (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A semana marcou o início das atividades do programa de capacitação promovido pelo DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) para colaboradores da Unesc. A primeira delas ocorreu nesta quarta-feira (8/3), com o tema “Solicitação de Compras” e foi ministrada pelo supervisor de compras Wellington Cardoso Correa.

A capacitação abordou o uso correto do software de compras Outbuycenter, esclareceu aos participantes sobre a inclusão da SDCV, passando pelos processos de triagem, cotação até a aprovação final.

Os colaboradores que quiserem participar desta capacitação, podem se inscrever para o próximo encontro, no dia 14 de março, das 9 horas às 10h30. O programa também oferece outras possibilidades para o calaborador

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de março de 2017 às 16:05
Compartilhar Comente