Departamento de Desenvolvimento Humano

Unesc entre as 50 melhores do GPTW em Santa Catarina

Unesc entre as 50 melhores do GPTW em Santa Catarina
Mais imagens

A Universidade do Extremo Sul Catarinense, Unesc, recebeu na noite desta quarta-feira, 04/12, mais um reconhecimento à sua gestão. Desta vez o prêmio foi o Great Place To Work (GPTW), onde a Unesc figurou como a décima primeira, na categoria empresas de médio porte. Ao todo a premiação foi entregue às 50 melhores empresas para trabalhar em Santa Catarina. O evento de premiação aconteceu em Florianópolis. O GPTW Santa Catarina é feito em parceria entre o Grupo Hel e a NSC Comunicação.

A divulgação do GPTW chega duas semanas após a universidade ter sido reconhecida entre as 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil, conforme o Ranking da revista VocêSA. Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a premiação é resultado de um trabalho realizado com foco na qualidade do ambiente de trabalho e do investimento nas pessoas. “Quando assumi o desafio de fazer a gestão deste patrimônio intelectual que é a UNESC, coloquei como meta pactuada com o nosso time, que cuidaríamos das pessoas e faríamos da nossa universidade um local onde elas pudessem construir seus projetos de felicidade, mais do que um emprego. Esse resultado, duplo, atesta que estamos atingindo os objetivos propostos. Não há portanto, para um gestor, resultado melhor: pessoas contentes e orgulhosas do seu local de trabalho. Temos muito a avançar, mas já avançamos muito”, salienta a reitora.

As empresas premiadas são divididas em um ranking anual, com três categorias: pequenas empresas, (de 30 a 99 funcionários), médias (com até 999 colaboradores) e grandes empresas (que empregam a partir de mil funcionários). https://gptw.com.br/

Esta é a 8ª edição do ranking no Estado, realizado pela Consultoria GPTW. O resultado é obtido através de pesquisas internas junto aos colaboradores das empresas, onde são avaliados o ambiente de trabalho e nas estratégias de gestão de pessoas implantadas pelos gestores das empresas. Para participar da lista GPTW, as empresas precisam ter no mínimo 30 funcionários e ter CNPJ registrado em Santa Catarina.

Unesc entre as 150 Melhores Para Trabalhar no Brasil 2019

No último dia 19 de novembro a Unesc recebeu a premiação As Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2019. O ranking é formado a partir de rigorosa seleção feita pela FIA (Fundação Instituto de Administração), que apresentam as 150 melhores empresas, divididas entre grandes, médias nacionais e médias multinacionais. 

A premiação foi dada com base na pesquisa realizada junto aos colaboradores, onde 83% destes, entre professores e funcionários, responderam ao questionário. A Universidade também recebeu a visita de um consultor externo que avaliou os programas da instituição e selecionou aleatoriamente um grupo de colaboradores para entrevista pessoal. Dentre os destaques da Unesc, a partir da pesquisa entre seus colaboradores, estão questões como a valorização profissional; a autonomia; a construção de vínculos e respeito da gestão; a força da marca Unesc, orgulho de ser Unesc, a contribuição social da Universidade.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, receber este destaque proveniente de um processo tão abrangente e seletivo quanto a pesquisa da Você S/A, aponta que o caminho escolhido pela gestão é adequado. “Temos na Unesc um grande time. Estar na gestão desta Universidade e receber este retorno dos nossos colegas, de que estamos no caminho certo para a valorização das pessoas, me produz alegria mas também gratidão. Nossa Unesc comunitária, compreendida por quase 1.500 colaboradores, merece estar entre as 150 melhores instituições para trabalhar no Brasil”, garante.

Ana Sofia Schuster/Mayara Cardoso - AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 05 de dezembro de 2019 às 01:33
Compartilhar Comente

Capacitação em técnicas de jardinagem

Capacitação em técnicas de jardinagem
Mais imagens

Funcionários da Universidade estiveram reunidos nesta terça-feira (26/11), para uma tarde de aprendizados sobre técnicas de jardinagem, no Horto Florestal. A capacitação do Proadh (Programa de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano) ensinou como construir um jardim harmonioso, com técnicas de manejo, plantio e adubação assim como os cuidados necessários para sua manutenção.



Os participantes conheceram ainda a técnica japonesa chamada Kokedama, que consiste em envolver a planta dentro de uma esfera de musgo, substrato e argila, sendo desnecessário o plantio em vaso.

Por: Milena Spilere Nandi 28 de novembro de 2019 às 10:07
Compartilhar Comente

Dia de comemoração na Unesc

Dia de comemoração na Unesc
Universidade está entre as 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A tarde desta quinta-feira (21/11) foi de comemoração na Unesc. Os professores e funcionários foram acolhidos no hall da Reitoria para celebrar o destaque na premiação As Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2019. A honraria foi entregue na última terça-feira (19/11), em São Paulo, pela FIA (Fundação Instituto de Administração).

Em uma acolhida especialmente preparada com palavras de afeto lanche, e surpresas, os colaboradores ocuparam todo o espaço do encontro e não esconderam a alegria de fazer parte deste momento. “Acredito no que fazemos e no propósito do lugar onde trabalhamos. Isso orgulha e motiva a fazer cada dia mais. Me sinto parte desta conquista e sei que meus colegas também dividem esta alegria. Não resta mais nada a não ser agradecer”, frisou o funcionário do Apoio Logístico, Jairton Antunes.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, são sentimentos como o do colaborador que fazem da Universidade um lugar para se orgulhar. “Todos nós merecemos estes aplausos. Não são dias fáceis. Mas com nossa força e união superamos os desafios. Aqui formamos uma família que merecer estar entre as 150 melhores empresas para trabalhar”, afirma.

O destaque da instituição se deu pela boa avaliação da valorização profissional; autonomia; construção de vínculos e respeito da gestão; força da marca Unesc; orgulho de ser Unesc e contribuição social da Universidade. “É o momento de agradecer, pelo empenho e pela coragem. Este reconhecimento é de todos, parceiros, colegas e amigos. A Universidade é feita pela determinação de cada um aqui presente. Parabéns pelo reconhecimento”, destacou o vice-reitor, Daniel Preve.

A confraternização contou também com a entrega de uma placa para a assistente de desenvolvimento humano da Unesc, Mariléia Maciel, que representou a Instituição em São Paulo.

As Melhores Empresas para Trabalhar

O ranking, organizado pela FIA, premia empresas grandes, médias nacionais e médias multinacionais. O ranking construído após uma seleção e ouvir 83% dos colaboradores da Unesc, entre professores e funcionários. Em junho, a Universidade recebeu a visita de um consultor externo que avaliou os programas da instituição e selecionou aleatoriamente um grupo de colaboradores para entrevista pessoal. 

Também estiveram presentes na acolhida a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo; o ex-reitor e assessor Institucional da Unesc, Edson Rodrigues; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris; a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, e o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de novembro de 2019 às 17:51
Compartilhar Comente

Colaboradores que trabalham com atendimento ao estudante participam de encontro

A semana foi marcada na Unesc pelos encontros do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), que gerou momentos de reflexão envolvendo a comunidade acadêmica. E nos dias do recesso acadêmico, nos quais ocorreram as atividades do PDI com professores, gestores, funcionários e alunos, a equipe dos setores que atuam na Atenção ao Estudante também teve o seu momento de refletir sobre a importância de seu trabalho, durante um encontro promovido pelo o Ânima e DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano).

Com o tema “Integrando mentes e corações com foco no trabalho”, e teve como objetivo aprimorar a excelência no atendimento interno e externo, assim como promover a valorização das relações colaborativas. O encontro proporcionou uma integração entre os colegas, atividades de autoconhecimento, compartilhamento de sonhos e uma acolhida, feita pela pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.

O evento contou com a presença do assessor institucional da Unesc, Edson Rodrigues, a colaboração da gestora do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), Vânia Kátia Menegalli Moojen e dos professores João Alberto Ramos Batanolli, Andrigo Rodrigues e Bárbara Regina Alvarez.

Por: Milena Spilere Nandi 21 de novembro de 2019 às 15:38
Compartilhar Comente

Novos colaboradores são acolhidos em recepção especial

Novos colaboradores são acolhidos em recepção especial
Boas-vindas propôs uma socialização de experiências e informações (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc é um lugar onde histórias iniciam, se encontram e se transformam. Na tarde desta quinta-feira (7/11), esta afirmação foi evidenciada em mais uma recepção especial aos novos colaboradores. Promovido pelo DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), o encontro proporcionou uma integração entre os colegas, atividades de autoconhecimento, compartilhamento de sonhos e uma acolhida, feita pela equipe de reitoria da Universidade.

“Talvez este seja um dos momentos mais interessantes da gestão. Ver rostos felizes e dispostos a contribuir com nossa Universidade nos dá alegria e motivação. Aqui, nestes corredores, é onde histórias iniciam, e agora vocês terão um importante papel nelas”, destacou a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Além de dar destaque a missão dos novos colaboradores na vida das pessoas, a reitora também destacou a importância de cada um para a Unesc. “O lugar em que estamos não nos difere, pelo contrário. Cada um de nossos funcionários tem uma importante missão dentro da Instituição, que agrega ao seu trabalho e a de seu colega. Orgulhem-se, de peito estufado, por fazer parte desta família”, frisou.

Para a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão ganha destaque e é ressaltada quando o assunto é o estudante. “Para alcançar o objetivo de ser referência no ensino, o olhar de cada professor e funcionário tem grande importância. Eles são o elo entre a Instituição e seus acadêmicos, desempenhando uma função fundamental”, frisou.

Além de receber a acolhida da equipe de reitoria, os colaboradores também ouviram sobre o dia a dia da Instituição e receberam importantes informações do DDH, do Ânima e do Sesmet (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).

O evento contou com a presença do diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; do ex-reitor e assessor institucional, Edson Rodrigues, e de outras lideranças da Universidade.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de novembro de 2019 às 15:35
Compartilhar Comente