Departamento de Desenvolvimento Humano

Capacitações para colaboradores

O Proadh (Programa de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano), segue realizando encontros com funcionários da Universidade. Nesta semana, o programa realizou duas capacitações. Uma na segunda-feira (8/10) e a outra na terça-feira (9/10).

Na primeira, a professora Tania Aquino Alves Martins falou sobre “Comunicação e Gestão de Conflitos”. A capacitação, que segue nos dias 19 e 22 de outubro, tem objetivos como desenvolver habilidades da comunicação assertiva, preparando os participantes para conduzirem as situações de negociação e conflitos entre pessoas, com mais eficácia; eficácia da comunicação – trabalhando as palavras, o tom de voz, e a linguagem corporal e discutir como lidar com conflitos e diferenças de percepção.

Já o encontro de terça-feira, “Habilidades de apresentação pessoal”, visou capacitar profissionais com ênfase nas questões comportamentais, de habilidades e apresentação pessoal, assim como tratou dos cuidados básicos para a apresentação pessoal. A capacitação foi ministrada pela professora Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias.

Por: Milena Spilere Nandi 10 de outubro de 2018 às 15:54
Compartilhar Comente

Estudantes da Unesc entre os vencedores do Startup Weekend Criciúma

Acadêmicos dos cursos de Ciências da Computação, Administração, Design, Engenharia Química e Engenharia Civil da Unesc participaram da terceira edição do Startup Weekend Criciúma, realizado de 28/9 a 30/09 na Plurall Coworking. O case Biscato, um aplicativo que localiza prestadores de serviços, desenvolvido para o mercado de Angola, ficou em segundo lugar entre as 13 equipes formadas pelos 100 participantes do evento. Entre os integrantes do grupo estavam os estudantes angolanos Edmundo Nascimento e Aristóteles Lopes. Também integraram o grupo: Bruno Girardi, André Felipe Fraga e Thiago Águida. "A Biscato é uma ideia que surgiu aqui no Brasil devido a atual realidade que Angola se encontra: altíssima taxa de desemprego. Por esse motivo, a maior parte das pessoas necessitam fazer trabalhos autônomos (bicos ou biscato em Angola) para complementarem sua renda familiar", explica Bruno Girardi. O produto criado auxilia a conexão das pessoas que sabem realizar determinado biscato com alguém que necessita fazê-lo. Em apenas 24 horas houveram mais de 60 inscritos com 7 conexões e 1 negócio fechado. Parte da renda obtida será destinada a instituições de ensino técnico em Angola para capacitar jovem. A Unesc também teve seus acadêmicos premiados com a 3ª colocação, com a ideia "Surfwend". Neste grupo, participaram João Paulo Martins, Victor Pedro Moretti, Caio Canarin Mroninski, Gustavo Perito, Gabriel de Bona, Alef Emerich Vieira e Leonardo Salvaro. Outros acadêmicos e egressos da Unesc também estiveram participando, como o Engenheiro Civil, Vitor Pirolla e o aluno da Engenharia Química, Hyan Dias Tavares, com o projeto Retorno Rápido, que ficou com a menção honrosa. Vitor explica que prestigia os eventos buscando pensar e desenvolver ideias que atendam alguma necessidade da sociedade.  

O SW segue uma sistemática desenvolvida pela Techstars, em parceria com o Google, que é aplicada no mundo todo simultaneamente. Na sexta-feira foram apresentadas ideias, sendo 13 validadas e escolhidas para serem trabalhadas no final de semana, finalizando em um MVP (produto mínimo vendável). No final da tarde de domingo foi feito o pitch, que consiste de uma apresentação curta (no caso da SW 3 minutos) com a finalidade de explicar o negócio para os jurados e para o público presente, incluindo os próprios concorrentes e organizadores.

O SW premiou os três primeiros colocados e ainda fez uma menção honrosa. Para o diretor da Plurall Coworking (empresa que sediou o evento no final da semana e é uma das organizadoras), Claiton Pacheco Galdino, a SW é um evento que permite os jovens testarem todas as etapas de construção de um negócio, tendo como base a metodologia disponível e a criação de um negócio do zero. “Eles podem entender exatamente quais são as complexidades que cada uma dessas etapas têm, principalmente, a validação com o mercado e de ter um MVP." explica.

Essa foi a 3ª edição da SW em Criciúma. O evento foi acompanhado pelo Gestor de Inovação da Unesc, Evanio Nicoleit; pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo; pela Coordenadora do curso de Ciências da Computação da Unesc, Ana Claudia Garcia Barbosa; pelo professor do curso de Design, Igor Drudi; egressos e acadêmicos da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 01 de outubro de 2018 às 09:54
Compartilhar Comente

Capacitação

Colaboradores da Universidade participaram nesta segunda-feira (24/9) de mais uma capacitação oferecida pelo Proadh (Programa de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano). Desta vez, o tema foi “Saúde financeira pessoal”. O ministrante da capacitação foi o administrador Marlon Gonçalves Zilli.

O objetivo da capacitação foi levar informações aos funcionários da Universidade sobre como manter o controle das finanças pessoais visando à qualidade de vida, independente do quanto se ganha; sobre as armadilhas de finanças pessoais que mais tiram o sono; sobre cartão de crédito, poupança, cheque especial e juros bancários; planejamento e organização e gestão das finanças pessoais.

 A capacitação fez parte das atividades do Proadh, realizado pelo DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano da Unesc) e teve a parceria da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Por: Milena Spilere Nandi 25 de setembro de 2018 às 10:20
Compartilhar Comente

Capacitação em primeiros socorros

Colaboradores da Unesc participaram nesta quarta-feira (15/8) da capacitação “Primeiros Socorros”, ministrada pela enfermeira Maristela Prá.

Segundo a enfermeira, os primeiros socorros básicos referem-se ao processo inicial de avaliar e tratar as necessidades de alguém. Seguir os procedimentos corretos de primeiros socorros pode ser a diferença entre a vida e a morte.

A capacitação fez parte das atividades do Proadh (Programa de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano), realizado pelo DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano da Unesc).

Por: Milena Spilere Nandi 16 de agosto de 2018 às 13:48
Compartilhar Comente

Capacitação para colaboradores

Funcionários e professores da Universidade estiveram reunidos na última semana para participarem da capacitação “Aproveitando ao máximo o feedback: O feedback para o desenvolvimento humano no trabalho”, ministrada pela professora Gisele Coelho Lopes.

A capacitação teve como objetivo abordar a importância da escuta e da internalização no processo de receber feedback; as habilidades de comunicação na hora do feedback e apresentar os processos de feedback: condução e encaminhamentos.

O encontro fez parte das atividades do Proadh (Programa de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano), realizado pelo DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano da Unesc).

Por: Milena Spilere Nandi 17 de julho de 2018 às 11:15
Compartilhar Comente