Reitoria

Unesc tem recesso institucional no feriado e recesso acadêmico na próxima semana

Unesc tem recesso institucional no feriado e recesso acadêmico na próxima semana
​Semana será de intensas discussões em prol da evolução e do planejamento dos trabalhos da Universidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc para suas atividades nesta sexta e sábado (15 e 16/11) em virtude do feriado de Proclamação da República. Na próxima semana, dias 18, 19 e 20 de novembro, a Universidade terá um recesso acadêmico, ou seja, não haverá aula, embora todas as atividades administrativas continuem ocorrendo normalmente.

Nesses três dias, serão realizados eventos envolvendo a comunidade acadêmica e a comunidade externa, dentre eles a socialização do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e do PPI (Projeto Pedagógico Institucional).

A reitoria destaca a relevância desses momentos para a discussão coletiva dos principais eixos relacionados às políticas acadêmicas, de gestão, de atenção ao estudante, à inovação e demais aspectos inerentes ao planejamento estratégico da Universidade para os próximos anos.

Conforme a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, este será um momento em que os professores e funcionários irão parar para, juntos, olharem para os dados do diagnóstico feito, para o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), e, a partir disso, traçar objetivos e projetos estratégicos. “É um momento para olhar para a instituição e planejar o futuro”, pontua.

Dentro da programação, de acordo com Indianara, estão previstas discussões importantes a serem feitas do ponto de vista acadêmico com foco no Projeto Pedagógico Institucional. “Vamos também ter um momento para o alinhamento acadêmico com relação a como podemos atualizar o nosso Projeto Pedagógico Institucional e como iremos alinhar os professores e integrá-los ainda mais ao movimento de Inovação Curricular e Pedagógica da Universidade”, destaca.

De forma geral, os dias de recesso acadêmico contarão com uma programação que englobará o Planejamento de Desenvolvimento Institucional, com olhar dos Projetos Estratégicos para o Futuro; o alinhamento do corpo docente dentro do movimento de Inovação Curricular e Pedagógica; a discussão do Projeto Pedagógico Institucional e ainda um momento específico para os coordenadores de curso de graduação para aprofundamento da discussão do ecossistema curricular.

Finalizando o recesso acadêmico, de acordo com o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, a Universidade promoverá um encontro entre todos os pesquisadores de pós-graduação para socialização dos resultados e um planejamento do que a Universidade quer para a pós-graduação. “Entendemos que é uma oportunidade única de reunir todo o corpo docente da pós-graduação stricto-sensu para também discutir o planejamento de cada PPG e para a pós-graduação de forma geral para os próximos anos”, completa.

Os estudantes poderão participar do processo de forma presencial ou online, conforme programação descrita abaixo:

PROGRAMAÇÃO:

18 de novembro, segunda-feira:

Sessão 01: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI

Horário: 14h às 17h

OU

Sessão 02: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI

Horário: 19h às 22h

Local: Auditório Ruy Hülse - Unesc

19 de novembro, terça-feira:

13h30 às 18h - “Ressignificação do ecossistema curricular: a experiência formativa na construção da aprendizagem e da horizontalização educacional” e “Diálogos entre o Ecossistema Institucional, a Inovação e Perspectivas Educacionais.”

19h às 22h - “Projeto Pedagógico Institucional: uma discussão necessária”, reunindo gestores e professores.

Local: Auditório Ruy Hülse - Unesc

20 de novembro, quarta-feira:

Sessão 01: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI

Horário: 09h às 12h (presencial)

OU

Sessão 02: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI

Horário: 14h às 17h (presencial)

OU

Sessão 03: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI

Horário: 19h às 22h (presencial e online)

Local: Auditório Ruy Hülse – Unesc, reunindo gestores, professores e estudantes.

O Colégio Unesc e o Iparque funcionarão normalmente, com a discussão do PDI em momentos distintos, em datas a serem divulgadas posteriormente. Nas Clínicas Integradas e nas Casas da Cidadania, os atendimentos realizados pelos estudantes serão suspensos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 14 de novembro de 2019 às 15:34
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc: saúde e movimento à beira mar

Em uma estrutura montada na faixa de areia em frente ao restaurante Verdão, centenas de veranistas participaram das atividades do projeto Verão Mais Unesc, no sábado e domingo, no Balneário Rincão. O projeto, realizado pela equipe Unesc em parceria com a prefeitura de Balneário Rincão e Jornal A Tribuna, contou com atividades como vôlei, frescobol, bocha, zumba, orientação e atendimentos em saúde, mesa de pintura, cama elástica e também treino funcional.


O projeto conta com aulas de zumba, às 11h e às 17h, que inicialmente reuniu mais de 300 pessoas que encantaram-se com a variedade de coreografias propostas pela professora Preta Rodenbush. Ao final de cada aula, os participantes receberam brindes da Unesc. Já no treino funcional, crianças, jovens e idosos se revezaram em um circuito de aproximadamente 25 minutos de atividade. “Todo mundo tem capacidade de fazer, no seu limite, conforme o exercício, sempre tomando cuidado com cada um que está treinando”, explica a acadêmica de Educação Física da Unesc, Júlia Mattos. “É muito importante levar o exercício físico para a população, como levamos esse exercício funcional, no qual procuramos nos divertir e melhorar a qualidade de vida das pessoas, tentando fazer com que essa seja a porta de entrada do exercício físico, com muita diversão e alegria”, acrescenta o acadêmico Ramiro Doyenart, estudante do curso de Bacharelado em Educação Física da Unesc. A aproximação do exercício com a comunidade é o objetivo do projeto.


Para a Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Sônego, o primeiro final de semana do Verão Mais Unesc foi extremamente positivo. “Superou totalmente as nossas expectativas com muitos participantes. Estamos muito felizes com essa parceria, pois estamos juntos da comunidade. Queremos reforçar o convite para que nos próximos finais de semana as pessoas venham participar novamente”, salienta. A Diretora de Extensão da Unesc reforça que este projeto está totalmente vinculado ao papel comunitário da nossa universidade. “A Unesc é comprometida com as questões sociais e busca a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade, associando ensino, pesquisa e extensão, cumprindo assim, sua missão por meio do projeto Verão Mais Unesc”, destaca.

O Verão Mais Unesc estará na área central da praia nos finais de semana de janeiro, iniciando suas atividades das 7h30 às 12 horas, e à tarde, das 15 às 19 horas.
 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 06 de janeiro de 2019 às 18:35
Compartilhar Comente

Unesc é eleita Melhor Instituição Regional no Oxford Summit Leaders 2018

Unesc é eleita Melhor Instituição Regional no Oxford Summit Leaders 2018
Divulgação Mais imagens

Unesc e a sua Reitora, Luciane Bisognin Ceretta, serão agraciados com o prêmio Sócrates, no dia 18 de dezembro, em Oxford. 

A brilhante carreira científica, juntamente com atividades profissionais e sociais de destaque e uma gestão focada na eficiência, acabam de colocar a Unesc – Universidade do Extremo Sul Catarinense na elite das instituições de ensino superior em todo o mundo. Desta forma, a Unesc será agraciada como a Melhor Instituição Regional (Patente 2401351) pela European Business Assembly, em evento que será realizado em sessão solene no Oxford Summit Leaders 2018. Na mesma oportunidade, a Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, receberá o título de “Melhor gestor do ano” na esfera da ciência e educação. "Trata-se de um importante reconhecimento aos indicadores de excelência que a Unesc apresenta no ensino, na pesquisa, na extensão, na pós-graduação e na internacionalização e gestão”, comemora a Reitora. Para ela os esforços na gestão também são reconhecidos. “É importante salientar que dentre as indicações para esta premiação da UNESC, está a eficiência na utilização de recursos, a internacionalização da pesquisa, a inovação na gestão e o referendo do conselho de reitores. Fechamos 2018 gratos e honrados, com passos firmes rumo ao futuro”, analisa a Reitora da Unesc.

A reunião anual do Clube Global de Líderes, Professores Honorários, Reitores de Universidades Regionais e Profissionais de Gestão Educacional acontece na cidade de Oxford, na Inglaterra, nos dias 18 e 19 de dezembro, e é promovida pela European Business Assembly – EBA.

O Oxford Summit Leardes é um fórum anual para investidores, cientistas, educadores e reitores universitários de todo o mundo. Entre os principais tópicos da conferência estarão as novas tendências em ciência e educação, educação à distância, promoção de programas e metodologias educacionais modernos, apresentações de realizações científicas e soluções inovadoras, cooperação internacional e parcerias de educação e ciência. Além de premiar as melhores instituições de ensino e seus gestores, o principal objetivo deste importante evento será mostrar os estabelecimentos de ensino que se desenvolvem dinamicamente e que estão inscritos na classificação da European Bussiness Assembly. O encontro é realizado anualmente, onde instituições e empresários de vários países são reconhecidos pelo trabalho bem-sucedido de suas instituições na área profissional, pedagógica e educacional, pelo alto nível de seus egressos, somando-se à boa reputação, crescimento dinâmico e professores permanentes.

A cerimônia de entrega será realizada no dia 18 de dezembro, durante o Socrates Award Ceremony, onde também será realizada a grande parada dos reitores que desfilarão a rigor com suas vestes talares. Na oportunidade, a reitora da Unesc participará da Cúpula de Líderes onde vai apresentar o case da Unesc no painel “Abordagens inovadoras para os padrões educacionais e de pesquisa”.

A comitiva da Unesc também estará participando, no dia 19 de dezembro, do Oxford Conference Room, tendo como tema o uso de Plataformas de Educação Inteligente. O encontro visa a disseminação da informação visual e digital sobre o tema do desenvolvimento da sociedade moderna e reúne mais de 120 usuários de 64 países. A conferência também vai apresentar o tema “Administração e Gestão Educacional’, com incluindo relacionamento com egressos, captação de recursos e estrutura administrativa em universidades britânicas.

A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo no dia 18 de dezembro, pelo canal da EBA https://oau.ebaoxford.co.uk/

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 07 de dezembro de 2018 às 07:23
Compartilhar Comente (5)

Alunos da Unesc participam do Enade 2018

Mais de 800 acadêmicos da Unesc realizaram neste domingo (25/11) as provas do Exame Nacional de Desempenho - Enade 2018. As provas iniciaram as 13h30, no bloco R da Unesc, onde acadêmicos de outras instituições de ensino superior da região também fizeram o exame. Ao todo foram aproximadamente 1.500 alunos.

A Unesc mobilizou uma grande estrutura para receber os acadêmicos concluintes dos seus cursos, incluindo camisetas, lanches e o apoio dos professores, coordenadores e gestores da universidade, incluindo a Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve, a Pró-Reitora Acadêmica, Indianara Toretty, e o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris. O Exame iniciou às 13h30 e os participantes tiveram quatro horas para resolver as questões propostas. O acadêmico da última fase de Direito da Unesc, Marcus Caetano, acredita que o exame é muito importante para medir a qualidade do curso. “É um certificado pós-curso, para quem vai ingressar no mercado, mostrando a qualidade da sua formação”, analisa.

A Pró-Reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Toretti, conta que a expectativa para ao resultado das provas é positiva. “Todos se preparam bastante e o Enade é reflexo de um trabalho de toda a formação acadêmica, desde o início até o final do curso superior”, observa. A Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, analisa que a prova, por ser uma avaliação nacional e um requisito de avaliação dos cursos e das instituições, é muito importante sob a ótica da formação universitária. “Como a prova é única em âmbito nacional, a avaliação que os nossos alunos recebem também nos possibilita reconduzir os nossos cursos, nossas matrizes curriculares e o nosso próprio sistema pedagógico do processo de ensino e aprendizagem de modo a ser coerente com o que está posto em nível nacional”, salienta. 

Ao longo do ano, a Unesc realiza o fortalecimento dos conteúdos que fazem parte do Enade. Uma das ações inclui a preparação para as provas. No projeto “Quem se prepara valoriza a sua formação” são realizadas aulas temáticas, produção e interpretação de textos e estudo dos exames anteriores por áreas. Os alunos que participam e obtém aproveitamento acima de 60% na prova concorrem a bolsas de estudo de especialização e mestrado. O Diretor de Ensino da Unesc, Marcelo Feldhaus, explica que o exame tem sido uma ferramenta de aferição da qualidade dos cursos e os resultados divulgados têm colocado os cursos da Unesc em posição muito boa. 

O objetivo do Enade é aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Conforme dados do INEP, ligado ao Ministério da Educação, o exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante, encerrado no último dia 21. A participação na prova e o preenchimento do Questionário são pré-requisitos para a colação de grau dos concluintes habilitados ao Enade 2018. As provas têm quatro horas de duração e 40 questões, sendo 10 itens de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões de Componente Específico.

Conforme o INEP, nesta edição do Enade estão inscritos mais de 550 mil estudantes concluintes de bacharelados e licenciaturas em Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins; e em cursos superiores de tecnologia em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 25 de novembro de 2018 às 17:41
Compartilhar Comente

Programas na Unesc incentivam formação de novos professores envolvendo escolas da região

Programas na Unesc incentivam formação de novos professores envolvendo escolas da região
Inscrições para acadêmicos da Universidade e professores da região estão abertas (Foto: Arquivo) Mais imagens

Na Unesc, a formação de novos professores é feita de maneira diferenciada. Além do ensino em sala de aula, os acadêmicos dos cursos de Licenciatura podem participar, ao longo da graduação, de programas que levam os estudantes para o ambiente escolar, envolvendo professores da Universidade e de unidades de ensino de diversos municípios.

O Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), ocorre na Unesc há seis anos e mobiliza, entre docentes e alunos da Instituição e professores de escolas públicas, 240 pessoas. Já o Programa de Residência Pedagógica é a novidade na Universidade. Em 2018 o programa do Governo Federal realizará suas primeiras atividades no Brasil com universidades federais e algumas comunitárias – no rol das Universidades Comunitárias, a Unesc foi escolhida na seleção pela nota do CPC (Conceito Preliminar de Curso) e pelo currículo dos professores inscritos para o programa.

Ambos os programas estão vinculados à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação vinculada ao Ministério da Educação. Na Unesc, os programas estão vinculados à Diretoria de Ensino de Graduação.

E os estudantes da Unesc e professores de escolas interessados em participar do programa podem se inscrever até o dia 27 de junho para participarem das atividades> os selecionados podem receber bolsas.

Residência Pedagógica


Segundo a coordenadora institucional do Residência Pedagógica da Unesc, Aurélia Regina Honorato, o programa qualifica a iniciação à docência e é um importante instrumento para a formação de professores. “O projeto vai ser desenvolvido junto às escolas das redes estadual e municipal de Criciúma, Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara, Siderópolis e Araranguá que foram escolhidas pelo Ministério da Educação para receber o programa. Os residentes terão suporte de docentes da Universidade e nas escolas, vão acompanhar as atividades dos professores, que serão seus supervisores”, explica Aurélia.  

Podem se inscrever para a seleção do programa os acadêmicos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia da Universidade que já tiverem cursado 50% ou mais da graduação podem participar do Programa de Residência Pedagógica.

Do edital para professores preceptores, podem participar profissionais das áreas de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia da rede pública de escolas selecionados pelo MEC.

Pibid

O coordenador institucional do Pibid na Unesc, Richarles de Souza Carvalho conta que o ano de 2018 marca a consolidação do programa, que passou por reformulação e traz novidades. “Temos a garantia de 18 meses de programa e nesta edição, teremos um núcleo por cidade, que trabalhará em três escolas. Os acadêmicos terão suporte de docentes na Universidade e de professores supervisores das escolas”.

As atividades serão desenvolvidas em escolas da rede estadual e municipal de Criciúma, Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara e Siderópolis por acadêmicos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia, supervisionados por professores das respectivas áreas das escolas.

Para participar do Pibid o estudante da Unesc deve ter completado no máximo 50% do curso.

Mais informações

Residência Pedagógica

Para acadêmicos Unesc
Para professores de escolas participantes

Pibid

Para acadêmicos Unesc
Para professores de escolas participantes

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 21 de junho de 2018 às 16:38
Compartilhar Comente