Reitoria

Na Unesc, aulas mediadas por tecnologias contam com o apoio e acompanhamento de uma equipe de assessoria pedagógica

Na Unesc, aulas mediadas por tecnologias contam com o apoio e acompanhamento de uma equipe de assessoria pedagógica
Diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, considera primordial a manutenção da qualidade do ensino (Foto: Arquivo) Mais imagens

Para garantir a continuidade do semestre letivo com segurança para alunos, professores e funcionários, a Unesc implementou as aulas mediadas por tecnologia durante o período da quarentena em função do coronavírus. Além dos investimentos no aparato tecnológico para dar suporte aos professores e impedir falhas na mediação do conhecimento, a Universidade investiu e ampliou sua equipe pedagógica, com o suporte de uma assessoria formada por cinco professores das quatro áreas do conhecimento e que estão constantemente em contato com os docentes da Unesc.

As aulas mediadas por tecnologias digitais, iniciadas em 1º de abril, são fruto de uma construção de conhecimento iniciada há muitos anos. O diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, explica que o Programa de Formação Continuada Docente traz desde o ano 2000 temas como das tecnologias de informação e comunicação para os debates e reflexões entre os docentes, seja como eixo central das discussões, seja como em oficinas, minicursos e workshops.

“Nossos professores já estavam inseridos nas discussões relacionadas às tecnologias educacionais e isso favoreceu as necessidades de adaptação das aulas presenciais para as aulas mediadas por tecnologias. O que fizemos foi criar uma trilha de formação para as necessidades requeridas para o tempo em que estamos vivendo por conta das medidas de isolamento social. Para isso criamos Salas Virtuais Formativas no Google Classroom, ambiente que reúne diferentes materiais destinados ao suporte pedagógico aos docentes”, conta. 

De 17 a 31 de março os professores foram assessorados pela equipe de Assessoria Pedagógica Universitária, composta por cinco professores que atuam com os docentes das quatro áreas do conhecimento e totalizam os 42 cursos de graduação presencial da Unesc. Segundo Feldhaus, buscamos balancear e modificar a metodologia a partir de um planejamento que dá enfoque aos aspectos como a realização de aulas síncronas, ao vivo, mantendo a interação, professor, estudante e o conhecimento.

Os feedbacks quanto às aulas mediadas por tecnologias têm sido positivos por parte de professores e acadêmicos, que mesmo distante fisicamente, continuam conectados pela vontade de aprender e trocar conhecimento. O acadêmico da quinta fase do curso de Nutrição, Filipe Fernandes Gabriel, conta que está tendo boas experiências com as aulas mediadas por tecnologia. “Vemos professor e aluno se ajudando cada vez mais e isso é muito agregador. Percebemos também que não houve perda na qualidade do conteúdo e do ensino, o que é muito importante para a nossa formação”, afirma.

As aulas mediadas por tecnologias digitais foram opção de grandes instituições de ensino, como a Universidade Santiago de Compostela, na Espanha. Por conta delas, o acadêmico da nona fase do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, Eduardo Fernandes Martinello, conseguiu dar continuidade ao intercâmbio na instituição espanhola, iniciado em janeiro de 2020, com duração de seis meses. Devido à pandemia, ele teve que voltar ao Brasil, mas continua estudando de forma remota. Como na Unesc, na Universidade Santiago de Compostela as aulas ocorrem ao vivo e os professores também ficam disponíveis para auxiliar os acadêmicos. “Estou ciente de que é uma passagem e que é extremamente necessário. Nada melhor que ver os corredores cheios das nossas universidades. Pensar nos corredores da Unesc com muita gente diferente, com objetivos distintos, cria em mim um misto de saudade e alegria. Mas logo estaremos todos juntos novamente”, afirma. 

Diferença entre aulas a distância e mediadas por tecnologia 


O diretor de Ensino de Graduação da Unesc chama a atenção para a diferença das aulas a distância das mediadas por tecnologias. De acordo com ele, na modalidade EAD (Ensino a Distância), o modo de apresentação do material didático de cada curso é auto instrucional, ou seja, o estudante desenvolve seu percurso formativo pela autoaprendizagem e tem contatos pontuais com os professores e tutores. “Já nas aulas mediadas por tecnologias temos a metodologia das disciplinas presenciais adaptada para recursos tecnológicos, porém mantemos o contato efetivo dos estudantes com os professores de cada disciplina, preferencialmente de modo síncrono (ao vivo) adotando o Google Meet e o AVA como ferramentas que viabilizam o contato e o registro das aulas e dias letivos realizados”, destaca Feldhaus. 

Ambiente Virtual de Aprendizagem 


As aulas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unesc (AVA) são síncronas e assíncronas. Síncronas quando as atividades ocorrem online e em tempo real, com professores e estudantes conectados simultaneamente. Assíncronas quando podem ser realizadas em qualquer tempo e em qualquer lugar.

No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) os professores disponibilizam planos de estudo, com conteúdos; materiais de leitura; vídeos; atividades semanais; bem como links e orientações para o acesso às aulas ao vivo. 

Coordenadores e professores estão preparados para tirar todas as dúvidas dos estudantes, que poderão contar com suporte pelo e-mail: suporteonline@unesc.net e WhatsApp (48) 99644-1887.

Milena Nandi - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de abril de 2020 às 17:28
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc reforça as atividades de lazer à beira mar

O domingo de sol e altas temperaturas no Balneário Rincão levou um grande número de veranistas para a beira mar, onde muitas estiveram na arena do Verão Mais Unesc. Durante todo o final de semana centenas destes veranistas aproveitaram as diversas atividades gratuitas realizadas pela equipe do projeto, que proporciona atividade física e lazer à beira mar.

No palco a atração ficou por conta das aulas de ritmos de dança e a zumba. Na areia a equipe do curso de Educação Física da Unesc realizou circuitos de treinos funcionais para crianças e adultos, enquanto a equipe de recreação promoveu atividades como escultura na areia e jogos com as crianças. Outras equipes ficaram responsáveis pela massagem, bocha e vôlei para quem esteve na arena, montada em frente ao Verdão.

A coordenadora do projeto, Giselle Torri, avalia que o primeiro final de semana foi bastante positivo, com um bom público presente. “No próximo final de semana vamos aumentar as atividades, incluindo um espaço para avaliação física, que tem uma grande demanda do público. Então a expectativa para os próximos finais de semana é de atender ainda mais pessoas”, avalia. A Diretoria de Extensão da Unesc, Fernanda Faustini Sônego, avalia que o Verão Mais Unesc vai ao encontro da missão da instituição de levar qualidade de vida às pessoas. “Estamos promovendo várias ações de integração, de exercícios físicos, animação e recreação. Temos a certeza de que na próxima semana a ação será novamente de sucesso e integração com os veranistas”, analisa.

As atividades no sábado e domingo aconteceram das 9 às 14 horas.  O projeto acontece em parceria com a prefeitura do Balneário Rincão, portal 4oito, rádio Som Maior FM e Weber Empreendimentos. O Verão Mais Unesc 2020 reúne acadêmicos e professores da universidade, bem como equipe da prefeitura do Balneário Rincão, que estarão se revezando ao longo das atividades, até o final de janeiro.

PROJETO ITINERANTE - Nos dois últimos finais de semana de janeiro a Unesc e Weber Empreendimentos também estarão com o projeto Verão Mais nas praias de Arroio do Silva e Morro dos Conventos, e no primeiro final de semana de fevereiro em Balneário Gaivotas.


Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de janeiro de 2020 às 17:52
Compartilhar Comente

Concluintes da graduação Unesc realizam provas do Enade 2019

Concluintes da graduação Unesc realizam provas do Enade 2019
Mais imagens

Cerca de 900 concluintes de cursos da Unesc realizaram na tarde deste domingo a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, avaliando o desempenho dos estudantes sobre conteúdos, habilidades e competências para exercer a profissão.

A prova mobilizou gestores, coordenadores de curso, professores e funcionários da Universidade, com uma ampla estrutura montada para receber e orientar os estudantes dos cursos. O espaço foi montado em frente aos blocos R1 e R2 da universidade onde foram realizadas as provas, que iniciaram pontualmente às 13h30min. Os cursos avaliados nesta edição do Enade foram Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. O acadêmico de Engenharia Química, Rafael Pereira, aluno da décima fase, conta que a prova reforça não apenas o conhecimento adquirido ao longo do curso, mas também premia a sua formação, uma forma de comprovar os conhecimentos adquiridos no curso.

A Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, salienta que a o Enade por si só não é o único, mas compõe um conjunto de indicadores que mostram os caminhos por onde a universidade deve seguir. “De posse sempre dos resultados nós conseguimos estabelecer um planejamento dos nossos cursos e da nossa universidade”, salienta. O Diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, informa que 98% dos acadêmicos habilitados para a prova compareceram, o que representa um excelente índice. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, destaca Feldhaus. A Pró-Reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, destaca que o exame é um dos critérios de avaliação externa, entre vários outros itens de avaliação, que reflete todo o processo de formação ao longo da trajetória acadêmica. “É importante ver toda a universidade envolvida para termos um bom desempenho. A expectativa é muito positiva”, observa.

Como estímulo à participação e preparação à prova, a Unesc lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” onde quem tiver aproveitamento superior a 60% na prova vai participar do sorteio de bolsas de estudo de pós-graduação.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 24 de novembro de 2019 às 16:31
Compartilhar Comente

Unesc sedia Enade no domingo

Unesc sedia Enade no domingo
Mais imagens

A Unesc vai sediar no próximo domingo, 24/11, mais uma edição do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O exame avalia o rendimento dos estudantes concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A prova inicia às 13h30min do domingo, mas os participantes precisam estar no local das provas às 13 horas. O exame acontece nos blocos R1 e R2.

No Enade 2019 a Unesc terá a participação de aproximadamente 900 concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, explica o professor Marcelo Feldhaus, Diretor de Ensino de Graduação da Unesc.

A Unesc receberá seus concluintes num lounge instalado em frente aos blocos de aplicação da prova. A partir das 11h os professores e coordenadores dos cursos já estarão aguardando por todos os estudantes. “Além disso, a universidade lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” que tem como objetivos, criar estímulos e motivação para que os alunos se preparem para a prova, apoiar as iniciativas de comprometimento com o resultado, premiar o desempenho individual, fortalecer a relação dos acadêmicos com o curso, bem como a imagem institucional”, explica o professor Marcelo Feldhaus. A ação promocional destina-se aos alunos concluintes habilitados para realizar o Enade e com aproveitamento superior a 60% na prova. Esta ação vai sortear seis bolsas de estudos para pós-graduação. O sorteio será realizado no dia 10 de dezembro, com a presença dos coordenadores de curso em local e horário a serem divulgados posteriormente.

Todas as informações sobre o Enade estão contidas no hot site exame: https://www.unesc.net/portal/capa/index/520

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 22 de novembro de 2019 às 15:25
Compartilhar Comente

PDI Unesc terá etapa de definição de ações na próxima semana

PDI Unesc terá etapa de definição de ações na próxima semana
Mais imagens

As Unesc promove na próxima semana mais uma etapa do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, onde serão definidas as ações para os 12 eixos estratégicos elencados durante os encontros do PDI ao longo do último ano. Este momento terá a presença da comunidade interna da universidade.

Nesta sexta-feira, 14/11, os líderes dos grupos de trabalho estiveram reunidos com a reitoria e coordenação do PDI para alinhamento dos trabalhos, que acontecerão na segunda-feira, 18/11, e quarta-feira, 20/11. 

A partir dos eixos definidos, seus objetivos e metas, a universidade passará a elaborar as ações e prazos para que sejam atingidas. No encontro foram alinhadas as orientações sobre a condução dos trabalhos, programados para o recesso institucional que acontecerá na universidade de 18 a 20 de novembro. 

“A partir dos objetivos estratégicos nós conseguimos desenvolver as ações que precisamos fazer na universidade, para que sejam executadas num prazo de cinco anos, que é o ciclo do PDI. Lembrando que o prazo de cada um será feito posteriormente, mas as ações precisam ser trabalhadas”, observou a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, durante o encontro.

Para coordenar os 12 grupos foram convidados professores e gestores das áreas relacionadas aos temas. A sistemática de trabalho prevê o encontro em salas, providas de computadores para o cadastro das propostas, com um mediador e um relator. No grupo as ações serão cadastradas em um template, durante os encontros realizados na segunda a tarde, noite, quarta-feira pela manhã, à tarde e noite.

Na quarta-feira o PDI terá também a presença dos acadêmicos, que terão também a oportunidade de dar sugestões de ações para os objetivos que serão disponibilizados.

A participação nos grupos foi aberta à comunidade acadêmica através de inscrições online. 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 15 de novembro de 2019 às 05:50
Compartilhar Comente