Reitoria

Unesc solicita apoio de candidato ao governo do Estado em pautas relacionadas às Universidades Comunitárias

Unesc solicita apoio de candidato ao governo do Estado em pautas relacionadas às Universidades Comunitárias
Encontro entre gestores da Unesc com Décio Lima ocorreu nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc recebeu, na manhã desta segunda-feira (3/9), os candidatos ao governo do Estado, Décio Lima, e ao senado, Lédio Rosa, para um encontro com gestores da Universidade. Ao longo da conversa, os candidatos falaram sobre os objetivos de defesa à Educação e Décio Lima recebeu, da reitora, Luciane Ceretta, e do vice, Daniel Preve, um documento com pautas consideradas prioridades pela Instituição. O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Alexandre Bristot, também entregou uma pauta ao candidato.

No documento, a Reitoria da Unesc solicita o apoio do candidato e correligionários à priorização das pautas: apoio às Universidades Comunitárias, que não têm fins lucrativos e reinvestem todos os resultados nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. São universidades criadas e mantidas pela sociedade civil, que também colaboram para o desenvolvimento local e regional; Artigo 170 – uma conquista pleiteada pelas Universidades Comunitárias e que estão correndo o risco de perder, por meio da PEC/005.3/2017 que reduz significativamente o repasse dos recursos para as Instituições de Ensino Superior Comunitárias, com vistas a distribuir os valores para as faculdades particulares; retorno do FIES a sua proposta inicial; acompanhamento das discussões do Ensino a Distância no Brasil e a permanência e o retorno dos investimentos em ciência e tecnologia.

Já o DCE solicitou atenção para a criação da moradia estudantil; criação da Creche Universitária; incentivo governamental para o Restaurante Universitário da Unesc; defesa do Artigo 170; respeito à diversidade; fortalecimento do Sistema Único de Saúde e compromisso e fortalecimento das Licenciaturas.

A Reitora da Unesc afirmou que “a Unesc possui 13 mil alunos de graduação e pós e destes, 67% tem bolsas. Mais de 96% dos recursos investidos na Instituição são provenientes das mensalidades dos acadêmicos e 3,9%, de recursos públicos. Pedimos um olhar diferente para as Universidades Comunitárias pelo seu histórico no desenvolvimento local e regional e papel na educação superior de qualidade com uma formação que inclui ensino, pesquisa e extensão. Elas contribuem também para o desenvolvimento da ciência, discussão de pautas importantes para a sociedade e impactam positivamente na vida da população”.

O vice-reitor da Unesc lembrou do momento delicado que as Universidades Comunitárias atravessam e pediu atenção dos candidatos para elas. “O sistema comunitário em Santa Catarina significa resistência. É uma alternativa que consegue dar formação de qualidade, incentivo à pesquisa e atenção para a comunidade. Hoje não se pensa a região sem lembrar dos projetos de extensão da Unesc que atuam nos municípios, seja na área da saúde, do direito, ambiental dentre tantos outros”.

O candidato a governador afirmou que, como egresso de uma Universidade Comunitária, sabe da importância delas para as regiões onde atuam. “Se pensarmos nesta região, a Unesc e sua vocação é o que queremos para um dos pontos mais importantes para o povo catarinense, que é a Educação. A nossa intenção é sentarmos com os representantes do Sistema Acafe para traçarmos uma nova concepção para ele, levando em conta a inovação e possibilidades que as nossas Universidades Comunitárias oferecem”, afirma Décio.

O candidato ao Senado, Lédio Rosa, já foi professor do curso de Direito da Unesc e reforçou o posicionamento da defesa à Educação de qualidade e ao trabalho das Universidades Comunitárias.

O encontro teve também a participação da pró-reitora Acadêmica, Indianara Toreti, do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, da chefe de gabinete da Reitoria, Gisele Coelho Lopes, do gerente do Escritório de Inovações, Evânio Nicoleit, do gerente do Escritório de Negócios, Henrique Vargas, do diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, do gerente do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), Rogério Casagrande e da gestora da Gerência de Atendimento ao Estudante, Mira Dagostim.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Nandi 03 de setembro de 2018 às 22:04
Compartilhar Comente

Impacto positivo das atividades da Unesc é apresentado à comunidade

Impacto positivo das atividades da Unesc é apresentado à comunidade
Números referentes à atuação da Universidade foram evidenciados em evento na noite desta terça-feira (21/8) (Fotos: Assessoria de Imprensa Unesc) Mais imagens

Um universo de conhecimento com dimensões muito maiores do que o imaginado até mesmo por quem conhece de perto a Universidade. Os números dos projetos já realizados e em andamento, acadêmicos formados, parcerias firmadas, entre tantos outros contabilizados e apresentados em jantar especial na noite desta terça-feira (15/8) buscam mensurar o impacto positivo que a Unesc traz ao longo dos últimos 50 anos para a comunidade e para o desenvolvimento de toda a região. O evento, que faz parte da comemoração de aniversário da Unesc, reuniu aproximadamente 800 pessoas no AM Master Hall.

Os sonhos realizados dentro do campus são infinitos, porém alguns deles podem ser ao menos estimados. Desde 1968, 31.026 alunos foram formados na Graduação, muitos deles representando a conquista de uma família toda e consolidando uma mudança significativa de vida. Conforme apresentado pela reitora Luciane Ceretta nesta noite, a Universidade conta com 42 cursos de Graduação em andamento, além de 379 Projetos de Pesquisa, sete turmas de mestrado e duas de doutorado, números que mostram ainda a infinidade de conhecimento sendo gerado, discutido e evidenciado inclusive de forma internacional, levando o nome de Criciúma, da região, de Santa Catarina e do Brasil por todo o mundo como referência nos mais diferentes assuntos.

Ainda no que diz respeito à relação internacional, os números apresentados mostram o total de 48 acordos com instituições do exterior, sendo estas de 20 países diferentes. No dia a dia das suas atividades a Unesc recebe ainda 128 estudantes estrangeiros. Eles vêm de 11 nacionalidades e cheios de experiências culturais para trocar ao longo dos seus estudos e contato com os mais de 13 mil alunos que vivem a realidade do campus.

Para a reitora, unir todas essas informações para o encontro com convidados escolhidos de forma especial pelo papel que desempenham na sociedade é uma forma de mostrar um pouco mais do tanto que se faz por toda a comunidade. “O impacto de todo esse universo é imensurável. Cada município da região recebe pelo menos um projeto de extensão e quem financia é a Universidade e todos vocês que fazem parte disso. Cada uma dessas realizações, que vão muito além das salas de aula, passando por pesquisa, saúde, cultura, cidadania, entre tantas outras coisas, só é possível porque a Instituição é comunitária”, comentou.

Homenagens

Além de um momento especial para compartilhamento de informações sobre as atividades da Instituição, a noite também foi marcada por diversas homenagens. Um dos momentos mais especiais da celebração foi o anúncio de uma solene homenagem ao fundador da Universidade, doutor Ruy Hülse, por todo o trabalho realizado para a Unesc e pelo seu legado de serviços realizados a todo o Sul de Santa Catarina. Reconhecendo o significado do patrono, a instituição anunciou a construção de um busto em frente ao auditório que leva o seu nome e entregou um esboço do trabalho a Hülse, que foi aplaudido de pé.

Receberam ainda homenagens pela parceria com a Universidade ao longo dos anos o secretário executivo da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Paulo Ivo Koehntopp; o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro; o prefeito de Siderópolis, presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) e membro do Conselho Universitário da Unesc, Hélio Cesa; o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Valmir Dagostim; o presidente da União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), Edson Luiz do Nascimento; o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Alexandre Bristot;  a representante do Núcleo da Mulher Empresária de Criciúma, Mirian Schelp; a presidente de honra da Associação Feminina de Assistência Social (Afasc), Adriana Salvaro; o presidente da Associação Empresarial de Criciúma, Moacir Dagostim e o proprietário da AM Formaturas, empresário Antônio Pereira.

Ainda no cerimonial, o Delegado Regional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea), Laércio Domingos Tabalipa, fez a entrega de uma placa comemorativa à reitora Luciane Ceretta e ao vice-reitor, Daniel Preve, que também receberam homenagem das mãos do Presidente do Sicredi, Aloísio Westrup, e do Diretor Executivo Erli Silveira Lima.

Números Unesc

Concluintes:

5.138 Especializações

674 Mestrados

109 Doutorados

685 Alunos no Colégio Unesc

Equipe:

720 professores

583 funcionários

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 21 de agosto de 2018 às 23:25
Compartilhar Comente

Reitora da Unesc receberá Comenda do Mérito Legislativo Catarinense

Reitora da Unesc receberá Comenda do Mérito Legislativo Catarinense
Indicação foi feita pelo deputado estadual Ricardo Guidi (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, será homenageada com a Comenda do Mérito Legislativo Catarinense, em Sessão Solene em novembro na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina). A indicação foi do deputado estadual Ricardo Guidi, que visitou a Universidade na tarde desta sexta-feira (3/8) e fez o convite à reitora.

De acordo com o deputado, a Comenda representa a o trabalho realizado pela reitora na Universidade. “Não conseguimos pensar em outra pessoa para ganhar essa homenagem. A reitora é a pessoa ideal, pelo reconhecimento do trabalho dela”, destaca.

Para a reitora, a homenagem é um grande presente. “Me sinto lisonjeada em receber tal Comenda, pois é nesses momentos que percebemos que todo o nosso esforço para construir uma Unesc forte e consolidada vale a pena. Compartilho com toda a comunidade acadêmica. Esse reconhecimento do deputado Ricardo será sempre lembrado”, enfatiza.

A Comenda é a maior honraria concedida pelo parlamento estadual. Ela visa reconhecer a atividade de pessoas físicas, jurídicas e outras entidades, que no campo de suas atribuições realizam ações relevantes e de destaque em Santa Catarina, em prol da sociedade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 03 de agosto de 2018 às 18:52
Compartilhar Comente

Cadernos especiais do Diário de Notícias contam 50 anos da Unesc

As comemorações pelos 50 anos da Unesc produzem mais um registro da história da Instituição. A Universidade e o Jornal Diário de Notícias apresentaram nesta segunda-feira, 30/07, parceria para o lançamento do caderno especial “Unesc uma Série”, que conta a história dos 50 anos da Unesc. O projeto foi lançado em encontro entre a equipe de gestores da Unesc e membros do veículo e a primeira edição do caderno será lançada na próxima quinta-feira (2/8).

O projeto é composto por seis cadernos, publicados mensalmente, com o objetivo de contar a história dos 50 anos da Universidade. De acordo com a editora-chefe do veículo, Andresa Piva, este material é algo inédito. “Serão cinco edições contando os tópicos mais relevantes de cada uma das cinco década da |Unesc. A última edição falará sobre o futuro da Instituição”, pontua.

De acordo com a reitora, o material é um presente para a Instituição. “Um material como este mostra a trajetória da Universidade até os dias de hoje. Esse caderno conta um pouco da história de todas as pessoas que passaram pela Universidade e deixaram suas marcas na formação da nossa Unesc de hoje”, enfatiza a reitora. Segundo o vice-reitor, Daniel Preve, quem mais ganha com a publicação deste caderno é a região. “É a história de uma instituição que passou por desafios e dificuldades para se tornar grande como ela é hoje”, respalda.

Para o diretor geral do jornal, Edson da Soler, a parceria entre o veículo e a Unesc é importante para a cidade e para a região. “Temos um objetivo diferenciado, que é contar um pouco dessa história tão importante que é a da Universidade. O jornal tem uma circulação regional, então a história da Unesc acaba chegando para toda a região Sul”, comenta.

Resgate histórico

Todo o trabalho de pesquisa, documentação e produção do caderno está sendo feito pelo jornalista Marciano Bortolin. De acordo com Andresa, ao longo da produção, a equipe foi descobrindo histórias que não conheciam referente a construção da Universidade. “Nós conseguimos observar o empenho de muitas mãos que passaram pela a Unesc”, pontua.

“A Unesc tem como sua finalidade de formar profissionais, desenvolver a região e de desenvolver as pessoas e isso é importante, pois mostra para as pessoas como a Universidade nasceu e como ela está hoje”, comenta a reitora.

Para a coordenadora da Assessoria de Imprensa da Unesc, Ana Sofia Schuster, o material valoriza a história da Universidade. “Esse resgate mostra o trabalho de todos que fizeram parte da história da Universidade”, afirma.

As fotos do caderno estão sendo produzidas pelo jornalista fotográfico, Lucas Colombo, e também contarão com fotos do arquivo do Cedoc (Centro de Documentação e Memórias da Unesc). Participaram também do encontro, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, o gerente do escritório de Negócios, Henrique Vargas, o gerente do Escritório de Inovação, Evânio Nicoleit, o gerente do departamento de Tecnologia da Informação, Rogério Casagrande, a chefe de gabinete da reitoria, Gisele Coelho Lopes, e a assessora do gabinete da reitoria, Tatiane Macarini.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 30 de julho de 2018 às 18:24
Compartilhar Comente

Qualidade dos alimentos no Brasil é discutida na abertura da Semana de Ciência e Tecnologia

Qualidade dos alimentos no Brasil é discutida na abertura da Semana de Ciência e Tecnologia
Evento ocorre até esta sexta-feira (Fotos: Alfa Comunicação) Mais imagens

A partir da imagem de um prato tradicional da mesa brasileira, com arroz, feijão, salada e carne, a professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná, Regina Maria Ferreira Lang, provoca uma reflexão: é saudável? Uma resposta automática seria sim, mas Regina passa a apresentar os agrotóxicos presentes naquela "inocente" refeição. O debate sobre a qualidade dos alimentos consumidos pela população brasileira e o papel da ciência neste contexto, foi o centro da palestra proferida pela professora na abertura da 7ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, na noite desta segunda-feira (17/10) no Auditório Ruy Hülse. O evento com o tema "A Ciência alimentando o Brasil" segue até sexta-feira (21/10) com uma série de palestras, apresentações de trabalhos científicos, oficinas e workshops.

Para a professora Regina Maria Ferreira Lang, é preciso resgatar os sistemas produtivos sustentáveis para proporcionar uma alimentação mais saudável à população. "A agricultura que usa agrotóxico é chamada de convencional, mas temos milhões de anos de produção de alimentos sem uso de agrotóxicos. Temos que recuperar isto", afirmou. Regina defendeu que a ciência deve reconhecer também os saberes, não apenas a tecnologia. Ela citou o impacto do uso de pesticidas na qualidade da alimentação. "Em média, cada pessoa consome por ano cinco quilos de agrotóxicos presentes nos alimentos", revelou. 

Regina afirmou que há estudos mostrando a presença destas substâncias no leite materno de agricultoras. Além do resgate da forma tradicional de plantio, Regina sustentou a necessidade de políticas públicas que garantam a produção neste modelo.

Semana de Ciência e Tecnologia

O tema "Ciência alimentando o Brasil" é apresentado de diversas formas na Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Luciane Ceretta, afirmou estar convencida de que educação, ciência e tecnologia contribuem para a redução da desigualdade social do país. "Cabe à Universidade promover uma ciência em favor da vida", comentou.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, a Semana de Ciência e Tecnologia coloca o conhecimento no mais alto patamar e transforma-se em um espaço de socialização dos saberes. Colocando o evento como resultado de todo investimento realizado pela Unesc em pesquisa e extensão, a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Sorato, acredita que a ciência "transforma a Universidade, transforma a comunidade e transforma o país".

A coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, Gisele Coelho, apontou o crescimento do evento como um indicativo da resposta da comunidade. Neste ano, foram 30% a mais de inscritos do que na edição do ano passado. "A partir do momento em que a comunidade passa a participar começa a aflorar todo o trabalho científico da Universidade. 

A diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc), professora Ângela Back, lembrou também que o debate sobre conhecimento e ciência se reveste de urgência diante de tantas medidas provisórias e portarias e "não se esgota no ambiente acadêmico, deve ser estendido a toda comunidade". O diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica das Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Ramos Nicoleit, e o presidente do DCE Unesc, Franciel Tupã, também participaram da abertura do evento, entre outros membros e representantes da Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 17 de outubro de 2016 às 23:44
Compartilhar Comente